Manter, vender ou emprestar? Uma opinião sobre o que fazer com os médios do Liverpool
Os rumores falam sobre possíveis entradas de Jude Bellingham, Alexis Mac Allister e Ryan Gravenberch, mas não é nisso que nos vamos concentrar agora.
Neste artigo, vamos analisar os médios que estão atualmente no Liverpool e tentar antecipar o que o futuro próximo lhes reserva. A questão é: manter, vender ou emprestar?
James Milner
O veterano Milner está no Liverpool há oito anos, tendo disputado 329 jogos e marcado 26 golos.
O seu contrato termina no próximo verão e, apesar dos esforços do clube, não se espera que o jogador de 37 anos assine um novo contrato.
Milner deve juntar-se ao Brighton numa transferência a custo zero dentro de alguns meses e deixará Anfield como uma lenda viva.
Veredito: De saída
Thiago
Estrela do Liverpool, Thiago está a sofrer com lesões desde que chegou em 2020 e participou em apenas 18 jogos da Premier League nesta temporada.
Dito isto, sempre que esteve 100% em forma e a jogar, brilhou como a faísca mais criativa dos reds no meio do campo.
Thiago tem contrato até ao próximo verão com o clube de Anfield, mas não é claro se o jogador de 32 anos receberá um novo contrato antes disso, o que levanta questões para a próxima janela.
Jürgen Klopp deve estar disposto a mantê-lo no clube, mas talvez não como uma opção totalmente confiável.
Se uma oferta adequada chegar para Thiago neste verão, e algumas caras novas chegarem a Anfield, os reds podem ser tentados a vender o espanhol.
Veredito: Vender
Naby Keita
Tal como Thiago, o número 8 do Liverpool não tem tido a melhor sorte com a forma física desde que chegou do Leipzig há cinco anos.
Apesar de ter disputado 129 jogos e de ter mostrado alguns lampejos de brilhantismo, Keita não tem conseguido reunir desempenhos de alto nível suficientes para justificar um lugar na equipa titular de Klopp.
O seu contrato termina este verão e, com alguns clubes da Europa a espreitarem, não se espera que seja negociado um novo contrato.
Veredito: Vender
Jordan Henderson
O futuro do capitão de um clube é muitas vezes difícil de especular, especialmente depois da longevidade de um certo Steven Gerrard no Liverpool, mas Henderson viu o seu papel ser ligeiramente reduzido nos últimos tempos.
No entanto, talvez isso tenha mais a ver com a gestão de um jogador envelhecido ou propenso a lesões.
Henderson completa 33 anos no próximo verão e ainda tem dois anos de contrato. Pode seguir o caminho de Milner e permanecer no clube até o fim da carreira, ou sair enquanto ainda é capaz de oferecer algo em alto nível.
Mas, enquanto Klopp estiver em Anfield, é improvável que o capitão do Liverpool vá embora - o que, dada a sua dedicação nos últimos 13 anos, agradaria a todos no clube.
Veredito: Manter
Alex Oxlade-Chamberlain
O tempo de Oxlade-Chamberlain em Anfield conta uma história semelhante à da sua passagem de sete anos pelo Arsenal.
Tal como Keita, tem sido repleto de problemas físicos, mas "o Ox" conseguiu causar um impacto significativo na sua primeira época com o Liverpool (e voltou a impressionar em 2019/2020).
O seu contrato expira este verão e não se espera que lhe seja dado um novo, mas o internacional inglês não deverá ter dificuldades em encontrar novos pretendentes.
Veredito: De saída
Fabinho
O brasileiro pode ter caído um ou dois degraus esta época, um sintoma da complicada lista de jogos do Liverpool na época passada, mas Fabinho continua a ser um médio defensivo de primeira classe.
Os reds fariam bem em manter o jogador de 29 anos neste verão e depois dele.
Fabinho está perto dos 30 anos e o seu estilo de jogo não é tão dinâmico como o de alguns dos seus companheiros de equipa.
Veredito: Manter
Curtis Jones
Jones, curiosamente, divide opiniões em algumas esferas de apoiantes do Liverpool, mas é evidente que Klopp tem muita confiança no relativamente jovem médio.
O jogador não tem desfrutado como em 2020/2021 - época na qual fez 34 jogos - mas isso pode ser dito da maioria da equipa.
Aos 22 anos e ainda com quatro anos de contrato, é muito provável que Jones receba maos oportunidades nas próximas temporadas.
Veredito: Manter
Harvey Elliott
Talvez a razão pela qual os jovens médios sejam tão valorizados por alguns adeptos. Elliott é um dos melhores jogadores ingleses na sua faixa etária.
O jogador de 19 anos fez 43 jogos pelo Liverpool esta época, marcando cinco golos, e espera-se que continue a cimentar o seu lugar na equipa na próxima época.
Elliott ajudou a preencher a lacuna deixada por Wijnaldum no meio-campo de Klopp há dois anos - embora ainda haja muito trabalho a ser feito -, o que diz muito sobre seu talento bruto.
Veredito: Manter
Stefan Bajcetic
Bajcetic está a desfrutar de uma época de sucesso em Anfield e assinou recentemente um contrato de longa duração.
O jogador de 18 anos participou de 19 partidas nesta temporada e tem sido um lampejo de esperança numa temporada relativamente sombria para os reds.
Tal como Elliott e Jones, o jovem terá mais oportunidades no futuro, mas a sua falta de experiência sugere que um empréstimo poderá surgir se o Liverpool investir em vários médios este verão.
Veredicto: Empréstimo
Arthur
O jogador emprestado pela Juventus foi uma surpresa no início da temporada, mas quase imediatamente sofreu uma lesão prolongada.
Arthur ficou no clube, na esperança de impressionar os novos treinadores, mas isso também não deu resultado.
A poucos jogos do fim da temporada, o brasileiro ainda pode ser titular do Liverpool, mas é improvável que isso se concretize ou, mesmo que se concretize, altere o seu percurso.
É uma pena, tendo em vista a promessa que parecia ser no Barcelona há cinco anos.
Veredicto: De saída