Premier League: Leeds e Leicester descem, Aston Villa rouba Europa ao Tottenham
Brentford 1-0 Manchester City
Última festa para o Manchester City antes de duas finais. Equipas com várias mudanças, pouco em jogo e, por isso, um jogo com menos interesse. Ethan Pinnock acabou por marcar o golo a cinco minutos do fim, encerrando a melhor época de sempre do Brentford, que terminou na metade superior da tabela mas sem atingir as competições europeias.
Arsenal 5-0 Wolverhampton
No último jogo da temporada, o vice-campeão inglês queria terminar em alta diante dos seus adeptos. Granit Xhaka deu conta do recado, marcando dois golos no primeiro quarto de hora, antes da pequena jóia de Saka. Gabriel Jesus e Jakub Kiwior também marcaram. Os Gunners golearam o Wolverhampton, com os portugueses José Sá, Nélson Semedo e Matheus Nunes de início, e Rúben Neves e Toti como suplentes utilizados, e terminaram em grande estilo.
Manchester United 2-1 Fulham
Uma vitória e o terceiro lugar do Manchester United estava mais que garantido. Mas o Fulham de Marco Silva estava em alta, abrindo o marcador por Kenny Tete, antes de perder a chance de aumentar a vantagem quando David de Gea defendeu o penálti de Mitrovic. O golo deu alento aos Red Devils, que acabaram por empatar por intermédio de Jadon Sancho. Bruno Fernandes fez a reviravolta após o intervalo, dando ao Manchester United uma vitória final e o lugar no pódio.
Chelsea 1-1 Newcastle
Com a Liga dos Campeões assegurada, o Newcastle queria terminar em alta contra uma equipa do Chelsea ansiosa pelo final de uma época para esquecer a todos os níveis. Anthony Gordon abriu o marcador para os visitantes, antes de Sterling atirar para um auto-golo de Trippier.
Southampton 4-4 Liverpool
Com um lugar na Liga Europa assegurado, o Liverpool queria terminar com uma vitória diante do já despromovido Southampton. A equipa da casa entregou literalmente o primeiro golo a Diogo Jota. Firmino, no seu último jogo com a camisola vermelha, aumentou a vantagem antes de Ward-Prowse e Kamaldeen Sulemana empatarem a partida ainda na primeira parte. Este último marcou bisou a abrir o segundo tempo, colocando a sua equipa na frente. O Liverpool deixou escapar a vantagem e sofreu o quarto golo, marcado por Adam Armstrong, mas acordou e marcou dois golos no espaço de um minuto, primeiro por Cody Gakpo e depois pelo português Diogo Jota, que bisou. O Southampton deu espetáculo na despedida.
Aston Villa 2-1 Brighton
O Aston Villa queria garantir de vez o seu lugar na Europa. E provou-o quando Douglas Luiz abriu o marcador logo aos oito minutos. Deniz Undav pensou que tinha empatado, mas estava estava em fora de jogo, aos 20'. O Aston Villa aproveitou e aumentou a vantagem por Ollie Watkins, aos 26'. Undav foi recompensado pelo seu esforço pouco antes do intervalo, fazendo o 2-1 aos 38 minutos. Mas os Villans aguentaram e vão disputar a Liga Conferência na próxima época.
Leeds United 1-4 Tottenham
O Tottenham podia estar a jogar para um lugar europeu mas do outro lado estava um Leeds a lutar pela sobrevivência entre os grandes, apesar de uma previsão muito desfavorável. Harry Kane precisou de apenas dois minutos para abrir o marcador. Pedro Porro, ex-Sporting, aumentou a vantagem no final da primeira parte. Jack Harrison ainda marcou um golo para a equipa da casa, mas Harry Kane marcou o seu 30.º da época para dissipar dúvidas, antes de Lucas Moura fazer o 4-1 já na compensação. A verdade é que, no final, só houve derrotados neste jogo. O Leeds regressa à Championship e o Tottenham não vai à Europa.
Crystal Palace 1-1 Nottingham Forest
Não há nada em jogo, para lá da honra, para estas duas equipas. Taiwo Awoniyi abriu o marcador para os visitantes no primeiro tempo. Will Hughes empatou depois da hora, com um belo remate. Um empate e o fim da época para os dois clubes, que jogarão na Premier League no próximo ano.
Leicester 2-1 West Ham
Campeões em 2016, os Foxes não tinham o seu destino nas suas mãos. Primeiro tinham de ganhar a uma equipa do West Ham concentrada na final da Liga Conferência, e depois ouvir o que chegava dos outros estádios. Harvey Barnes colocou a sua equipa no caminho certo à passagem da meia hora. A vitória estava assegurada à da hora de jogo, graças ao golo de Wout Faes. Mas Fornals reacendeu o suspense quando se aproximavam os últimos 10 minutos. A vitória do Everton,porém, significa que o Leicester vai mesmo jogar no Championship na próxima época.
Everton 1-0 Bournemouth
Era um jogo simples para os Toffees: uma vitória dava a permanência. A equipa da casa dominou o jogo e tentou, tentou até que Abdoulaye Doucouré abriu finalmente o marcador pouco antes da hora, com um remate que salvou o dia. Depois, aguentaram até ao fim, graças, em grande parte, a uma grande exibição de Jordan Pickford. Foi um pequeno golo que deixou o Goodisson Park muito feliz, pois o Everton vai jogar na Premier League na próxima época.