Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Opta elaborou o ranking das ligas: MLS supera a Arábia Saudita

Ronaldo e Messi foram para ligas periféricas
Ronaldo e Messi foram para ligas periféricasProfimedia/AFP
Todos sabem quais são as cinco principais ligas do mundo, mas poucos adivinham a ordem exacta. Com as chegadas de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, o campeonato da Arábia Saudita e a MLS, respetivamente, esperam também subir no ranking.

O Opta Power Rankings determinou quais são as ligas mais fortes. As classificações basearam-se nas equipas que participaram na época de 2023/24.

Não é de surpreender que a Premier League esteja no topo da classificação. O campeonato inglês lidera o topo por uma larga margem, com os 20 clubes participantes na campanha de 2023/24 a terem uma classificação média por equipa de 48,6 e uma classificação média por equipa numa escala de zero a 100 de 87,1 (em que zero é a pior equipa do mundo e 100 é a melhor equipa do mundo). A Premier League é também a equipa com mais equipas no top 10(Manchester City, Liverpool, Arsenal e Manchester United).

A equipa mais mal classificada da Premier League - o Luton Town, 116.º - tem uma classificação superior à de nove clubes da Ligue 1, sete da Serie A, quatro da La Liga e três da Bundesliga antes do início da época 2023/24.

A maioria das pessoas provavelmente esperaria que a Espanha ficasse em segundo lugar, mas a Bundesliga é a segunda liga mais forte com base na classificação média dos seus clubes no Opta Power Rankings. O Bayern de Munique é o campeão alemão em título, em segundo lugar, mas o RB Leipzig (sétimo) e o Borussia Dortmund (10.º) também estão entre os 10 primeiros.

As 10 principais ligas
As 10 principais ligasOpta Power Rankings

A La Liga, ocupam o terceiro lugar. Na liga espanhola, existe a menor diferença entre o clube mais bem classificado (Real Madrid - 93,2) e o mais mal classificado (Las Palmas - 79,6).

"Esta diferença de 13,6 é mais pequena do que na Premier League (18,7), Bundesliga (16,2), Serie A (15,8) e Ligue 1 (16,3)", salienta a Opta.

MLS x Campeonato Saudita

As ligas da Arábia Saudita e dos Estados Unidos despertaram um enorme interesse após as transferências deste verão. Cristiano Ronaldo foi seguido no reino do Golfo por jogadores de topo como Benzema, Mendy, Kanté, Brozovic, Mane e muitos outros.

Apesar de ter uma grande oferta para ir para a Arábia Saudita, Lionel Messi escolheu o Inter Miami, a equipa de David Bechkam na MLS. Para além de Messi, Sergio Busquets e Jordi Alba também fizeram a viagem para a Florida. 

Depois de saber que Lionel Messi aceitou a transferência para a MLS, Cristiano Ronaldo disse que a Saudi Pro League está acima da liga americana. A opinião do português foi discutida por muitos, mas o Opta Power Ranking desmente isso.

"A potência média dos clubes da Major League Soccer é de 73,2, que está acima da média da Saudi Pro League, que é de 70,0. De todas as principais ligas do mundo, isso coloca a MLS em 29.º lugar entre as ligas mais poderosas - sete posições acima da Saudi Pro League (36.ª)", afirma a análise da Opta by Stats Perform.