O fim de semana na Premier League: Passo em falso do Manchester United e o sonho do Arsenal
O Arsenal goleou o Newcastle por 4-1, enquanto o Manchester City venceu o Bournemouth por 1-0.
Atrás dos três primeiros classificados, o fim de semana foi do Aston Villa na luta pelos quatro primeiros lugares. Os comandados de Unai Emery abriram cinco pontos de vantagem sobre o Tottenham graças à vitória por 4-2 sobre o Nottingham Forest, enquanto o bom momento do Manchester United terminou abruptamente com uma derrota em casa por 1-2 para o Fulham.
A AFP Sports analisa três pontos do fim de semana da Premier League.
Mais um passo em falso do Manchester United
A conclusão da compra de uma participação minoritária no United por Jim Ratcliffe, aliada a uma série de quatro vitórias consecutivas na Premier League, deixou um ar de otimismo em Old Trafford antes do pontapé de saída.
Ratcliffe revelou esta semana a sua ambição de ultrapassar o Liverpool e o City dentro de três anos. Mas o trabalho que o bilionário britânico tem pela frente ficou claro com uma atuação desastrosa do Fulham, que conquistou a primeira vitória em Old Trafford desde 2003.
Os comandados de Erik ten Hag mal mereceram o empate de Harry Maguire, que anulou a vantagem dos londrinos garantida pelo golo de Calvin Bassey. E, na sua determinação de pressionar em busca da vitória, o United foi surpreendido por Alex Iwobi, que finalizou um contra-ataque certeiro do Fulham.
Ratcliffe também sublinhou a necessidade de ter futebol na Liga dos Campeões na próxima temporada para dar ao United mais liberdade para investir sem violar os limites do fair play financeiro. No entanto, a derrota deixa os Red Devils a oito pontos do quarto classificado e com uma viagem difícil ao City no próximo fim de semana.
Luiz "animado" com Emery
Douglas Luiz tem sido um dos pilares da rápida ascensão do Aston Villa sob o comando de Unai Emery. O brasileiro marcou dois golos contra o Forest e chegou a nove na Premier League, todos eles marcados no Villa Park.
Apenas Mohamed Salah marcou mais golos em casa na Premier League esta época, e o antigo jogador do Manchester City deu crédito a Emery por o ter transformado num médio polivalente.
"Acho que ele me elevou, é a verdade", disse Luiz: "Disse-me todos os dias: 'precisas de defender, e se avançares precisas de marcar."
Arsenal a viver o sonho
Enquanto o Liverpool luta contra uma lista crescente de lesões e o City luta para encontrar sua melhor forma, o Arsenal parece o mais equilibrado na corrida pelo título. O Newcastle foi o último cordeiro a ser abatido quando enfrentou os Gunners de Mikel Arteta, que marcaram 25 golos em seis vitórias consecutivas na Premier League.
Na corrida pelo título da temporada passada, o Arsenal ficou sem gás na reta final, depois de ter liderado a maior parte da temporada.
Um ano depois, a equipa de Arteta, mais madura, parece estar a gostar do papel de perseguidora, apesar do calibre das equipas do Liverpool e do City que têm pela frente.
"Estamos a viver o sonho", disse o capitão Martin Odegaard: "Todos nós sonhamos em estar aqui. Vemos todas as semanas como é competitivo e é aí que queremos estar - queremos lutar por troféus."