Premier League: Luis Díaz salva desperdício de Darwín (1-1), Forest acaba com série invicta do Villa (2-0)
Luton 1-1 Liverpool
Com Diogo Jota a titular, aos holofotes centraram-se no regresso de Luis Díaz às opções de Jurgen Klopp, apesar de o avançado colombiano - cujos pais foram raptados na Colômbia - ter ficado no banco. Em casa do recém-promovido Luton, os visitantes podiam ultrapassar o Arsenal e igualar o Tottenham no segundo lugar, à condição.
Começou desde cedo o desperdício dos Reds. O guarda-redes Kaminsky estava determinado a fazer uma grande exibição e começou desde cedo a mostrar serviço, travando um remate em arco de Darwín, que pouco depois acertou na trave a passe de Alexander Arnold, numa noite de muito desperdício do avançado ex-Benfica.
À passagem da meia hora, Jota fez tudo bem para inaugurar o marcador, mas o guardião, inspirado, sacou dos seus melhores reflexos para impedir do português, que o tentou apanhar em contra-pé. As estatísticas mostravam um massacre claro perante uma equipa da casa que só em contra-ataque mostrava as armas ofensivas.
No regresso do descanso, os lances de perigo só surgiram depois das mexidas de Klopp - Jota saiu - e foi o Luton a ameaçar primeiro, com Carlton Morris a rematar para defesa apertada de Alisson. Do outro lado, Darwín conseguiu falhar o impensável e apresentar a candidatura a um dos falhanços do ano depois de Salah lhe ter servido o golo em bandeja de prata.
Numa noite de má memória para o uruguaio, o impensável aconteceu: num canto para o Liverpool, o avançado estava no sítio errado ao impedir o cabeceamento de Van Dijk e o Luton lançou as flechas para o contra-ataque: Ross Barkley conduziu até ao meio-campo, lançou Issa Kaboré na direita que tirou um cruzamento perfeito para Tahith Chong, de carrinho, bater Alisson. De realçar que o Liverpool ficou a pedir mão de Barkley no momento do cabeceamento de Van Dijk.
Luis Díaz saltou do banco aos 84 minutos num regresso emocional para o colombiano que ainda foi a tempo de deixar a marca no encontro. Nos descontos, Harvey Elliot levantou para a área onde, com mais fome do que qualquer outro em campo, Lucho saltou mais alto e cabeceou para o golo do empate, celebrando com uma t-shirt onde se podia ler "Liberdade Para Papa". Que belíssimo momento e a melhor forma de fechar um grande jogo de futebol.
O colombiano impediu a primeira vitória do Luton Town em Kenilworth Road desde 1992 e impediu os recém-promovidos de fugirem à zona de despromoção. Por outro lado, o Liverpool subiu ao terceiro lugar, mas em igualdade pontual com o Arsenal.
Nottingham Forest 2-0 Aston Villa
Apesar da sequência de seis jogos sem vitórias na Premier League (4 empates e 2 derrotas), o desempenho do Forest em casa era bastante animador à partida para este duelo, já que o conjunto de Steve Cooper ainda não perdeu nenhuma partida no City Ground nesta temporada (1 vitória e 3 empates).
Um Villa em grande forma estava no seu caminho, mas com apenas cinco minutos no relógio, Ola Aina colocou os anfitriões em vantagem, marcando com um potente remate lateral - o primeiro golo no Forest e apenas o sexto da sua carreira como sénior.
Apenas três dos seus 12 golos no campeonato em casa foram marcados antes do intervalo, mas a equipa de Steve Cooper aproveitou ao máximo o início rápido, mantendo o Villa à distância e parecendo perigoso nas transições.
Numa ocasião, os visitantes pegaram o Forest desprevenido na defesa, mas Nicolò Zaniolo não conseguiu acertar o remate rasteiro para bater o estreante Odysseas Vlachodimos.
Ollie Watkins mostrou a sua intenção quando disparou o seu primeiro remate à baliza logo após o recomeço, mas em dois minutos os anfitriões duplicaram a vantagem.
Emiliano Martínez recebeu o Troféu Yashin a meio da semana, mas foi o seu erro que permitiu que o remate de longe de Orel Mangala fosse para além da linha de golo, aos 47 minutos, dando ao Forest uma inesperada vantagem de dois golos.
Depois de perder uma vantagem de dois gols para o Luton Town na última jornada, a equipa da casa manteve-se sólida na defesa, repelindo vários ataques do Villa até ao apito final.