O que falta decidir na última jornada da Premier League
A corrida pelo título
O Manchester City vai para o último jogo contra o West Ham com dois pontos de vantagem, sabendo que a vitória garantiria o título por uma quarta temporada consecutiva sem precedentes.
Se o Arsenal vencer o Everton, uma derrota ou mesmo um empate não será suficiente para os homens de Pep Guardiola, que têm uma diferença de golos inferior.
O Arsenal, que também terminou em segundo lugar atrás do City no ano passado, está a tentar tornar-se campeão inglês pela primeira vez em 20 anos.
Lugares europeus
Liverpool e Aston Villa estão garantidos em terceiro e quarto lugares que garantem o apuramento na Liga dos Campeões, deixando as atenções voltadas para a qualificação para a Liga Europa e a Liga Conferência da próxima temporada.
O Tottenham precisa apenas de um ponto contra o Sheffield United para garantir o quinto lugar, o que o levaria diretamente para a fase de grupos da Liga Europa.
A derrota permitiria ao Chelsea, três pontos atrás e com uma melhor diferença de golos, ultrapassar o Tottenham se vencer o Bournemouth.
Os Blues de Mauricio Pochettino estariam seguros no sexto lugar com pelo menos um ponto, mas a derrota abriria a porta para o Newcastle, que viaja até ao terreno do Brentford.
O Manchester United, que joga em Brighton, só pode realisticamente subir para sétimo devido à sua diferença negativa de golos. A equipa de Erik ten Hag precisa de melhorar o resultado do Newcastle para o conseguir. No entanto, também poderá chegar à Liga Europa se vencer a Taça de Inglaterra.
Se o City vencer essa final na próxima semana, a vaga na fase de grupos da Liga Europa passará para o sexto classificado, com o sétimo lugar a ter direito a jogar na Liga Conferência.
Luta pela manutenção
Na próxima temporada, o Sheffield United e o Burnley terão como adversário no Championship o Luton, a não ser que haja uma combinação espetacular de resultados na última jornada.
O Luton está a três pontos do Nottingham Forest e precisaria de uma vitória sobre o Fulham, de uma derrota do Forest contra o despromovido Burnley e de uma grande melhoria na diferença de golos para sobreviver.
Se o destino do Luton estiver selado, então as três equipas promovidas voltarão diretamente para o fundo da tabela pela segunda vez na era da Premier League.