Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Porque é que o futebol brasileiro está ansioso para que o Chelsea esteja pronto para receber Estevão

Estêvão William muda-se do Palmeiras para o Chelsea na próxima época
Estêvão William muda-se do Palmeiras para o Chelsea na próxima épocaProfimedia/Flashscore
A taxa foi acordada. O dinheiro foi depositado. Mas o Palmeiras ainda está a fazer a sua parte. Quando Estêvão Willian chegar a Londres, em julho, o Chelsea terá um jogador pronto para ser titular - mesmo com apenas 18 anos.

Faz apenas alguns meses que Palmeiras e Chelsea concordaram em fazer de Estêvão a transferência mais rica do futebol brasileiro, mas as mudanças já são percetíveis - e significativas. Desde que foi vendido, o jovem de 17 anos não só conquistou sua primeira convocatória para a seleção brasileira, como também superou o seu herói e astro do Real Madrid, Vinicius Jr.

Além dos elogios da imprensa local, a mudança física de Estevão também chama a atenção. O desenvolvimento natural de Estevão foi acelerado pela insistência do Palmeiras em seguir um rigoroso plano alimentar. E os resultados já estão a aparecer: em poucos meses, o jovem ganhou três quilos. A decisão foi tomada por recomendação do treinador português Abel Ferreira, que se preocupou com a baixa estatura do jogador quando foi promovido aos treinos no ano passado.

A nutricionista do clube, Mirtes Stancanelli, conduziu o programa de treino e está satisfeita com os resultados.

"Ele sabia que precisava ganhar um pouco mais para suportar os jogos, treinos, etc., principalmente na fase de recuperação, que era um pouco mais curta, devido à estrutura corporal e ao metabolismo dele", disse Stancanelli recentemente à ESPN Brasil.

"Nesse sentido, ele foi ganhando aos poucos, entendendo isso, teste de peso atrás de teste de peso, e se não me engano, foram 3kg a mais até agora, porque estamos a ir devagar com ele. Desses 3kg, houve um pequeno aumento do percentual de gordura, que é fundamental, e o ganho de massa. E não é que ele começou esse caminho do nada, ele não foi obrigado a fazer isso de repente. Com o tempo, ele foi vendo as conquistas que tinha, não só dentro de campo, mas também em termos de alimentação melhor, alimentos que ele nunca comia antes, a gente trabalhou e treinou ele nisso", acrescentou.

Como dizemos, o Palmeiras está a fazer a sua parte. O clube sabe que Estêvão acabará por sair, mas ele ainda é um jogador valioso para o momento. Entre o Palmeiras e a seleção brasileira, Estevão disputou 43 partidas, marcou 15 golos e fez dez assistências. E ainda faltam sete meses para completar 18 anos.

Para muitos dentro do futebol brasileiro, o entusiasmo é real. É verdadeiro. Estevão é o melhor jogador que eles viram surgir desde Neymar no Santos, em meados dos anos 2000. Certamente o seu agente, André Cury, acredita nisso. De facto, o antigo olheiro sul-americano do Barcelona (prova suficiente da importância deste negócio para o Chelsea), está convencido de que Estevão está à frente do capitão do Brasil com a mesma idade.

"100%", declarou Cury poucos dias após o anúncio da contratação de Estêvão pelo Chelsea. 

"Ele tem qualidade, talento, velocidade, mudança de direção, inteligência. De facto, se pegarmos no Neymar com a idade dele, ele está acima do que o Neymar era. Aos 17 anos, o Estevão joga melhor futebol do que o Neymar aos 17 anos. Se ele vai atingir o mesmo pico de Neymar, só saberemos com o tempo", afirmou.

O selecionador do Brasil, Dorival Jr., embora relutante em fazer a mesma comparação, ofereceu algum incentivo sobre o tipo de personalidade futebolística que o Chelsea receberá no próximo ano. Depois de estrear Estêvão na vitória sobre o Equador, nas eliminatórias para o Mundial, Dorival foi questionado sobre as semelhanças entre Neymar, agora no Al Hilal, e o mais novo internacional do Brasil.

"Raramente faço comparações que coloquem dois atletas juntos, em qualquer modalidade", começou.

"Não consigo fazer isso... Para mim, cada um deles tem as suas particularidades. O Neymar é diferente. Também vejo qualidades no Estevão, que tem de ser tratado com cuidado. Tem de manter uma atitude profissional, estar interessado e continuar a procurar correções. Ele tem qualidade natural, isso é inegável. Isso (trabalhar e procurar melhorar) vai fazer com que ele dê um salto de qualidade ainda maior. Espero que ele possa desenvolver tudo isso e ter uma carreira brilhante como a que (Neymar) mencionou", acrescentou o selecionador brasileiro.

Mas e o homem, ele mesmo? Para Neymar, Estêvão é uma garantia brasileira.

"Ele é o melhor talento que está a surgir no futebol brasileiro hoje. Acho que ele vai ser um gênio", afirmou o ex-jogador do Barcelona - e isso foi antes da revelação de Estevão na seleção brasileira.

"Fiquei muito feliz pelo meu ídolo ter dito isso", disse Estêvão depois da sua primeira convocatória para a seleção brasileira. 

"Ele é um tipo que, para nós, mais jovens, é uma referência, uma classe extra, o que ele fez no Brasil e em outras seleções é muito difícil de fazer. (Neymar é) um jogador que a gente admira, tenta fazer o que ele faz dentro de campo. É muito gratificante saber que o meu esforço está a ser reconhecido dia após dia. Cada dia que passa sou mais fã dele. Jogar no Brasil não é fácil, há muita pressão, muitas críticas... Ele é um cara que eu admiro muito pela forma como ele lida com isso, é importante. Nós crescemos a vê-lo. Espero estar com ele um dia", acrescentou Estêvão.

Essa perspetiva, como o próprio Neymar disse, é uma aposta tão certa quanto possível no futebol. E, como Cury insistiu, não havia hipótese de Estevão, nem o Palmeiras, permitirem que as coisas deslizassem depois que o dinheiro do Chelsea fosse depositado no banco.

"Ainda rimos juntos sobre isso", disse o agente do adolescente.

"Estêvão vai manter o seu desempenho. Ele vai jogar bem, ele não sente isso. Sempre gostou da bola e vai jogar sempre bem. Até ao Mundial de Clubes, ele vai representar muito bem o Palmeiras", garantiu.

Depois, em julho, Estêvão tornar-se-á formalmente jogador do Chelsea. Mesmo com 45 milhões de euros em caixa e mais 16 milhões de euros em bónus (o que é certo dentro de 18 meses, diz Cury), o Palmeiras está a cumprir a sua parte do acordo.

O melhor desde Neymar? Com Estêvão Willian, o Chelsea está prestes a receber uma garantia virtual - e o futebol brasileiro espera estar preparado para isso.