Olhar Português: Explosão de Jota, trivelas de Félix e Guerreiro e Tatiana volta a marcar
O nosso périplo tem início em terras de Sua Majestade. Diogo Jota esteve em plano de destaque na goleada do Liverpool em Bournemouth (0-4), ao contribuir com dois golos e uma assistência para o triunfo dos reds, ultrapassando a dezena de remates certeiros na presente temporada.
"Eu chamo-lhe o fantasma, porque ele é do tipo de jogador que parece que está apagado do jogo e de repente faz um golo decisivo. Eu tenho jogado com muitos jogadores bons, mas ele está no topo", elogiou o companheiro de equipa Curtis Jones.
Seguimos até ao Championship, equivalente ao segundo escalão do futebol inglês, para dar conta do golo de Cafú no empate do Rotherham na visita ao terreno do Middlesbrough (1-1) e para Fábio Carvalho, que consumou o triunfo fo Hull City em Sunderland (0-1).
De Inglaterra para Espanha. O percurso de João Félix na Catalunha tem sido marcado por altos e baixos, sendo o internacional português muitas vezes alvo de críticas, mas a resposta chegou dentro de campo: golo no triunfo do Barcelona em casa do Real Betis (2-4). "Vamos meu puto. Deixa-os falar... Nada supera o talento", reagiu o compatriota João Cancelo.
Seguimos para França. Sem muito espaço nas contas de Luis Enrique nos jogos do campeonato francês, o português Gonçalo Ramos vai aproveitando as oportunidades que vai tendo na Taça para mostrar serviço. Desta feita, o avançado marcou no triufo do Paris Saint-Germain sobre o US Orléans (0-4), nos 16-avos de final da Taça de França.
A nossa viagem prossegue na Alemanha, onde Raphael Guerreiro marcou o golo decisivo da vitória do Bayern na receção ao Union Berlim (1-0), antes de irmos ao encontro de Miguel Veloso (Pisa) e Pedro Mendes (Ascoli).
O experiente médio marcou na vitória sobre o Lecco (1-3), enquanto o jovem avançado bisou e ajudou a sua equipa a recuperar de uma desvantagem de dois golos (2-2).
Golos à boa moda portuguesa
Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Daniel Candeias (Kocaelispor, Turquia), Dyego Sousa (Alcorcón, Espanha), Francisco Mascarenhas (Real Oviedo, Espanha), Marco Paixão (Sanliurfaspor, Turquia), Miguelito (Nea Salamis, Chipre), Nuno Sequeira (Pendikspor, Turquia), Paulo Bernardo (Celtic, Escócia), Pedrinho (Ankaragücü, Turquia) e Rafael Moreira (Olympiacos Nicosia, Chipre).
No feminino, nota ainda para o faro pelo golo de Mélissa Gomes (Stade de Reims, França) e Tatiana Pinto (Brighton, Inglaterra).