Premier League: Newcastle cilindra Villa (5-1), Arsenal, Brighton e Fulham também vencem
Newcastle 5-1 Aston Villa
Respira-se bem em St. James Park com os tempos difíceis para trás e a qualificação para a Liga dos Campeões garantida. O estádio voltou a encher-se, desta feita para acolher a estreia da equipa na Premier League que começou com o pé direito... de Sandro Tonali. O reforço mais sonante para esta temporada abriu o ativo com uma excelente finalização dentro de área a cruzamento de Gordon.
O arranque do jogo foi a todo gás com o Aston Villa a empatar pouco depois, pelo também maior reforço para esta campanha, Moussa Diaby. No entanto, os Magpies voltariam a adiantar-se no marcador, por intermédio de Isak, aos 16 minutos. Os Villans até estavam a equilibrar a partida, mas tudo mudou quando Tyrone Mings saiu lesionado gravemente e abandonou o relvado em lágrimas e sob um coro de aplausos.
Na segunda parte, não houve quem segurasse os homens de Eddie Howe, apesar das melhores tentativas de Emiliano Martínez que - ainda no primeiro tempo - saiu da área para agarrar Almirón. Isak fez o bis com um chapéu, aos 51 minutos, aproveitando um erro clamoroso de Konsa.
Harvey Barnes e Callum Wilson saíram do banco para causar ainda mais estragos, com o primeiro a assistir o segundo, aos 78 minutos, e o jogador recém-contratado acabaria por fechar o marcador, aos 90+1. Só Emi Martínez evitou uma hecatombe, porque os Magpies podiam e deviam ter marcado ainda mais golos.
Everton 0-1 Fulham
Sem portugueses em campo, já que João Vírginia e André Gomes não saíram do banco do Everton, e João Palhinha está lesionado no conjunto de Marco Silva, o único golo do encontro surgiu apenas nos últimos 20 minutos: grande jogada coletiva do Fulham, a bola chegou a Andreas Pereira que cruzou para o segundo poste e Bobby Reid só teve de encostar.
Com este resultado, o Fulham chegou ao primeiro triunfo na temporada, antes de medir forças com o Brentford na próxima jornada. Já o Everton vai deslocar-se ao sempre difícil reduto do Aston Villa.
Brighton 4-1 Luton
Coube aos seagulls apadrinharem o regresso do Luton ao principal escalão do futebol inglês. A partida não teve grande história e, apesar de Solly March ter feito o único golo do primeiro tempo, a vitória do Brighton consumou-se na etapa complementar, fruto dos golos de João Pedro, Simon Adingra e Evan Ferguson. Pelo meio, Carlton Morris reduziu de penálti.
Sheffield United 0-1 Crystal Palace
A outra vitória da tarde apareceu em Sheffield, com o Crystal Palace a derrotar o Sheffield United pela margem mínima. Odsonne Edouard marcou o único golo do desafio, assistido por Jordan Ayew.
Bournemouth 1-1 West Ham
Bournemouth e West Ham começaram o campeonato a pontuar, já que, frente a frente, empatar a uma bola. Jarrod Bowen inaugurou o marcador aos 51 minutos, mas Dominic Solanke empatou na parte final.
Arsenal 2-1 Nottingham Forest
O Arsenal lançou três reforços no onze para a receção a um clube que, na época anterior, saiu goleado por 5-0 do Emirates. Declan Rice, Kai Havertz e Jurrien Timber - que saiu lesionado - alinharam na jornada inaugural da Premier League que quase começava com uma surpresa.
Logo no arranque do jogo, Brennan Johnson dispôs de uma excelente oportunidade para colocar os forasteiros em vantagem, mas na cara de Ramsdale atirou por cima. Responderam os candidatos ao título com uma excelente jogada individual de Martinelli que deixou dois defesas para trás na área e deixou para Nketiah inaugurar o marcador.
Soltaram-se os gunners e pouco depois foi a vez de Saka abrilhantar o encontro, com um remate em arco bem fora do alcance de Matt Turner, o antigo guarda-redes do Arsenal.
A turma de Arteta controlava a seu belprazer, mas tal como no ano passado não capitalizou o bom momento e as muitas vantagens que teve. Depois de uma dupla oportunidade para Rice se estrear a marcar, Steve Cooper foi ao banco buscar o reforço Anthony Elanga que quase virava o jogo do avesso.
Aos 82 minutos, o extremo ex-Manchester United saiu para o ataque depois de um pontapé de canto, percorreu todo o flanco esquerdo, entrou na área e cruzou para o desvio de Awoniyi na pequena área.
No entanto, o Arsenal conseguiu segurar a vantagem até ao apito final e somou os primeiros três pontos da campanha.