Opinião: Manter ou vender? Os jogadores que o Manchester United deve deixar sair no final da época

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Opinião: Manter ou vender? Os jogadores que o Manchester United deve deixar sair no final da época

Manchester United enfrenta um verão incerto
Manchester United enfrenta um verão incertoProfimedia/Flashscore
O Manchester United teve uma má época sob o comando de Erik ten Hag e aproxima-se do seu primeiro verão sob o controlo da INEOS e de Sir Jim Ratcliffe, com muitas mudanças necessárias e esperadas.

Com um novo grupo a assumir o controlo das operações futebolísticas e a adicionar uma infinidade de novos funcionários, como Omar Berrada como CEO e Jason Wilcox como diretor técnico, o United está a preparar-se para uma grande janela de transferências de verão.

Com a chegada iminente de Dan Ashworth como novo diretor desportivo - seja lá quando for -, os Red Devils têm em vista várias chegadas e partidas no seu plantel.

O futuro de Ten Hag ainda está em debate, com o seu atual desempenho como treinador a ficar aquém das expectativas. Mas, para além disso, há que ter em conta as exibições medíocres dos jogadores há quase um ano.

A mudança está a chegar a Old Trafford, por isso o Flashscore analisou o plantel sénior e avaliou o futuro de cada jogador.

A posição do Manchester United na tabela
A posição do Manchester United na tabelaFlashscore

Guarda-redes

Os guarda-redes têm sido um problema para o United nos últimos dois anos, com David de Gea a sair depois de terminar contrato no final da época passada e o seu substituto - André Onana - a cometer alguns erros dispendiosos nesta época.

Aos 28 anos, Onana tem o tempo a seu favor e provavelmente será a primeira opção entre os guarda-redes em Old Trafford por mais alguns anos. Por cada erro que comete, há também muitas defesas de topo e o camaronês está longe de ser a maior preocupação do United no atual plantel.

O turco Altay Bayindir só jogou uma vez e não teve a oportunidade de mostrar as suas qualidades como substituto de Onana, por isso parece injusto mandá-lo embora depois de apenas um ano.

Tom Heaton ajuda a preencher uma vaga no plantel e tem sido um guarda-redes fiável noutros clubes da Premier League, mas o seu contrato termina em junho. O seu futuro é incerto, principalmente porque os adeptos o veem muito pouco, mas o United poderia ter um guarda-redes bem pior para uma terceira escolha.

Manter: André Onana, Altay Bayindir, Tom Heaton

Vender: Nenhum

Empréstimo: Nenhum

Defesas

Um dos problemas que Ten Hag tem enfrentado ao longo da época são as lesões dos seus defesas, o que significa que teve de jogar com várias parcerias diferentes na defesa.

Esta falta de consistência fez com que os Red Devils sofressem mais de 50 golos na Premier League, pelo que essa questão tem de ser resolvida no verão.

Lisandro Martinez é a primeira escolha, mas tem estado de fora devido a lesão durante a maior parte da época - o United vai precisar de recrutar um parceiro para o argentino se quiser voltar a ficar entre os quatro primeiros.

Harry Maguire tem sido fiável quando chamado e deve ser mantido para 2024/25, tal como Diogo Dalot, que tem sido de longe o melhor defesa dos Red Devils este ano. O seu substituto, Aaron Wan-Bissaka, tem um desempenho sólido, mas não oferece o suficiente para continuar na equipa.

Tanto Jonny Evans quanto Raphael Varane entraram em campo ao longo da temporada sem impressionar e os contratos de ambos terminam no final de junho.

A idade de Evans pode fazer com que ele se transfira, enquanto Varane pode receber uma proposta de contrato que as suas atuações não justificam.

Raphael Varane (à esq.) e Jonny Evans (à dir.)
Raphael Varane (à esq.) e Jonny Evans (à dir.)Profimedia

O mesmo se aplica a Victor Lindelof, que tem tido um desempenho mediano ao serviço do United e deverá ser transferido no verão, apesar de ainda ter um ano de contrato.

A lateral-esquerda tem sido um verdadeiro problema para o United durante todo o ano, com Luke Shaw e Tyrell Malacia a sofrerem lesões graves. Enquanto Shaw é um dos melhores na sua posição em toda a Premier League quando está em forma, Malacia não conseguiu corresponder às expectativas e poderá ser transferido para dar lugar a um substituto melhor.

Em termos de juventude, Willy Kambwala parece promissor e seria uma boa opção para um empréstimo, enquanto Álvaro Fernandez e Brandon Williams devem seguir em frente para o bem das suas carreiras.

