Mikel Arteta e o empate com o Liverpool: "Não tivemos coragem, estou desiludido e frustrado com isso"
Recorde as incidências da partida
A equipa de Arteta desperdiçou duas vezes a liderança num confronto de sucesso no Emirates Stadium, que terminou com o golo do empate de Mohamed Salah a nove minutos do fim.
Os Gunners saíram na frente com o golo inaugural de Bukayo Saka e o empate de Virgil van Dijk foi seguido pelo golo de cabeça de Mikel Merino, já em cima do intervalo.
Mas o Arsenal foi prejudicado pelas lesões de Gabriel Magalhães e Jurrien Timber na segunda parte, o que enfraqueceu uma defesa já pouco sólida, que não contava com o suspenso William Saliba e o lesionado Riccardo Calafiori.
A equipa terminou o jogo com uma retaguarda improvisada, com o médio Thomas Partey a lateral-direito e Ben White a centralizar-se na defesa.
Jakub Kiwior saiu do banco para ocupar o lugar de defesa-central e o jovem Myles Lewis-Skelly foi substituído na lateral-esquerda.
O Liverpool aproveitou o centro macio do Arsenal quando o passe de Trent Alexander-Arnold apanhou Lewis-Skelly fora de posição, permitindo a Darwin Núñez marcar o golo do empate.
O Arsenal, que não conseguiu vencer os dois últimos jogos do campeonato, está a cinco pontos do líder Manchester City, depois de uma série de apenas três vitórias em sete jogos na primeira divisão.
Arteta ficou frustrado com o facto de o Arsenal não ter conseguido transformar o seu domínio na primeira parte em mais golos, com o seu desempenho hesitante após o intervalo a aumentar a sua desilusão.
"A primeira parte foi de domínio total, o marcador devia ter sido maior, mas sem darmos nada, sofremos dois golos. Isso é que é dececionante", disse Arteta.
"Fomos de longe melhores, mas não fizemos um par de coisas melhor na segunda parte, e foi por isso que não ganhámos. Não tivemos coragem. Estou mais desiludido e frustrado com isso", assumiu.
Arteta admitiu que a crise defensiva do Arsenal foi um fator importante para o seu mal-estar na segunda parte.
"Jogadores como Mo fazem a diferença"
"Estou muito orgulhoso da equipa, especialmente com a situação (de lesões) que estamos a atravessar neste momento e que não se pode imaginar", disse.
"É o que é. Tivemos de nos adaptar a ela e vamos continuar a fazê-lo", acrescentou.
Arteta não pôde fornecer uma atualização sobre o estado físico de Gabriel e Timber, mas tem a certeza de que as perspetivas de título do Arsenal permanecem em boa saúde.
"Não queremos estar nessa posição, queremos estar cinco pontos à frente. Isto é futebol, as circunstâncias vão tornar-nos melhores. A equipa quer isso", afirmou.
Depois de vencer 11 dos seus primeiros 12 jogos desde que chegou do Feyenoord para substituir Jürgen Klopp, no final da temporada, o técnico do Liverpool, Arne Slot, ficou muito feliz por ter passado por um grande teste às credenciais da sua equipa para o título.
Slot havia beneficiado de uma lista de jogos relativamente pouco exigente até os últimos sete dias, quando o Liverpool venceu o Chelsea, derrotou o RB Leipzig na Liga dos Campeões e recusou ceder os três pontos contra o Arsenal.
"Estar a perder duas vezes contra uma equipa muito boa e conseguir um ponto é agradável. Eles dominaram-nos na primeira parte. Voltámos muito fortes na segunda parte", disse Arne Slot.
"É possível conseguir um resultado de uma forma difícil como essa? No segundo tempo, colocámos mais energia. Eles tiveram de tirar alguns dos seus jogadores de qualidade e talvez isso nos tenha ajudado", assumiu.
O Liverpool, segundo classificado, está apenas a um ponto do City e Slot espera que a reviravolta no norte de Londres se revele valiosa na corrida pelo título.
"Sei que vocês gostam de falar do título. Ver que podemos competir com uma equipa forte como o Arsenal no seu estádio é agradável", afirmou.
Salah está agora em oitavo lugar, juntamente com Robbie Fowler, na lista de melhores marcadores de sempre do Liverpool na Premier League, depois do seu 163.º golo na competição.
Slot elogiou a mais recente contribuição inestimável de Salah para a causa do Liverpool.
"É uma das coisas que os melhores jogadores têm, eles aparecem nos grandes jogos. Os grandes clubes como o Liverpool e o Arsenal precisam de ter estes jogadores que podem fazer a diferença. Mo foi quem fez isso hoje", elogiou.