Premier League ao rubro quando chega a fase das decisões
A crise repentina do Liverpool faz com que Arsenal e Manchester City repitam o duelo da temporada passada, mas desta vez os comandados de Mikel Arteta não pretendem desistir tão cedo. O Arsenal, que recebe o Bournemouth no sábado, tem um ponto de vantagem sobre o Manchester City a três jornadas do fim, embora a equipa de Pep Guardiola tenha um jogo por disputar
Quando o Manchester City começar a jogar contra o Wolves no sábado, já poderá estar a quatro pontos dos Gunners, embora os Citizens se tenham saído muito bem sob pressão até agora. O Arsenal desafiou-os no fim de semana passado com uma vitória fora de casa por 3-2 sobre o Tottenham, mas o Manchester City respondeu algumas horas mais tarde com uma vitória por 2-0 sobre o Nottingham Forest, embora tenha estado longe de estar ao seu melhor nível nesse jogo.
Erling Haaland regressou de lesão e marcou o seu segundo golo para os campeões em título, aumentando as hipóteses de uma quarta conquista consecutiva do campeonato inglês por uma equipa.
Embora o Arsenal seja favorito no confronto com o Bournemouth, não precisa de ser lembrado da ameaça que o clube da costa sul representa. No passado, o Bournemouth chegou a ter uma vantagem de 2-0 no Emirates Stadium, mas o Arsenal reagiu e venceu o jogo por 3-2, com um golo no sétimo minuto dos descontos de Reiss Nelson.
Foi um resultado que acabou por se revelar inútil e não conseguiu conquistar o campeonato nacional, mas não parece ser esse o caso desta vez e é muito provável que os londrinos conquistem um conjunto de nove pontos nas últimas três rondas. Depois do jogo contra o Bournemouth, ainda terão pela frente o Manchester United, fora, e o Everton, em casa.
Embora o Arsenal não vá encarar o Bournemouth de ânimo leve, o Manchester City estará atento, uma vez que o Wolves foi a primeira equipa a vencê-lo no campeonato esta época - foi por 2-1 no Estádio Molineux.
O Liverpool, que está a cinco pontos para o Arsenal depois de uma derrota com o Everton e um empate com o West Ham, vai tentar voltar ao caminho das vitórias com um confronto contra o Tottenham no penúltimo jogo em casa sob o comando de Juergen Klopp.
O Tottenham esperava que a Premier League tivesse um representante a mais na Liga dos Campeões na próxima temporada, mas essas esperanças foram frustradas depois que se descobriu que foi a Bundesliga que conseguiu mais um lugar na competição de elite.
O conjunto do Norte de Londres está a sete pontos do quarto classificado Aston Villa na tabela e, apesar de terem mais dois jogos para disputar, a derrota em Anfield deverá significar que terão de se contentar com a participação na Liga Europa.
A luta pela manutenção também continua, com Nottingham, Luton e Burnley ainda envolvidos após a despromoção do Sheffield United.
O Burnley, que está em segundo lugar na tabela, perdeu apenas um dos seus últimos oito jogos na Premier League e é uma equipa em forma que terá dificuldades em marcar golos contra o Newcastle United.
O Luton tem apenas uma vitória nos seus últimos 14 jogos, mas a vitória de sexta-feira em casa contra o Everton, agora seguro, fará com que a equipa saia da zona de despromoção, ultrapassando o Nottingham Forest, que terá de vencer o Sheffield United no sábado.