Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olhar português: Um Renato a florescer em Inglaterra, Ronaldo continua à procura do golo 1000

Rodrigo Coimbra
Renato Veiga em destaque no Chelsea
Renato Veiga em destaque no ChelseaGlyn KIRK / AFP
Terminada mais uma semana de futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores portugueses. De Inglaterra até à Arábia Saudita, passamos por vários pontos da mundo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

Já é uma visita habitual, até pela presença de inúmeros ativos portugueses no país. Inglaterra é o primeiro ponto de paragem da viagem desta semana. Diogo Jota anotou o golo da vitória do Liverpool na visita ao Crystal Palace (0-1), que permitiu aos reds somarem o sexto triunfo consecutivo.

Outro dos destaques é Fábio Carvalho. O médio de origem portuguesa saltou do banco para dar o seu contributo para a vitória do Brentford na receção ao Wolves (5-3), num jogo com alma inglesa. Emoção do príncipio ao fim!

Damos um salto até Londres. Pedro Neto e Renato Veiga marcaram no duelo entre Chelsea e Gent (4-2), a contar para a fase de liga da Liga Conferência, antes de integrarem as opções do selecionador português Roberto Martínez para o duplo compromisso de Portugal na Liga das Nações.

Os números de Renato Veiga
Os números de Renato VeigaFlashscore

Nota ainda para as assistências de Bernardo Silva (Manchester City), Nélson Semedo (Wolverhampton) e Mateus Fernandes (Southampton).

De Inglaterra para Itália. Dany Mota é já um nome com alguma história no Monza e esteve em destaque na última semana, ao saltar do banco para anotar o golo do empate contra a Roma (1-1). Outro nome muito badalado no futebol italiano por estes dias é o de Nuno Tavares, lateral que somou a 5.ª assistência (em cinco jogos) na presente temporada, na vitória da Lazio sobre o Empoli (2-1).

Entre França e Alemanha, Nuno Mendes impediu a derrota do PSG em casa do Nice (1-1) e Tiago Tomás estreou-se a marcar em 2024/25, na vitória do Wolfsburgo em Bochum (1-3).

Deixamos o espaço europeu e rumamos a uma paragem inevitável: Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo é o maior símbolo português no mundo do futebol e parece que não há semana em que não esteja em evidência. Desta vez, CR7 somou um golo e uma assistência na vitória do Al Nassr na receção ao Al-Orubah (3-0), de Álvaro Pacheco.

Nota ainda para os passes para golo de Pedro Rebocho, no regresso às vitórias do Al-Khaleej (1-0), e de Tozé, na vitória do Al-Riyadh (2-1).

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Bruno Silva (FK Zhenys, Cazaquistão), João Camacho (Karagumruk, Turquia), João Sidónio (Omonia, Aradippou, Chipre), Luís Rocha (Kifisias, Grécia), Marco Paixão (Bandimaspor, Turquia), Miguel Luís (Panetolikos, Grécia), Paulinho (Toluca, México), Pedro Santos (DC United, EUA), Pedro Sá (CS Sfaxien, Tunísia), Rui Costa (Tobol, Cazaquistão), Sérgio Conceição (Anorthosis, Chipre) e Martim Marques (Lugano, Suíça).

No feminino há cinco destaques: Ana Dias (Tigres, México), Anna Marques (Bochum, Alemanha), Rita Almeida (Aarau, Suíça) e Suzane Pires (Santos, Brasil).

Leia as outras edições do Olhar Português