Os reis dos auto-golos na Premier League: Dunne é líder, o segundo é Škrtel e não Maguire
Richard Dunne
O defesa irlandês passou quase vinte anos na Premier League, jogando por quatro clubes diferentes. Começou no Everton, onde chegou ainda adolescente. Desde o início da temporada 2000/01 até ao verão de 2009, jogou no Manchester City. Depois, representou durante quatro épocas o Aston Villa e esteve no QPR durante dois anos.
Dunne marcou, nada mais, nada menos, do que dez auto-golos na primeira divisão inglesa durante a sua carreira, o que é claramente o número mais elevado. Era conhecido pela sua determinação e dureza. É também o líder, embora não isolado, numa outra estatística interessante, mas negativa. Viu oito cartões vermelhos, o mesmo número que Patrick Vieira e Duncan Ferguson.
Martin Škrtel
O defesa eslovaco partilha a segunda posição, onde três futebolistas têm um total de sete auto-golos. A lenda do futebol da Eslováquia passou nove temporadas em Anfield Road, no Liverpool, e disputou 242 jogos na Premier League. Nestes, somou dezasseis remates certeiros na baliza certa.
Durante a temporada 2013/14, Škrtel estabeleceu um novo recorde de quatro auto-golos numa única temporada, que mais tarde foi igualado por Lewis Dunk (2017/18). Além disso, no período acima mencionado, o jogador natural de Handlová também adicionou um auto-golo pela sua seleção.
Jamie Carragher
Outro antigo jogador do Liverpool que também tem marcou sete auto-golos, tendo marcado apenas três na outra baliza, a correta, na Premier League. Os mais memoráveis são os seus dois auto-golos na derrota contra o Manchester United, mesmo em frente à bancada do Kop. Aliás, foi em Anfield que se marcou o maior número de golos na própria baliza (62). Seguem-se Old Trafford (59) e Stamford Bridge (53).
Carragher foi o primeiro jogador da Premier League a marcar dois auto-golos num jogo no seu próprio estádio. Mais tarde, Michael Proctor, Jonathan Walters e, na última temporada, Wout Faes, imitaram-no. O ídolo do Liverpool disputou 508 partidas pelo clube, 737 no total.
Phil Jagielka
Jogou quinze temporadas ao mais alto nível pelo Sheffield United e pelo Everton, tornando-se o jogador de campo mais velho a marcar um auto-golo, em 2021. No total, registou sete golos na própria baliza.
Curiosamente, em 2006, acabou na baliza dos Blades quando o guarda-redes Paddy Kenny lesionou-se e não havia nenhum guarda-redes no banco. Jogou o resto do jogo, mantendo a baliza a zeros, incluindo uma grande defesa a um remate de van Persie, e o Sheffield United venceu o Arsenal pela primeira vez em 33 anos.
Curiosamente, o maior número de auto-golos na história da Premier League foi marcado por jogadores do Everton: 59. Se está à procura de Harry Maguire nesta lista, está a procurar em vão. Ele marcou "apenas" dois auto-golos.
Fora os defesas, os médios Chris Baird, Jack Cork, bem como os guarda-redes Scott Carson, Rob Green e até o ponta de lança Harry Kane, foram os que mais vezes marcaram na própria baliza: três vezes cada.
O único jogador na história, fora da Premier League, a marcar três auto-golos num só jogo foi o belga Stan Van Den Buys, do Germinal Ekeren, em 1995, num jogo contra o Anderlecht.
Os outros nomes que se seguem na lista:
Wes Brown (Manchester United, Sunderland): 6 auto-golos
Frank Sinclair (Chelsea, Leicester): 6 auto-golos
Jonny Evans (Manchester United, Sunderland, WBA, Leicester): 6 auto-golos
Lewis Dunk (Brighton): 6 auto-golos
Ryan Shawcross (Stoke City): 6 auto-golos