Médios em movimento: A história da janela de verão da Premier League de 2023/2024
Os problemas do Liverpool no meio-campo são evidentes há meses e, apesar de já terem contratado Alexis Mac Allister, são esperadas mais contratações.
O Manchester City perdeu o seu capitão Ilkay Gundogan e desistiu da corrida por Declan Rice, o que deixa um enorme buraco no centro do campo.
Quem ganha com a saga de Rice (além do West Ham, potencialmente mais rico em 100 milhões de libras, que precisará de um substituto) é o Arsenal, que parece ter garantido um talento de classe mundial para os próximos anos.
Mason Mount foi visado pelo Manchester United, que precisa desesperadamente de reforços, e o seu atual clube, o Chelsea, está fortemente ligado a Moises Caicedo, mesmo sem a saída de Mount.
O Newcastle parece estar prestes a contratar Sandro Tonali ao AC Milan, enquanto o Tottenham confirmou a contratação de James Maddison, do Leicester City.
Todos estes negócios, confirmados ou potenciais, farão com que as principais equipas da Premier League reforcem o seu meio-campo, de uma forma ou de outra.
O Flashscore apresenta-lhe uma análise sobre quais o que os clubes estão a analisar e o impacto que podem ter os reforços
Arsenal - Declan Rice
O nome que tem estado na boca de toda a gente no último mês é o de Rice, que parece estar prestes a juntar-se aos Gunners por mais de 100 milhões de libras - um recorde de transferências britânicas.
Rice reforça o meio-campo do Arsenal e dá-lhe uma plataforma séria para disputar a Premier League na próxima época.
Alguns questionarão o valor pago, mas, na verdade, o clube do norte de Londres está a receber um dos melhores do planeta nessa posição, e estará preparado para um futuro brilhante quando a sua transferência iminente estiver concluída.
Além de ser um jogador de elite dentro e fora da bola, Rice é também um líder e foi o capitão do West Ham na conquista do título europeu na última temporada - algo que apenas dois outros Hammers fizeram antes.
O facto de o Arsenal ter batido a feroz concorrência pela sua contratação deve dizer muito sobre a direção que o clube está a tomar para a nova campanha.
Manchester City - Gabri Veiga
O Manchester City era o outro principal concorrente à contratação de Rice após a saída de Gundogan, mas optou por não entrar numa longa guerra de ofertas com o Arsenal e agora vai voltar a sua atenção para outro lugar.
Embora não seja sensato assumir que o City não vai substituir o capitão que está de saída, o clube já tem um grande número de jogadores para escolher nessa área, incluindo o recém-contratado Mateo Kovacic, além de Phil Foden e Bernardo Silva, que são substitutos mais do que adequados.
Apesar da contratação de Kovacic, pensa-se que o City ainda está à procura de mais um médio, como demonstrou no interesse em Rice.
Por isso, o interesse do City no médio do Celta de Vigo faz todo o sentido: um jovem jogador que Pep Guardiola pode ir moldando e integrando gradualmente no plantel.
Veiga teve uma época de grande sucesso em Espanha e esteve envolvido em mais de um terço (35%) dos golos da sua equipa, marcando 11 vezes e fazendo quatro assistências na LaLiga.
O espanhol parece ser uma contratação sensata, se o City decidir comprá-lo, embora espere um ano de adaptação, como tem sido o caso com muitos recém-chegados ao Etihad nas últimas temporadas.
O jogador tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros, o que pode torná-lo uma opção atraente para o clube - o Chelsea também foi associado ao médio.
Manchester United - Mason Mount
Apesar de ainda haver uma pequena diferença de valores entre os dois clubes, parece que Mason Mount cada vez mais perto do Manchester United.
Capaz de jogar nas alas e no centro, o inglês seria o reforço ideal para a equipe de Erik ten Hag, que precisa de qualidade no ataque e de alguém que ajude na transição no meio-campo.
Embora a sua forma tenha diminuído em Stamford Bridge, ele ainda é jovem, com apenas 24 anos, e seria um upgrade em relação a Scott McTominay e Fred, além de fornecer mais energia do que o experiente Christian Eriksen.
Se juntarmos a isso a produção ofensiva de Mount - 50 golos e 39 assistências durante a sua carreira profissional -, o Manchester United poderá estar a fazer uma adição muito inteligente às suas fileiras de meio-campo.
O United também está interessado em Caicedo, mas ele tem outros pretendentes.
