Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oferta da 777 Partners para comprar o Everton fracassou

Calvert-Lewin no último jogo da época contra o Arsenal.
Calvert-Lewin no último jogo da época contra o Arsenal.JULIAN FINNEY/Getty Images via AFP
O prazo fixado para a aquisição do clube inglês Everton pelo fundo de investimento americano 777 Partners expirou sem que se chegasse a uma conclusão positiva, anunciou o emblema de Liverpool no sábado.

"O acordo entre a 777 Partners e a Blue Heaven Holdings Limited para a compra e venda da maioria das acções do clube expirou hoje (sábado)", indicou o site dos Toffees.

O empresário britânico-iraniano Farhad Moshiri, que detém uma participação maioritária de 94% no clube desde 2016, anunciou em setembro de 2023 que estava a entrar em negociações formais com o fundo sediado em Miami, Florida.

A empresa americana comprou uma série de clubes, incluindo o Hertha Berlin na 2. Bundesliga, o Génova em Itália e o Estrela Vermelha em França, que se sagrou campeão nacional esta época. Mas, nos últimos meses, surgiram dúvidas sobre a sua solvência, nomeadamente na Bélgica e no Brasil, onde os tribunais se debruçaram sobre os casos do Standard Liège e do Vasco da Gama.

As autoridades britânicas, por sua vez, acompanharam de perto o processo iniciado no Everton. A aquisição, prevista para 2023, foi adiada várias vezes.

"O conselho de administração do clube reconhece o considerável nível de apoio financeiro que a 777 Partners prestou ao clube nos últimos meses e gostaria de aproveitar esta oportunidade para lhes agradecer", declarou o clube em comunicado. O emblema inglês acrescentou que iria continuar a "avaliar todas as opções" relativamente a uma possível venda.

Esta época, o Everton sofreu duas deduções de pontos (seis e duas, respetivamente) por ter violado as regras financeiras da Premier League ao registar perdas excessivas.

O clube, que terminou em 15.º lugar e garantiu a manutenção, deverá abandonar o seu estádio de Goodison Park nos próximos meses para construir um novo estádio de 550 milhões de libras (640 milhões de euros) com capacidade para 53.000 pessoas em Bramley-Moore Dock.