Manter: Lisandro Martinez, Harry Maguire, Diogo Dalot, Luke Shaw

Vender: Raphael Varane, Jonny Evans, Victor Lindelof, Tyrell Malacia, Álvaro Fernandez, Brandon Williams

Empréstimo: Willy Kambwala

Meio-campo

Outro grande problema do United tem sido o seu meio-campo, com tantas equipas a exporem os espaços entre os jogadores e a aproveitarem a desorganização tantas vezes vista sob o comando de Ten Hag.

Casemiro não correspondeu às expectativas este ano e, aos 32 anos, não tem muito tempo de jogo, enquanto o seu suplente Sofyan Amrabat está claramente abaixo do nível exigido para jogar no Manchester United.

É necessário contratar um médio-defensivo que ofereça maior cobertura e dê mais liberdade aos outros jogadores mais avançados.

O United tem alguns jogadores que podem ser úteis em funções mais avançadas no meio, em particular Kobbie Mainoo, a quem deve ser dada a oportunidade de influenciar um jogo com a segurança de um parceiro defensivo adequado ao seu lado.

Da mesma forma, Mason Mount não teve a oportunidade de brilhar desde a sua chegada devido a lesões e merece uma chance sob um novo regime na próxima temporada.

Bruno Fernandes é o capitão e o melhor jogador dos Red Devils e deve ser mantido para ajudar a liderar uma nova era no clube.

Para além dos três mencionados, Scott McTominay oferece uma séria ameaça de golo a partir do meio (já marcou 10 golos esta época) e pode continuar a ser um elemento inestimável da equipa.

Os números de Bruno Fernandes
Os números de Bruno FernandesFlashscore

Christian Eriksen parece estar a chegar ao fim do seu contrato, mas não seria de admirar se o seu contrato se prolongasse até 2025. Donny van de Beek foi emprestado e deverá regressar, mas o seu futuro deverá ser longe de Old Trafford.

O jovem Daniel Gore teve um período produtivo de empréstimo no Port Vale e pode estar pronto para outra mudança temporária para uma posição mais alta na pirâmide do futebol inglês.

Manter: Bruno Fernandes, Mason Mount, Kobbie Mainoo, Scott McTominay

Vender: Casemiro, Sofyan Amrabat (empréstimo termina), Christian Eriksen, Donny van de Beek, Hannibal (empréstimo com opção de compra no Sevilha)

Empréstimo: Daniel Gore

Avançados

O atual grupo de avançados é a área mais promissora do plantel do United, sobretudo tendo em conta que são todos relativamente jovens e ainda podem crescer e tornar-se melhores jogadores.

Apesar do verão incerto que se avizinha, Marcus Rashford deverá continuar e ser transformado no ponto-chave do ataque do United no próximo ano - um ano fraco desta vez não anula completamente os 30 golos que marcou na época passada.

Os jovens talentos Rasmus Hojlund, Amad Diallo e Alejandro Garnacho são o futuro do clube e devem ser tratados como tal, sobretudo se o treinador for substituído.

Garnacho ganhou vida própria esta época e parece ter uma carreira muito promissora pela frente, enquanto Hojlund marcou 14 golos com apenas 21 anos na sua época de estreia.

No lado direito, a insistência de Ten Hag em jogar com Antony em vez de Amad está a prejudicar o ataque do United, com o jovem a merecer mais tempo de jogo na equipa principal.

Por falar em Antony, parece que chegou a hora de os Red Devils se desfazerem do brasileiro, que mostrou este ano que não tem capacidade para ter sucesso no topo da Premier League.

A situação no ataque é um pouco mais complicada e as novas contratações serão muito procuradas no verão.

Jadon Sancho tem tido dificuldades em Manchester desde que chegou em 2021 e parece ter caído completamente em desgraça com Ten Hag.

Dito isto, o jogador tem um talento óbvio e tem-se saído bem desde que foi emprestado ao Borussia Dortmund em janeiro. O futuro de Sancho é complicado, porque se Ten Hag continuar no comando, então, para o bem da equipa, deve seguir em frente, mas um novo treinador no verão pode representar um novo começo para o extremo.

Os melhores marcadores do Man Utd em todas as competições
Os melhores marcadores do Man Utd em todas as competiçõesProfimedia, Opta by Stats Perform

O contrato de Anthony Martial termina em junho e o seu desempenho não lhe valeu uma renovação, enquanto Facundo Pellistri ainda é jovem, mas não está pronto para a equipa principal, pelo que deverá ser novamente emprestado.

O contrato do jovem Omari Forson também está a terminar e, apesar da sua falta de tempo de jogo, deve ser dada uma oportunidade a um novo contrato.

Mason Greenwood deve ser vendido se outro clube o aceitar.

Manter: Marcus Rashford, Amad Diallo, Alejandro Garnacho, Rasmus Hojlund, Omari Forson

Vender: Jadon Sancho (a menos que chegue um novo treinador), Mason Greenwood, Antony, Anthony Martial

Empréstimo: Facundo Pellistri

Ali Pollock
Ali PollockFlashscore UK