Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Os pontos de discussão da 11.ª jornada da Premier League: Luis Díaz, Doku e VAR

AFP
O Arsenal está longe de ser o único a exprimir as suas frustrações numa época marcada pela polémica em torno da utilização do VAR
O Arsenal está longe de ser o único a exprimir as suas frustrações numa época marcada pela polémica em torno da utilização do VARAFP
O Manchester City está de volta à liderança da Premier League depois de Arsenal e Liverpool terem sofrido deslizes neste fim de semana. Contudo, ainda falta o Tottenham entrar em ação para defender o primeiro lugar

A polémica derrota do Arsenal com o Newcastle levou o treinador Mikel Arteta a classificar de "vergonhoso" o nível da arbitragem na Premier League.

O Liverpool precisou de um regresso de conto de fadas de Luis Díaz na sua primeira aparição desde que os seus pais foram raptados na sua Colômbia natal para evitar uma derrota surpreendente em Luton.

O Manchester City goleou o Bournemouth, enquanto o Manchester United venceu o Fulham pela margem mínima e aliviou a pressão sobre Erik Ten Hag.

A AFP Sport analisa três pontos de interesse do fim de semana da Premier League.

O conto de fadas de Diaz esconde a frustração do Liverpool

O Luton esteve a segundos de um dos maiores choques da história da Premier League, quando os Hatters venciam o Liverpool por 1-0 a cinco minutos do fim dos acréscimos. No entanto, num final notável, Díaz subiu alto para cabecear para o fundo das redes.

Luis Diaz festeja no final do jogo depois de ter conquistado um ponto para o Liverpool em Luton
Luis Diaz festeja no final do jogo depois de ter conquistado um ponto para o Liverpool em LutonAFP

Os pais do atacante foram capturados por um grupo guerrilheiro no seu país natal em 28 de outubro. A mãe foi resgatada pouco tempo depois, mas o pai continua a ser procurado.

Diaz revelou uma t-shirt com os dizeres "liberdade para o pai" depois de marcar o golo, em cenas emotivas que disfarçaram a frustração do Liverpool com o resultado.

A equipa de Klopp não conseguiu vencer nenhuma das três deslocações a equipas promovidas na época passada e não se pode dar ao luxo de repetir esses deslizes se quiser voltar a estar na luta pelo título esta época.

Doku brilha no City

Jeremy Doku está a desafiar a ideia de que são precisos 12 meses para se adaptar às exigências de Pep Guardiola no Manchester City. O eletrizante extremo belga parece que roubou o lugar Jack Grealish no lado esquerdo do ataque de Guardiola desde que chegou do Rennes em agosto.

No sábado, Doku desfez o Bournemouth em pedaços no Etihad.

O remate desviado abriu as portas do jogo e contribuiu para mais quatro golos do Manchester City, numa altura em que os homens de Guardiola já não contavam com Erling Haaland, que se lesionou no tornozelo ao intervalo.

Até mesmo o treinador catalão admitiu estar surpreso com a facilidade com que o jogador de 21 anos se adaptou à vida na Premier League.

O médio belga #11 Jeremy Doku durante o jogo de futebol da Premier League inglesa entre o Manchester City e o Bournemouth
O médio belga #11 Jeremy Doku durante o jogo de futebol da Premier League inglesa entre o Manchester City e o BournemouthAFP

"É difícil encontrar um jogador hoje em dia com a capacidade de jogar em espaços pequenos e ele é um dos mais rápidos com mais de cinco metros", disse Guardiola: "É incrível como muda o ritmo em cinco metros. Depois disso, quando não é capaz de driblar, toma boas decisões e isso impressiona-me. É por isso que, para mim, ele é um grande, grande futebolista."

VAR de novo no banco dos réus

É provável que Arteta tenha de enfrentar uma ação disciplinar pelo surpreendente discurso, depois de o golo de Anthony Gordon para o Newcastle ter sobrevivido a três verificações diferentes do VAR para detetar possíveis infracções.

Mas os Gunners não recuaram, tendo o clube divulgado um comunicado no domingo a apoiar o seu treinador e a criticar "erros inaceitáveis de arbitragem e de VAR".

Mikel Arteta lançou um discurso surpreendente após a derrota do Arsenal frente ao Newcastle
Mikel Arteta lançou um discurso surpreendente após a derrota do Arsenal frente ao NewcastleAFP

O Arsenal está longe de ser o único a expressar as suas frustrações numa época repleta de controvérsia sobre a utilização do VAR.

O treinador do Liverpool, Jurgen Klopp, pediu que a derrota (1-2) frente ao Tottenham, em setembro, fosse repetida depois de Diaz ter visto um golo erradamente anulado por um erro do VAR, que considerou que o golo tinha sido dado em campo.

Gary O'Neil disse que o Wolves está do lado de Silva após o incidente do penalty do Sheff Utd
Gary O'Neil disse que o Wolves está do lado de Silva após o incidente do penalty do Sheff UtdAFP

Os Wolves têm sofrido mais do que a maioria e foram vítimas de outra decisão altamente controversa que concedeu ao Sheffield United um penálti nos descontos que permitiu aos blades vencer o jogo.

O técnico do Wolves disse que já "desistiu" do nível da arbitragem e que já foi rebaixado duas vezes depois de cometer erros contra os homens de Gary O'Neil nesta temporada.