Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pep Guardiola: "Há dúvidas incríveis a pairar na minha cabeça"

Pep Guardiola com o troféu da Liga dos Campeões que ganhou com o Manchester City
Pep Guardiola com o troféu da Liga dos Campeões que ganhou com o Manchester CityProfimedia
Pep Guardiola (52 anos) surpreendeu os jornalistas presentes na conferência de imprensa no Japão ao s,orrir quando lhe perguntaram se se considerava o melhor treinador de todos os tempos. Apesar de ter conquistado o triplete histórico com o Manchester City, o treinador espanhol revelou que tem muitas dúvidas na sua cabeça.

Sem excesso de confiança

Sob o comando do espanhol, o Manchester City tornou-se a segunda equipa inglesa, depois do rival Manchester United, a conquistar a Liga dos Campeões, a Premier League e a Taça de Inglaterra na mesma época. No entanto, Guardiola disse, depois de chegar ao Japão para a digressão de pré-temporada, que não era um Deus, quando lhe perguntaram se era o melhor treinador da história.

"Há dúvidas incríveis a pairar na minha cabeça. Quando tive algum sucesso na minha carreira, disse muitas vezes que estive no Barcelona com jogadores que conheço perfeitamente. No Bayern Munique também. Agora no City... Sim, estamos a construir e a fazer algo de incrível que eu não esperava quando chegámos", respondeu, desviando a ideia de ser o melhor de todos os tempos.

Passo a passo

Desde 2012, o City conquistou sete títulos da Premier League - incluindo cinco nas últimas seis temporadas sob a tutela do técnico espanhol. Em junho, o clube conquistou o primeiro triunfo na competição de clubes mais prestigiada da Europa ao derrotar o Inter Milão por 1-0, em Istambul.

Pep Guardiola alertou para o facto de que, no futebol, ninguém pode ter a certeza de nada.

"Agora não estou a pensar em títulos ou coisas do género", sublinhou.

"Vamos passo a passo. No domingo temos o nosso primeiro jogo e veremos o que nos traz o final da janela de transferências, que tipo de equipa podemos manter ou formar", acrescentou o o treinador de 52 anos.

Sem descansar

Na mesma linha, o central Nathan Aké também falou ao lado de Guardiola. O neerlandês insistiu que o técnico não deixará nenhum dos seus jogadores descansar sobre os louros.

"É claro que a última temporada foi ótima para todos nós, mas também sabemos que o futebol está sempre a mudar", disse o central de 28 anos. 

"A última temporada ficou no passado, todos nós temos a mentalidade de voltar a jogar e a ganhar", acrescentou.

Futuro de Walker e Cancelo

Guardiola não fugiu às perguntas sobre o atual plantel e, em particular, sobre a possível transferência de Kyle Walker. Nas últimas semanas, o Bayern Munique tem demonstrado interesse no jogador. A permanência do experiente lateral no City está em aberto.

"Quero o melhor para os meus jogadores. Falei com o Kyle e está tudo bem. Veremos o que acontece. Não posso dizer nada porque ele ainda está a pensar nisso", acrescentou o treinador espanhol.

Pep Guardiola, de resto, também se recusou a dar garantias sobre o português João Cancelo, que passou o final da última temporada emprestado ao Bayern.

"O João foi muito importante para nós no passado. Ele está de volta e faz parte do grupo. Vamos ver o que acontece", concluiu Guardiola.