Premier League: Arteta vence o mestre Guardiola (1-0), Liverpool não passa em Brighton (2-2)
Arsenal 1-0 Manchester City
Mikel Arteta conquistou finalmente a primeira vitória de sempre enquanto treinador sobre o Manchester City na Premier League, com o golo tardio de Gabriel Martinelli a garantir ao Arsenal uma vitória por 1-0 sobre os campeões, condenando os homens de Pep Guardiola à segunda derrota consecutiva na liga pela primeira vez desde dezembro de 2018.
A equipa de Guardiola começou por assumir o controlo do jogo no Emirates Stadium, com Joško Gvardiol e Nathan Aké em destaque antes de o Arsenal dar sinais de estar preparado.
Mesmo com a determinação dos Gunners em pôr fim a uma série de 12 derrotas em confrontos diretos na Premier League, o nervosismo permaneceu no início do jogo, e foi exemplificado por David Raya, que teve a sorte de ver a bola bater na rede lateral aquando de um remate de Julián Álvarez.
Sem Bukayo Saka, Martinelli saltou do banco de suplentes no intervalo e deu imediatamente mais energia aos anfitriões. O internacional brasileiro viria a mesmo a ser decisivo para as contas finais ao anotar o golo da vitória, aos 87 minutos.
Brighton 2-2 Liverpool
O Brighton lançou mais um jovem. Carlos Baleba, que chegou do Lille no verão, fez a sua estreia pela equipa principal dos seagulls na Premier League. O camaronês tornou-se o quinto teenager do clube a atuar na atual temporada da PL (Ferguson, Enciso, Buonanotte, Hinshelwood).
O jovem avançado Simon Adingra inaugurou o marcador com o seu segundo golo no campeonato, ao aproveitar o cruzamento dos visitantes e a posição mais elevada de Alisson. No entanto, Mohamed Salah respondeu, dando a volta ao marcador ao intervalo. No décimo terceiro jogo frente ao Brighton, o egípcio já entrou na lista de marcadores por oito vezes, somando seis assistências. Só contra os red devils esteve envolvido no mesmo número de golos (14).
O golo inaugural foi assistido por Núñez, para quem foi a quinta assistência. O defesa Lewis Dunk empatou a partida a 2-2 com o seu primeiro golo da época, assistido por Solly March, que fez a sua primeira assistência na presente temporada.
Este último esteve diretamente envolvido em quatro dos últimos cinco remates à baliza do Brighton pelo Liverpool (2+2). Apenas o Bournemouth e o Burnley (9) sofreram mais golos na primeira parte do que o Liverpool (7) esta época. No entanto, o Liverpool não perde há 126 jogos consecutivos na PL quando está a ganhar ao intervalo (116 vitórias, 11 empates).
West Ham 2-2 Newcastle
O West Ham começou bem, Tomas Soucek abriu o marcador com o seu quarto golo nos últimos seis jogos. Emerson registou a sua primeira assistência na Premier League e apenas a sua terceira no total desde 13 de outubro do ano passado. No entanto, no arranque da segunda parte, Alexander Isak deu a volta ao resultado no espaço de quatro minutos.
O sueco tem seis golos no campeonato, marcando pela quinta vez nos últimos cinco jogos competitivos.. O defesa Trippier contribuiu para o segundo golo com a sua quinta assistência nos últimos quatro jogos. Mohammed Kudus salvou o empate para os hammers com o seu golo de estreia na Premier League.
O golo foi marcado por Vladimir Coufal, para quem foi uma assistência no quarto jogo consecutivo. O Newcastle terminou uma série de quatro vitórias, mas não perde há sete jogos consecutivos. O guarda-redes eslovaco Martin Dúbravka voltou a ficar apenas no banco de suplentes.
Wolverhampton 1-1 Aston Villa
O avançado Hee-Chan Hwang confirmou a sua excelente forma, marcando em cada um dos últimos três jogos competitivos, com quatro golos nos últimos cinco duelos. Ele tem cinco remates certeiros nesta época da Premier League, seis no total. No último ano e meio, desde que chegou ao Wolves, marcou nove golos. Cinco dos nove golos do Wolves no campeonato até agora foram assistidos pelo internacional português Pedro Neto.
Mas apenas dois minutos depois, o defesa espanhol Pau Torres empatou para o Aston Villa com o seu golo de estreia. No final, Lemina viu o cartão vermelho e o 1-1 manteve-se até ao apito final.