Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olhar Português: Gedson Fernandes apresenta candidatura a Roberto Martínez

Rodrigo Coimbra
Gedson Fernandes em destaque ao serviço do Besiktas
Gedson Fernandes em destaque ao serviço do BesiktasMUSTAFA YALCIN / ANADOLU / Anadolu via AFP, Flashscore
É dia de falarmos dos maiores feitos portugueses além-fronteiras. Da Turquia a Espanha, de Inglaterra até à Arábia Saudita, esta é uma viagem que passa por vários cantos do globo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

O nome de Gedson Fernandes já foi proferido por Roberto Martínez numa das últimas conferências da Seleção Nacional e isso explica-se facilmente pela preponderância que o médio português tem assumido no meio-campo do Besiktas na presente temporada. Não só pelo que joga e faz jogar, mas também pelos números expressivos que apresenta.

O produto da formação do Benfica anotou o 7.º golo ao serviço das águias negras, na vitória do emblema turco em Lyon (0-1), reforçando a sua preponderância na equipa de Giovanni van Bronckhorst, que lhe confere nesta altura a legítima aspiração de regressar à formação das quinas.

A última aparição de Gedson na Seleção foi em 2018 e a expectativa é grande para perceber se o seu nome vai estar no lote de convocados que Martínez vai anunciar no próximo dia 8 de novembro.

Os números de Gedson Fernandes
Os números de Gedson FernandesFlashscore

A nossa viagem segue para Inglaterra. Matheus Nunes vive um dos melhores momentos ao serviço do Manchester City. Aproveitada a oportunidade na Europa, o médio português voltou a ser titular nos dois últimos encontros da equipa de Guardiola - Southampton (1-0) e Tottenham (2-1), contribuindo nesse período com um golo e uma assistência.

Continuamos em Manchester. No primeiro jogo pós-Ten Hag e antes da chegada de Rúben Amorim, o capitão Bruno Fernandes bisou na goleada imposta pelos red devils ao Leicester City (5-2), no encontro dos oitavos da Taça da Liga inglesa.

De Londres, João Félix bisou no triunfo do Chelsea na visita ao Panathinaikos (1-4), enquanto Pedro Neto assistiu na vitória dos blues na receção ao Necastle (2-1).

Seguimos para Itália. Na última semana não houve jogadores a marcar no campeonato italiano, mas houve três jogadores que contribuíram com assistências. Nuno Tavares fez um bis de passes para golo na vitória da Lazio contra o Génova (3-0) e são já sete assistências em sete jogos para o lateral português.

Nota ainda para Pedro Pereira, que assistiu no empate do Monza diante o Venezia (2-2), e também para a assistência de Francisco Conceição no empate louco (4-4) entre Juventus e Inter, em Milão.

A viagem do Olhar Português dá um salto até França. João Neves marcou na vitória do PSG em Marselha (0-3), sendo eleito o melhor em campo para o Flashscore, e Diego Moreira assistiu no triunfo do Estrasburgo na receção ao Nantes (3-1), ambos em jogos da 9.ª jornada da Ligue 1. 

Em Espanha: depois do golo em Valência, Fábio Silva assistiu em nova vitória do Las Palmas, desta feita na receção ao europeu Girona (1-0).

Tempo para o salto habitual até à Arábia Saudita, onde Fábio Martins brilhou na deslocação do Al-Khaleej na visita ao Al-Wehda (1-3), com um golo e uma assistência, e João Cancelo assistiu no duelo entre Al-Hilal e Al-Taawon (2-0).

Nota ainda para o feito de Artur Jorge no comando técnico do Botafogo. O treinador português conduziu o emblema brasileiro até à final da Libertadores.

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de André Duarte (Újpest, Hungria), Benny Sousa (Umraniyespor,Turquia), Bruno Xadas (Tianjin Jinmen Tiger, China), Christian Marques (Yverdon, Suíça), Cláudio Braga (Aalesund, Noruega), David Sualehe (Olimpija Ljubljana, Eslovénia), Diogo Tavares (Zabbar St. Patrick, Malta), Hernâni Fortes (NK Osijek, Croácia), Hélder Ferreira (Noah, Arménia), Joca (Differdange, Luxemburgo), João Camacho (Karagumruk, Turquia), Marco Paixão (Bandirmaspor, Turquia), Nené (Jagiellonia, Polónia), Pedro Aparício (Petro, Angola), Pedro Ganchas (Silkeborg, Dinamarca), Pedro Correia (Ordino, Andorra), Rafael Ramos (Ceará, Brasil), Romário Baró (Basileia, Suíça) e Zé Gomes (AF Elbasani, Albânia).

Leia as outras edições do Olhar Português