Premier League: Arsenal não aproveita deslize do Liverpool e perde com Aston Villa (0-2)
Arsenal 0-2 Aston Villa
Ambas as equipas entraram no jogo animadas depois de os vizinhos na tabela terem perdido pontos no início do fim de semana. O Arsenal esperava voltar à liderança e foram os Gunners que tiveram as primeiras oportunidades, com Kai Havertz a mostrar-se perigoso. Primeiro, o alemão viu um remate à entrada da área ser defendido por Emiliano Martínez, antes de criar espaço na área para Gabriel Jesus cabecear livremente à entrada da área, mas o brasileiro não conseguiu acertar no alvo depois de ter sido escolhido por Bukayo Saka.
O brasileiro não conseguiu acertar no alvo depois de ter sido escolhido por Bukayo Saka, que recebeu um excelente passe de Martin Ødegaard e rematou para o fundo das redes. O Villa esteve nas cordas durante grande parte da primeira parte, mas enquanto o Arsenal se esforçava por fazer valer o seu domínio, os homens de Unai Emery começavam a criar aberturas no contra-ataque. Ollie Watkins quase marcou, mas o seu remate saiu por cima da trave. Leandro Trossard teve a melhor oportunidade da primeira parte, depois de Jesus ter cruzado a bola para a área, mas o belga foi travado pelos pés de Martínez, ex-Arsenal.
O Arsenal foi o segundo melhor no reatamento, com o Villa a conseguir manter a posse de bola. Os adeptos da casa sentiram a mudança de ritmo e tentaram dar o seu melhor para incentivar os anfitriões, mas os adeptos quase tiveram um momento de choque depois de Oleksandr Zinchenko ter sido derrubado na sua própria área e Youri Tielemans ter desferido um remate estrondoso que embateu na barra e no poste. Mikel Arteta teve de recorrer ao seu banco de suplentes para tentar voltar a dar força à sua equipa, mas, apesar das alterações, foi o Villa que marcou o primeiro golo aos 84 minutos. Os Gunners não conseguiram afastar um escanteio, e a bola cruzada por Lucas Digne escapou da defesa do Arsenal, permitindo que Leon Bailey aparecesse na linha de fundo para chutar para o gol de um ângulo apertado.
A vitória foi garantida minutos depois, após um canto cobrado pelo Arsenal, quando Watkins partiu para o ataque e chutou com maestria a bola por cima de David Raya, garantindo três pontos vitais para o Villa na briga pelo topo da tabela e também para a disputa pelo título. O Villa tem agora três pontos de vantagem sobre o Tottenham, enquanto o Arsenal está em segundo lugar, a dois pontos do líder e atual campeão Manchester City.