Olhar Português: A bela estreia e um goleador das arábias
A nossa viagem começa pelo berço do futebol e por uma daquelas histórias bonitas que só o futebol pode proporcionar. Aos 18 anos, a trabalhar numa cadeia de fast food e a jogar no modesto Tires dos distritais da Associação de Futebol de Lisboa, Norberto Betuncal dificilmente sonharia em marcar na Premier League. Sete anos volvidos, o sonho tornou-se realidade.
Com uma carreira feita a pulso, Beto chegou neste verão ao Everton vindo da Udinese. A disputar um lugar com Calvert-Lewin, nem sempre tem tido vida fácil para somar minutos na Premier League, mas ao 11.º jogo no principal campeonato de Inglaterra chegou o momento tão ansiado: o primeiro golo e logo numa bela jogada, que fechou a vitória sobre o Newcastle.
De resto, no futebol inglês existiram golos portugueses para todos os gostos e em vários escalões. Bernardo Silva deu início à reviravolta do Manchester City sobre o Luton, na Premier League; Ricardo Pereira garantiu a vitória do Leicester sobre o Milwall, no Championship (segunda divisão); e Fábio Jaló fez um poker na vitória dos sub-18 do Barnsley sobre o Tottenham.
Seguimos de Terras de Sua Majestade para outro reino, este com um clima mais ameno. A Arábia Saudita tem estado no centro do futebol principalmente pelas estreias que conseguiu atrair, muitas delas portuguesas. E se é certo que Cristiano Ronaldo continuou a mostrar veia goleadora no Al Nassr, sendo que ainda assistiu Otávio, existe outro luso que também brilha no Médio Oriente.
Desde 2020 a jogar naquela zona do globo (dividiu-se entre Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos), Fábio Martins possui uma qualidade técnica invejável e é, neste momento, a grande figura do Al Khaleej de Pedro Emanuel (que também tem Ivo Rodrigues em boa forma e a fazer golos). Marcou nos últimos quatro jogos que realizou, sendo que diante do Abha, na Taça, o fez com um belo remate colocado, ajudando a equipa a seguir em frente.
Com 18 jogos já soma oito tentos (a que junta duas assistências) e está a quatro de igualar o máximo de carreira. Aos 30 anos atravessa dos melhores momentos da carreira.
Golos portugueses
E como é habitual, foi uma semana com muitos golos gritados em português. Arzio Badjana (CE Carroi), Daniel Podence (Olympiacos), Dany Mota (Monza), Frédéric Maciel (Otelul), Gonçalo Gregório (Dínamo Bucareste), Gonçalo Paciência (Bochum), João Amaral (Kocaelispor), João Novais (Alanyaspor), Mélissa Gomes (Bordéus), Nené (Jagiellonia), Ricardinho (Voluntari), Samuel Teles (Otelul) e Yuri Ribeiro (Legia) todos marcaram.