Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olhar Português: Tiro de Palhinha, estreia de Cavaleiro, Bebé em crescimento

Rodrigo Coimbra
João Palhinha marcou na visita a Brighton
João Palhinha marcou na visita a BrightonAFP
Terminada mais uma semana de grande futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores e treinadores portugueses. De Inglaterra, onde vários lusos estiveram em destaque, passamos pela Arábia Saudita e ainda damos um salto a França, antes da ronda habitual pelos portugueses goleadores.

A nossa viagem tem como ponto de partida Inglaterra. Diogo Jota continua a dar cartas no tridente ofensivo do Liverpool e marcou dois golos na última semana - Nottingham (3-0) e Toulouse (5-1). São já seis remates certeiros para o internacional português em 13 jogos pelos reds, em 2023/24.

Os números de Diogo Jota na Premier League
Os números de Diogo Jota na Premier LeagueFlashscore

Ainda em solo britânico, um pequeno salto até à cosmopolita cidade de Londres. Fábio Vieira saltou do banco para marcar o quarto golo na goleada do Arsenal sobre o Sheffield United (5-0) e assistiu na derrota diante do West Ham (3-1), em jogo da Taça, enquanto João Palhinha vestiu o fato de ponta de lança e salvou um ponto para o Fulham na deslocação ao terreno do surpreendente Brighton (1-1).

Em Wolverhampton, Pedro Neto teve uma semana agridoce. O camisola 7 dos lobos assistiu no empate frente ao milionário Newcastle (2-2) - sétimo passe para golo na presente temporada -, mas acabou por sair lesionado e o cenário não parece ser nada animador. Toti Gomes também assistiu na partida.

Por fim, nesta passagem por Terras de Sua Majestade, nota ainda para a assistência (e exibição!) de Bernardo Silva no dérbi de Manchester, que caiu para o lado azul da cidade (0-3).

De Inglaterra para a Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo assistiu e Otávio marcou na vitória do Al Nassr na visita ao Al-Fayha (1-3), no encontro da 11.ª jornada da liga saudita. Já Rúben Neves abriu caminho para os quartos da Taça ao marcar na vitória do Al Hilal (3-0), enquanto o lateral Pedro Rebocho assistiu para o golo do ex-Benfica Lisandro López no empate do Al Khaleej (1-1).

Em Espanha, o luso-cabo-verdiano Bebé impediu a derrota do Rayo Vallecano na receção à Real Sociedad (2-2), em jogo da 11.ª jornada da LaLiga, com um excelente golo de meia distância, e bisou contra o modesto Atlético de Lugones (0-6) para a Taça do Rei.

Os números de Bebé
Os números de BebéFlashscore

De França chegaram relatos dos golos do internacional sub-21 português Vitinha (Marselha), no duelo europeu contra o AEK (3-1) e do luso-angolano Ivan Cavaleiro, em estreia a marcar com a camisola do Lille, frente ao Mónaco (2-0).

O Olhar Português dá o salto até ao outro lado do Atlântico. O Palmeiras, de Abel Ferreira, protagonizou uma reviravolta épica em casa do Botafogo (3-4), depois de ter saído para o intervalo a perder por 3-0, e relançou completamente as contas pelo título, onde o RB Bragantino, de Pedro Caixinha, também mostra interesse.

Golos à boa moda portuguesa 

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, esta foi uma semana feliz para as cores lusas no que toca a golos.

Além dos acima mencionados, houve ainda festejos de Adilson Silva (PSM Makassar, Indonésia), Aylton Boa Morte (Kayserispor, Turquia), Carlos Fortes (PSIS Samarang, Indonésia), Candeias (Kocaelispor, Turquia), Podence (Olympiacos, Grécia), Edi Semedo (Radomiak, Polónia), Flávio Silva (Persik, Indonésia), Hélder Ferreira (Anorthosis, Chipre), Rúben Fonseca (Hermannstadt, Roménia), Jair Tavares (Hibernian, Escócia), Marco Paixão (Altay, Turquia), Miguel Luís (Warta Poznan, Polónia), Vieirinha (PAOK, Grécia) e Sérgio Oliveira (Galatasaray, Turquia).