Olhar Português: O fim de jejum no País Basco e as figuras portuguesas em Inglaterra
Aproveitamos a proximidade para que a primeira paragem do Olhar Português aconteça no país vizinho, em Espanha, para dar conta de um golo de um avançado português que não teve uma temporada propriamente feliz em 2023/24.
André Silva marcou o único golo da vitória da Real Sociedad na receção ao Valência (1-0) e deixou aberta a possibilidade de continuar no País Basco, pese a escassa utilização.
"O golo foi muito importante para mim. Sei que a minha temporada não tem sido a melhor, mas estou contente de ter marcado pela primeira vez na Reale Arena. (...) Sobre o futuro, não sei nada. Se o clube me quiser, sim, gostaria de continuar. Mas se não... Veremos", disse o internacional português.
Seguimos caminho para Inglaterra. Na 38.ª e última jornada da Premier League, o título estava em jogo para o City. Com um brilhante Bernardo Silva ao leme, o médio português fez duas assistências para ajudar a equipa a somar um inédito tetracampeonato na receção ao West Ham (3-1). Com praticamente tudo resolvido, Diogo Dalot marcou na vitória do Manchester United na visita a Brighton (0-2), que não chegou para os red devils alcançarem um lugar no top 7.
Por fim, uma viagem até à Arábia Saudita, onde habitam vários portugueses. Cristiano Ronaldo assistiu o compatriota Otávio para o golo inaugural do encontro entre o Al Nassr, de Luís Castro, e o Al Hilal, de Jorge Jesus, que terminou empatado (1-1).
Nota ainda para a assistência de Ivo Rodrigues, do Al Khaleej, no empate (1-1) frente ao Al Ittihad, de Jota.
Golos à boa moda portuguesa
Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Alexandre Guedes (Petro, Angola), Daniel Candeias (Kocaelispor, Turquia), Daniel Podence (Olympiacos, Grécia), Diogo Barbosa (Botev Vratsa, Bulgária), Pedro Delgado (Shandong Taishan, China), Pêpê Rodrigues (Pafos, Chipre), Diogo Gonçalves (Copenhaga, Dinamarca), Diogo Ressurreição (Valour FC, Canadá), Fábio Silva (Rangers, Escócia), Gedson Fernandes (Besiktas, Turquia), Hélder Lopes (Hapoel Beer Sheva, Israel), Jorginho (Differdange, Luxemburgo) e Pedro Costinha (Mondorf, Luxemburgo).
Nota ainda para a estreia a marcar da internacional portuguesa Ana Dias ao serviço do Portland Thorns, da NSWL, dos Estados Unidos.