Premier League: Foden e Palmer ganham prémios de Jogador do Ano do sindicato de jogadores
É a primeira vez, desde a época de 2009/10, que ambos os prémios são atribuídos a jogadores ingleses. De resto, nota ainda para a ausência de portugueses no onze do ano.
A excelente campanha de Foden, que marcou 19 golos em 35 jogos da Premier League, desempenhou um papel fundamental no histórico tetracampeonato do City. Com apenas 23 anos quando terminou a campanha passada, tornou-se o jogador mais jovem a conquistar seis campeonatos.
"Ganhar este prémio é algo de muito especial, pelo qual me sinto muito orgulhoso e grato. Ser reconhecido desta forma pelos nossos colegas significa tudo e gostaria de agradecer a todos os que votaram em mim. Também quero agradecer especialmente ao Pep (Guardiola), aos treinadores do City e a todos os meus colegas de equipa, que me ajudam a tentar melhorar todos os dias", afirmou Foden.
Foden está de olho na quinta Premier League consecutiva, depois de o City ter iniciado a defesa do título com uma vitória por 0-2 sobre o Chelsea no domingo.
"A época passada foi muito especial para todos no clube, mas agora estamos concentrados em tentar alcançar mais sucesso nesta época", afirmou.
Foden também ganhou o prémio de melhor jogador da temporada 2023/24 atribuído pela Premier League e foi nomeado futebolista do ano pela Associação de Jornalistas de Futebol inglesa. O médio nascido em Stockport juntou agora o troféu de Jogador do Ano da PFA à sua coleção, depois de ter ganho duas vezes o prémio de Jovem Jogador.
Foden superou a forte concorrência dos companheiros de equipa do City, Erling Haaland e Rodri, bem como de Palmer, do Chelsea, Martin Odegaard, do Arsenal, e Ollie Watkins, do Aston Villa.
Embora Palmer tenha ficado de fora do prémio principal, a sua impressionante época de estreia no Chelsea foi recompensada com o prémio de Jovem Jogador do Ano.
Com 22 golos em 34 jogos na Premier League, o jogador de 22 anos conseguiu um lugar na seleção inglesa para o Euro-2024, onde marcou um golo na final.
Palmer derrotou Bukayo Saka, do Arsenal, Kobbie Mainoo e Alejandro Garnacho, do Manchester United, Michael Olise, ex-jogador do Crystal Palace, e João Pedro, do Brighton, pelo prémio.
Nas categorias femininas, Khadija Shaw , do Manchester City, ganhou o prémio de Jogadora do Ano, enquanto Grace Clinton, do Manchester United, foi eleita a Jovem Jogadora do Ano.