O herói improvável: Havertz corrige erro de Ramsdale e coloca Arsenal na liderança (2-1)
Recorde aqui as incidências do encontro
Antes da receção ao FC Porto, Arteta surpreendeu ao lançar para o onze o guarda-redes Aaron Ramsdale e optando por Leandro Trossard para suprimir a ausência do lesionado Gabriel Martinelli, enquanto Cédric e Fábio Vieira não saíram do banco.
Depois de duas goleadas para o campeonato (4-1 ao Newcastle, 0-6 ao Sheffield), os gunners voltaram a entrar com tudo nos primeiros minutos, com várias ameaças à baliza de Flekken. No entanto, foi preciso esperar 19 minutos para ver as redes a balançar, num belo cruzamento de Ben White para um cabeceamento à ponta de lança de Declan Rice.
A vantagem devia ter sido duplicada à passagem da meia hora, quando Havertz surgiu isolado perante Flekken e pico ao lado da baliza. O encontro estava perfeitamente controlado pelos anfitriões, os Bees não ameaçavam a tarde tranquila de Ramsdale que, em cima do intervalo, ofereceu de bandeja o golo do empate.
Mérito para Wissa, que não desistiu do lance, mas o guarda-redes do Arsenal ficou muito mal na fotografia, dias depois de Arteta ter dito que merecia ser convocado pela seleção inglesa para o Euro-2024... Southgate não deve ter ficado lá muito convencido.
Na segunda parte, manteve-se a pressão dos anfitriões à procura do golo da vantagem, embora a primeira grande oportunidade tenha pertencido a Ivan Toney, com um remate em vólei quase do meio campo para uma defesa importante de Ramsdale que, pouco depois, voou para travar o cabeceamento de Janelt.
Ainda assim, os gunners somavam as melhores ocasiões, com pedidos de grande penalidade por parte de Trossard, Flekken impediu o desvio para a própria baliza de Collins, Janelt a afastar em cima da linha o cabeceamento de Gabriel Magalhães e Rice acertou na esquina da trave numa tentativa de meia distância. O treinador espanhol foi ao banco buscar o poder de fogo de Gabriel Jesus, Reiss Nelson e Zinchenko.
O sufoco passou e as várias quebras de ritmo protagonizadas pelos Bees faziam adivinhar um empate desolador para os adeptos. Até que, aos 85 minutos, apareceu o herói improvável: Ben White voltou a fazer tudo bem sobre a direita ao lançar um cruzamento para a pequena área, onde apareceu, de rompante, Kai Havertz a fuzilar de cabeça e a garantir os três pontos.
O Arsenal vai passar a noite de sábado na liderança, à condição, e assistir confortavelmente ao duelo entre Manchester City e Liverpool antes de preparar a receção ao FC Porto. Os dragões têm uma vantagem de 1-0, conquistada no Dragão.