Premier League: Clubes preparam-se para pedir indemnização se o City for condenado
Os clubes não têm permissão para processar uns aos outros nos tribunais, de acordo com as normas da Premier League. No entanto, podem pedir indemnização.
Em setembro, o Manchester City foi acusado de 115 delitos, sendo 80 violações de regras financeiras da liga, entre 2009 e 2018, e de obstruir a investigação do caso (35 delitos).
Os Sky Blues tornaram-se um dos clubes de futebol mais bem-sucedidos do mundo desde que o Sheikh Mansour bin Zayed al-Nahyan, membro da família real dos Emirados Árabes, assumiu o controle em 2008.
O clube venceu 8 dos últimos 13 campeonatos ingleses e, este ano, estabeleceu um recorde ao vencer a liga pelo quarto ano consecutivo. No ano passado, o clube venceu a Liga dos Campeões pela primeira vez.
Este recorde foi contestado por adeptos adversários, que alegam que o City cometeu delitos em termos financeiros e, de forma criativa, mas ilegal, usou enormes quantias de dinheiro para obter uma vantagem desportiva.
A Premier League tornou públicas as alegações já em fevereiro do ano passado, mas o processo de levar o caso a uma comissão independente tem se arrastado. Se o Manchester City for considerado culpado das infrações, o clube corre o risco de ter pontos reduzidos ou de ser despromovido. Potencialmente, também poderia correr o risco de ter os títulos retirados pelo período em que as infrações ocorreram.
O julgamento é esperado para 2025, mas, se o clube for culpado e recorrer, a apelação pode esticar o processo em mais alguns anos.