Premier League: Arsenal olha com esperança para Marco Silva travar Manchester City
Os Gunners de Mikel Arteta, que viajam ao Manchester United, têm um ponto de vantagem no topo da tabela a duas jornadasdo fim, mas os comandados de Pep Guardiola têm um jogo a menos.
O Nottingham Forest dará um grande passo em direção à segurança se vencer o Chelsea, que está em boa forma e luta contra o Newcastle e o Manchester United por um lugar nas competições europeias.
A AFP Sport analisa três pontos de discussão antes da ação.
Arsenal agarrado à esperança de um deslizedo City
Quando a lista de jogos de 2023/24 foi divulgada, a viagem de domingo ao Manchester United parecia uma tarefa complicada para o Arsenal, mas não é o que parece agora. Os Gunners, que perseguem o seu primeiro título da Premier League em 20 anos, deverão ter sido desalojados do topo da tabela quando derem o pontapé de saída em Old Trafford, no domingo.
Isso porque o Manchester City, segundo classificado e em busca do quarto título consecutivo da Premier League, joga no dia anterior contra o Fulham. O City está invicto contra a equipa londrina há 21 jogos em todas as competições.
O Arsenal está confiante de que pode derrotar uma equipa do United, que parece cada vez mais provável que não tenha acesso ao futebol europeu na próxima época, depois da sua embaraçosa derrota por 4-0 contra o Crystal Palace na segunda-feira.
O jogo do City é na próxima semana, contra o Tottenham, onde nunca marcou um golo sequer no campeonato, mas a boa forma dos Spurs abandonou-os e Erling Haaland está de volta ao seu melhor. O Arsenal, com uma diferença de golos superior, precisa que o City tropece, mas os sinais não são promissores.
Newcastle e Chelsea lutam pela Europa
O Newcastle e o Chelsea estão a lutar por um lugar europeu no final da época, ajudados pela queda do Manchester United.
O Newcastle de Eddie Howe está na pole position para conquistar uma vaga na Liga Europa ou na Liga Conferência, dependendo dos resultados das últimas rodadas da Premier League e da final da Taça da Inglaterra entre Manchester City e Manchester United.
Poderá mesmo terminar em quinto lugar se o Tottenham continuar a implodir. O sexto classificado Newcastle, que recebe o Brighton no sábado, ganhou cinco dos últimos sete jogos do campeonato.
O Chelsea, que vem de uma vitória no sábado contra o Brighton, venceu cinco dos últimos sete jogos no campeonato.
Os comandados de Mauricio Pochettino viajam ao Nottingham Forest, ameaçado pelo rebaixamento, sabendo que uma vitória manterá vivas as esperanças de uma vaga na Europa.
Forest de olho na segurança após campanha turbulenta
O Nottingham Forest ficou a saber nesta semana que o recurso contra a punição de quatro pontos por violar as regras financeiras da Premier League não foi bem-sucedido, mas ainda está perto de garantir a segurança na primeira divisão.
Se o Forest fizer melhor que o resultado do Luton contra o West Ham, estará à beira de garantir o terceiro ano consecutivo na primeira divisão. Esta tem sido uma temporada de montanha-russa para o Forest, que foi acusado de conduta imprópria pela Associação de Futebol no início deste mês, depois de o clube ter criticado o VAR Stuart Attwell nas redes sociais após a derrota para o Everton.
O treinador do Forest, Nuno Espírito Santo, disse que "já seguiu em frente" após o fracasso do recurso sobre a dedução de pontos.
O clube é favorito para evitar a descida, mas se os resultados forem contra eles este fim de semana, podem ainda enfrentar uma disputa pela sobrevivência com o Burnley no último fim de semana.