Chelsea - Moises Caicedo
Embora a chegada de Enzo Fernández em janeiro parecesse deixar o Chelsea bem abastecido no centro do meio-campo, as saídas de Kovacic para o Manchester City, de N'Golo Kante para o Al-Ittihad e a saída iminente de Ruben Loftus-Cheek para o AC Milan (bem como uma possível transferência de Mount) significa que os blues precisam voltar a essa área no mercado de transferências.
Caicedo foi o centro das atenções em janeiro, com o Chelsea e o Arsenal a lutarem pela sua contratação, mas o equatoriano assinou um novo contrato em Brighton, com vista a uma transferência no verão. Ele combina algumas das qualidades dos dois jogadores que saíram em um só, com Caicedo sendo fortíssimo defensivamente e também no ataque pelo meio-campo.
Apesar de não ser tão procurado para dar o seu contributo ofensivo, a sua capacidade de desarme e consciência defensiva proporcionará aos seus companheiros uma plataforma sobre a qual poderão apoiar-se e, idealmente, permitir que os talentosos atacantes do Chelsea comecem finalmente a florescer.
Nesta fase, parece tratar-se apenas de um interesse dos Blues, mas a transferência seria uma jogada inteligente se o clube conseguisse concretizá-la, acrescentando o necessário vigor ao seu meio-campo.
Com apenas 21 anos, Caicedo teria um impacto imediato e a longo prazo.
Newcastle - Sandro Tonali
Uma das surpresas do verão, até agora, é a chegada iminente de Tonali ao Newcastle, que reforça uma das posições mais importantes na equipa.
Os Magpies precisavam de mais um médio para complementar Bruno Guimarães e Joelinton há já algum tempo, e parecem ter conseguido o objetivo com o italiano.
Tonali chega com um enorme pedigree - talvez a maior contratação sob a nova propriedade - tendo vencido a Serie A com o AC Milan há dois anos, além de ter chegado às meias-finais da Liga dos Campeões na época passada.
Tonali é um médio defensivo, que também tem capacidade criativa, como demonstrado pelas sete assistências que fez no campeonato na época anterior.
O Newcastle também estaria de olho em Maddison, que optou por se juntar ao Tottenham, o que mostra que o clube pode voltar a procurar uma opção mais ofensiva.
Tottenham - James Maddison
Talvez o nome mais intrigante de todos os mencionados, houve momentos em que Maddison parecia estar a entrar na categoria de elite dos jogadores ingleses, apenas para que a sua forma caísse novamente.
Nomeadamente, começou a época de 2022/23 excecionalmente bem e mereceu uma chamada à seleção nacional antes do Campeonato do Mundo do Catar.
Em fevereiro, Maddison tinha marcado nove golos e dado cinco assistências, mas só conseguiu mais um golo e quatro assistências nos restantes 16 jogos de uma campanha que terminou em despromoção.
O Tottenham viu o suficiente nos últimos anos para apostar no jogador de 26 anos, numa tentativa de adicionar a tão necessária criatividade ao seu meio-campo.
A temporada vai depender muito do que acontecer com Harry Kane, mas a contratação de Maddison não prejudica em nada as hipóteses de sucesso do clube.
Liverpool - Manu Kone, Khephren Thuram, Dominik Szoboszlai
Quando se trata do meio-campo do Liverpool, uma infinidade de nomes foi mencionada (indicando o tamanho da sua reconstrução), mas não houve uma grande movimentação desde que garantiram Mac Allister no início da janela.
Independentemente da chegada do campeão do Mundo pela Argentina, os Reds continuam a precisar de mais reforços para uma área em que têm claramente dificuldades há já algum tempo.
Tanto Kone quanto Thuram têm aparecido consistentemente ao longo da janela de transferências, até agora, e poderiam ser adições sólidas.
Kone joga no Borussia Monchengladbach, da Bundesliga, e Thuram está no Nice, da Ligue 1. Ambos são bons reforços, já que o primeiro atua um pouco mais defensivamente, enquanto o segundo prefere jogar mais avançado.
O rumor mais interessante é o de Szoboszlai, que é mais ofensivo e pode ter maior influência no terço final.
Atualmente no RB Leipzig, onde marcou 10 golos e deu outras 13 assistências em todas as competições na temporada passada, o húngaro seria um reforço muito interessante caso os Reds o contratassem.
Outros cenários a ter em conta:
- Como o Wolverhampton vai substituir Ruben Neves;
- O futuro de James Ward-Prowse e Romeo Lavia;
- O potencial papel de Kai Havertz no meio-campo do Arsenal;
- Como o West Ham usará o dinheiro ganho com a venda de Rice.