Premier League: Três pontos de discussão da 24.ª jornada
Mas o Liverpool continua no topo da tabela depois de sobreviver a um susto contra o modesto Burnley, enquanto Erling Haaland voltou a marcar golos pelo Manchester City.
A AFP Sport analisa os três pontos mais importantes deste fim de semana:
Haaland de volta à velha rotina
Erling Haaland admitiu estar aliviado por ter voltado a marcar um golo crucial na vitória do Manchester City contra o Everton (2-0).
O avançado norueguês marcou os seus primeiros golos desde que regressou após quase dois meses de paragem devido a uma lesão no pé, ao sentenciar o destino do teimoso Everton no Estádio Etihad.
Foi a décima vitória consecutiva dos campeões em todas as competições, que estão a tentar conquistar o inédito quarto título consecutivo da Premier League.
"É uma sensação fantástica. Finalmente voltámos ao normal. É bom voltar ao normal. Já estamos numa fase bastante boa", disse Haaland, que tem 21 golos em todas as competições desta época, depois de ter marcado pela primeira vez desde o final de novembro.
Com Haaland de volta, juntamente com Kevin De Bruyne, que regressou da sua longa paragem, a equipa de Pep Guardiola está a recuperar a forma na altura certa. A equipa está a dois pontos do Liverpool e tem um jogo a menos.
"É bom começar a fazer clique agora. Isso nunca é mau. É nos próximos meses que se ganham as coisas, por isso vamos continuar", disse Haaland.
Liverpool tem de "aproveitar a viagem"
O capitão do Liverpool, Virgil van Dijk, exortou os líderes a "aproveitarem a viagem" enquanto perseguem o primeiro título desde 2020.
A equipa de Jurgen Klopp foi afastada da liderança pela vitória do Manchester City sobre o Everton ao início da tarde de sábado, mas os Reds responderam poucas horas depois para recuperar o primeiro lugar.
No entanto, a vitória do Liverpool por 3-1 sobre o Burnley não foi isenta de dificuldades perante o público recorde de 59.896 espectadores em Anfield, quando o defesa dos clarets, Dara O'Shea, anulou o golo de Diogo Jota.
Os golos de Luis Diaz e Darwin Nunez na segunda parte aliviaram os nervos do Liverpool e Van Dijk apelou aos seus companheiros de equipa para abraçarem o desafio de acabar com o reinado do City.
"Acho que toda a gente gostaria de estar nesta situação de estar no topo e a lutar pelo auge, que é ganhar a Premier League. É muito difícil manter a calma. Na primeira parte, quando o Burnley se tornou perigoso algumas vezes, sentimos o público ficar um pouco nervoso, mas o ser humano é assim", disse.
"Vamos ter contratempos, vamos ter momentos de dificuldade, mas temos de lidar com isso. Vamos aproveitar a viagem", rematou.
Arsenal a dar o seu melhor
Mikel Arteta acredita que o Arsenal tem o ímpeto na corrida pelo título depois de esmagar o West Ham (0-6) no Estádio de Londres.
A equipa de Arteta conquistou a maior goleada fora de casa na Premier League com uma exibição avassaladora que o convenceu de que é capaz de manter o rumo nesta temporada.
O colapso dos gunners na temporada passada, que lhes negou o primeiro título desde 2004, incluiu a perda da liderança no empate com o West Ham.
Os gunners já tinham perdido com os Hammers esta época, mas vingaram-se graças aos golos de William Saliba, Bukayo Saka, que marcou duas vezes, Gabriel Magalhães, Leandro Trossard e Declan Rice, antigo médio do West Ham.
"Estamos a manter e a ganhar ritmo. Depois do jogo com o Liverpool, tínhamos de mostrar que tínhamos a capacidade de repetir esse nível ou ser melhores", disse Arteta, cuja equipa conquistou uma vitória crucial contra o Liverpool no fim de semana passado.
"Os desempenhos e os resultados têm sido fortes nas últimas semanas. Temos de manter esse nível porque outras equipas também o estão a fazer. Não somos os únicos", concluiu.