Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pontos de discussão da Premier League: A semana para esquecer de Pep e a alta voltagem dos Reds

AFP
O treinador espanhol Pep Guardiola senta-se no banco de suplentes antes do jogo de futebol da Premier League inglesa entre o Bournemouth e o Mancheste
O treinador espanhol Pep Guardiola senta-se no banco de suplentes antes do jogo de futebol da Premier League inglesa entre o Bournemouth e o ManchesteJUSTIN TALLIS / AFP
O campeão Manchester City perdeu a liderança da Premier League após a primeira derrota no campeonato desde dezembro de 2023.

O Liverpool beneficiou do deslize do City e assumiu a primeira posição, enquanto o Arsenal voltou a perder, de forma surpreendente para o Newcastle.

A AFP Sport analisa os três pontos mais importantes do fim de semana:

A semana para esquecer do Man City

Derrotado pelo Tottenham na Taça da Liga na quarta-feira, o abatido treinador do City, Pep Guardiola, usou um tom ameaçador ao classificar a crise de lesões da sua equipa como uma "emergência" antes da viagem a Bournemouth no sábado.

O mau humor de Guardiola foi o prenúncio de um resultado surpreendente, já que a vitória do Bournemouth por 2-1 deu aos campeões a primeira derrota no campeonato desde que perderam com o Aston Villa em dezembro de 2023. O fim da série invicta de 32 jogos no campeonato aconteceu com a ausência de John Stones e Ruben Dias de uma defesa improvisada que foi ultrapassada pelos marcadores do Bournemouth, Antoine Semenyo e Evanilson.

Josko Gvardiol, um dos vários jogadores que entraram em campo apesar de estar em dúvida, marcou o segundo golo do City nos últimos minutos. Mas Guardiola está preocupado com uma exibição letárgica que sugeriu que a sua equipa, cansada, já tinha atingido uma barreira.

Classificação do City
Classificação do CityFlashscore

As estrelas do City, Kevin De Bruyne e Jeremy Doku, só estiveram no banco e os defesas Manuel Akanji e Nathan Ake estavam ambos a menos de 100%, como provaram as suas fracas exibições.

"Manu e Nathan não estavam em boas condições. Até ao último momento não sabia que o Nathan podia jogar, mas ele disse que queria tentar. Durante a época, por vezes, este tipo de coisas acontece mais do que noutras épocas. Temos de lidar com isso. As pessoas vão voltar e, mais cedo ou mais tarde, a equipa vai voltar", disse Guardiola.

O Arsenal volta a tremer

William Saliba insiste que o Arsenal pode recuperar de uma péssima sequência que ameaça transformar em cinzas a candidatura ao título. Os gunners perderam por 1-0 em Newcastle no sábado, caindo para o quinto lugar, a sete pontos do líder.

Os comandados de Mikel Arteta não vencem há três jogos e ganharam apenas três vezes nas últimas oito partidas para o campeonato. Nem mesmo o regresso do defesa francês Saliba conseguiu revitalizar o Arsenal, que foi derrotado pelo golo de Alexander Isak, aos 12 minutos.

Olhando para as futuras viagens a Milão para enfrentar o Inter na Liga dos Campeões e a Stamford Bridge, para defrontar o Chelsea, Saliba comentou: "Na próxima semana, temos dois grandes jogos para ganhar. Penso que o conseguiremos se dermos tudo por tudo. Com o Inter vai ser um grande jogo. Se ganharmos, voltamos a ter confiança e temos de conseguir. Todos queremos jogar grandes jogos como estes".

Liverpool mostra força

Arne Slot acredita que o aço do Liverpool vai mantê-los em boa posição na corrida pelo título depois de um triunfo suado contra o Brighton por 2-1, em Anfield, no sábado. A equipa de Slot ficou em desvantagem depois do belo golo de Ferdi Kadioglu, com Georginio Rutter e Danny Welbeck a desperdiçarem oportunidades de aumentar a vantagem do Brighton.

Mas o Liverpool esteve diferente na segunda parte, com dois golos em três minutos de Cody Gakpo e Mohamed Salah a serem decisivos. Com o triunfo, os Reds chegaram a oito vitórias em 10 jogos no campeoanto no início da era Slot e o ex-treinador do Feyenoord ficou impressionado com a força mental dos jogadores.

Depois da recuperação na semana passada, no empate 2-2 com o Arsenal, os jogadores voltaram a esforçar-se para conquistar um resultado importante.

"O que me agrada é que, na semana passada, estivemos duas vezes a perder por um golo contra o Arsenal, por 1-0 e 2-1, e nas duas vezes conseguimos recuperar. Neste jogo, estávamos a perder por 1-0 ao intervalo - acho que merecíamos - e depois voltámos muito fortes contra uma equipa de qualidade, da forma como o fizemos, o que me dá muita confiança", disse Slot.