Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Opinião: Por que é que o último convite de Ten Hag a Sancho foi longe demais?

Tribal Football / Chris Beattie
Sancho juntou-se ao Manchester United em 2021
Sancho juntou-se ao Manchester United em 2021Profimedia
Foi como uma marreta. E talvez não fosse necessário. Mas os jogadores do Manchester United receberam duas mensagens na semana passada do seu treinador. Duas mensagens que não lhes devem deixar dúvidas sobre com quem estão a lidar...

Foi implacável. De facto, esta coluna diria que foi brutal. Até desnecessária. Mas ele fê-lo. Ten Hag deu o passo extraordinário, na semana passada, de banir Jadon Sancho da sessão fotográfica anual do clube para a época. Com esta contenda a entrar agora no seu segundo mês, sem qualquer movimento de ambos os lados. Ten Hag não estava para brincadeiras. Mesmo para a tradicional fotografia de equipa. Sancho, para a época 2023/24, foi eliminado...

Ou, em linguagem moderna, Sancho foi efetivamente cancelado como jogador do Manchester United. Ele ainda está a receber aquele salário de 350 mil libras por semana (400 mil euros). Continua a ser fotografado pela cidade. Mas, no que diz respeito a ser um jogador do United para 23/24, Jadon Sancho foi escrito fora dos livros de história do clube.

Os números de Jadon Sancho
Os números de Jadon SanchoFlashscore

E, como dizemos, para esta coluna, esta ação de Ten Hag foi desnecessária. De facto, foi um passo em falso. Os leitores habituais sabem que apoiamos a atitude de Ten Hag em relação a Sancho. Tendo em conta o que ele herdou. Tendo em conta o que ele ainda está a tentar eliminar. Foi necessária uma ação tão enérgica para tirar o balneário do seu mal-estar e do seu insucesso. E, de facto, ainda há trabalho a fazer.

Mas excluir Sancho da fotografia anual da equipa é uma decisão errada. Isto vai para além das personalidades. Trata-se de história. Tradição. Até a família. Qualquer adepto. A família de qualquer jogador. Podem ir aos arquivos do United e tirar fotografias da equipa que datam de há mais de 100 anos. Os nomes. As famílias. É um registo. É uma fonte de orgulho. E seja qual for a transgressão de Sancho, os seus futuros filhos e netos não merecem isto.

Aliás, o clube não o merece. Um asterisco pela primeira vez na fotografia anual da equipa do United? O clube tem de ser maior do que isso. Tal como o treinador e o jogador. Isto é maior do que eles. É mais importante do que qualquer fosso. A fotografia de equipa transcende isso. Pelo menos, deveria. De facto, para bem do clube, o plantel e a equipa técnica deveriam voltar a reunir-se para tirar a fotografia com Sancho. Estas rixas hão-de passar. Mas para todos os envolvidos, este momento não voltará a acontecer. Alguém tem de intervir e defender algo que é uma pedra basilar na história e na cultura de um clube. Isto não pode ser posto de lado de forma tão irrefletida.

Os últimos jogos do Manchester United
Os últimos jogos do Manchester UnitedFlashscore

Como dizemos, esta foi uma decisão brutal. De facto, desnecessária. Mas com contexto, compreende-se. Percebe-se a perspetiva de Ten Hag. Por mais implacável que tenha sido com certos elementos dentro do balneário do United, o neerlandês é também um treinador que dá tudo aos seus jogadores - mesmo à sua própria custa.

Na semana passada, houve duas mensagens para os jogadores. Sancho, claro, mas também Antony e o apoio que recebeu de Ten Hag. Tem sido inabalável. Inabalável. Desde a licença concedida ao jogador até à sua convocatória e ao início da partida de sábado contra o Sheffield United. Tal como fez com Mason Greenwood, Ten Hag tem sido o rosto público da defesa de Antony. É assim que ele é.

Por isso, os jogadores sabem-no. Se fizerem bem a Ten Hag, ele irá defendê-los até ao fim. Mesmo que isso prejudique o seu próprio perfil. A sua própria marca. Ele vai fazê-lo. É uma abordagem que não é muito comum no jogo atual. Mas é uma caraterística de Ten Hag. Como já salientámos em colunas anteriores, o seu trabalho no Ajax apenas o reafirma. É isso que os jogadores do United podem esperar. Para o bem e para o mal, o treinador apoia-vos.

Os próximos jogos do Manchester United
Os próximos jogos do Manchester UnitedFlashscore

Talvez por isso o tratamento dado a Sancho tenha sido tão brutal. Há um sentimento de traição em tudo isto. Talvez Sancho não o consiga ver, mas está lá. Para um treinador que se esforça tanto pelos seus jogadores, ter Sancho a comportar-se como se comportou é algo que cortou Ten Hag. É pessoal.

Mas isso ainda não deveria ser suficiente para o treinador mexer nas tradições como fez na semana passada. A fotografia da equipa tem de ser refeita com o Sancho incluído. Isto é mais importante do que duas personalidades. Para um treinador que tenta reconectar este balneário com as raízes do clube, desconsiderar as tradições da foto anual da equipa é simplesmente a decisão errada.