Premier League: Pedro Neto faz golaço e Chelsea empata dérbi com Arsenal (1-1)
Recorde as incidências da partida
À entrada para este jogo, apenas a diferença de golos separava estas duas equipas na tabela classificativa, e essas margens finas tiveram eco numa primeira parte equilibrada, com nenhuma das equipas a conseguir produzir um período de domínio sustentado.
Um primeiro remate especulativo de Cole Palmer obrigou David Raya a intervir, antes de Malo Gusto desperdiçar aquela que acabou por ser a melhor oportunidade da primeira parte, ao cabecear por cima após um cruzamento de Pedro Neto, dentro da área. Do outro lado, a oportunidade mais prometedora do Arsenal surgiu quando Gabriel Martinelli encontrou espaço na área, mas o seu remate pouco convincente foi defendido com facilidade por Robert Sánchez.
A falta cobrada rapidamente por Declan Rice fez com que Kai Havertz, ex-Chelsea, entrasse na área, mas a finalização certeira foi anulada por fora de jogo, mantendo o marcador empatado.
Depois de um início de segundo tempo bastante abafado, uma bola perigosa de Noni Madueke ameaçou dar vida ao confronto, mas Wesley Fofana chutou por cima do travessão. O lance não chegou a ser o catalisador de uma nova onda de emoção, mas com uma hora de jogo, o impasse foi desfeito quando Martin Ødegaard escolheu Martinelli, que manteve a calma para rematar junto ao poste, aos 60 minutos.
No entanto, os Blues voltaram a empatar quando Pedro Neto cortou para o meio e rematou rasteiro para fora da luva de Raya, 10 minutos depois.
As oportunidades de golo foram escassas na etapa final, com um fora de jogo a negar o golo a Nicolas Jackson, antes de outra jogada de fora de jogo na baliza contrária culminar com uma defesa inteligente, mas inconsequente, de Sánchez.
A busca do Chelsea por uma primeira vitória no confronto direto desde agosto de 2021 continua, mas um ponto aqui mantém a equipa em terceiro lugar na classificação, tendo perdido apenas um de seus últimos 10 jogos no campeonato. Quanto aos aspirantes ao título, o Arsenal está agora a nove pontos do líder Liverpool, atrás do Chelsea e preocupantemente sem uma vitória fora da Premier League desde meados de setembro.