Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Premier League: Dois neerlandeses a lutar entre a elite de Inglaterra

Joey Keizer
O Ten Hag e o Slot também se defrontaram na pré-época
O Ten Hag e o Slot também se defrontaram na pré-épocaProfimedia, Greg Atkins/CSM
Manchester United e Liverpool defrontam-se no domingo à tarde, às 16:00, na terceira jornada da Premier League. Trata-se de um confronto entre dois treinadores neerlandeses, Erik ten Hag e Arne Slot, pelo topo do futebol em Inglaterra

Ten Hag já iniciou a sua terceira época em Manchester. Em quatro épocas no Ajax, Haaksberger conquistou três títulos nacionais e esteve perto da final da Liga dos Campeões com os Amsterdammers.

No United, as coisas nem sempre correm bem para Ten Hag. Na época passada, a equipa terminou em oitavo lugar, a classificação final mais baixa desde a criação da Premier League. Durante muito tempo, parecia que teria de sair, mas os proprietários do United decidiram dar-lhe outra oportunidade.

A razão para tal prende-se, em grande parte, com o facto de Ten Hag ter ganho a Taça de Inglaterra na época passada. Além disso, na sua primeira época, o técnico neerlandês levou o clube ao terceiro lugar na Premier League e ganhou a Taça da Liga.

A pressão será intensa no United após a derrota por 2-1 com o Brightonna semana passada. O clube venceu o Fulham (1-0) na primeira ronda.

O Ten Hag não poderá contar com Rasmus Hojlund, que continua lesionado. Os internacionais ingleses Luke Shaw e Mason Mount também não estarão presentes no sábado. O mesmo acontece com Tyrell Malacia, Victor Lindelof e o reforço Leny Yoro.

Bruno Fernandes é o principal homem do Manchester, mas o médio português ainda não atingiu a sua melhor forma esta época. Apesar de Fernandes criar muito, a equipa está com dificuldades em finalizar.

O internacional luso começou os dois primeiros jogos na frente, e o reforço, Joshua Zirkzee, teve de se contentar com aparições vindas do banco. Contra o Fulham, o neerlandês foi o autor do golo, mas contra o Brighton não conseguiu fazer a diferença.

Com a titularidade de Zirkzee, Fernandes poderá jogar na sua posição habitual no meio-campo. O neerlandês será certamente uma opção para Ten Hag, dada a lesão de Mount.

Manuel Ugarte, transferido esta semana do Paris Saint-Germain, continua de fora da equipa do United contra o Liverpool.

A sorrir

Slot teve um bom começo até agora no Liverpool, onde sucedeu ao lendário Jürgen Klopp. Nas sete épocas em que o alemão esteve no Liverpool, o clube conquistou o primeiro título do campeonato em 30 anos e a Liga dos Campeões.

É uma tarefa difícil, mas até agora Bergentheimer tem-se saído bem. O Liverpool venceu os dois primeiros jogos do campeonato, em casa contra o Ipswich e fora contra o Brentford, ambos por 2-0.

Slot sabe o que é ganhar prémios. Em três anos no Feyenoord, ganhou um título de campeão e uma Taça dos Países Baixos. Também chegou à final da Liga da Conferência com os Rotterdammers.

Até agora, o treinador não está a fazer nada de estranho e os seus jogadores parecem adaptar-se bem ao estilo de jogo de Slot.

Mohammed Salah tem estado em excelente forma, com dois golos e uma assistência nos dois primeiros jogos. Se as coisas não correrem bem para o rei egípcio, Slot pode recorrer a um banco de reservas profundo, que inclui Cody Gakpo, Darwin Nunez e, a partir desta semana, Federico Chiesa, que chegou da Juventus por míseros 12 milhões de euros.

No entanto, as chances do italiano jogar contra o United não são tão altas, já que ele chegou há pouco tempo e ainda não tem minutos oficiais. Curtis Jones também estará ausente por lesão. De resto, Slot tem um plantel totalmente apto.

Slot deverá voltar à formação que lhe valeu a sua segunda vitória da época. Assim, Diogo Jota será titular na frente e Ryan Gravenberch terá um lugar no meio-campo.

Siga o Manchester United - Liverpool no Flashscore