Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ratcliffe estabeleceu um prazo para comprar as ações do Manchester United

Jim Ratcliffe (esq.), futuro coproprietário do Manchester United, senta-se ao lado do antigo treinador Alex Ferguson
Jim Ratcliffe (esq.), futuro coproprietário do Manchester United, senta-se ao lado do antigo treinador Alex Ferguson AFP
Jim Ratcliffe avisou o Manchester United de que poria fim à sua proposta de se tornar proprietário minoritário se o negócio não fosse fechado antes do dia de Natal, de acordo com documentos financeiros divulgados pelo clube passada quarta-feira.

O bilionário britânico Ratcliffe concordou em comprar uma participação de 25% no clube da Premier League por cerca de 1,02 mil milhões de libras (1,19 mil milhões de euros) na véspera de Natal.

Mas os registos da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) divulgados na quarta-feira revelaram que a paciência do presidente da INEOS tinha começado a esgotar-se pouco antes de se chegar a um acordo.

Na semana anterior ao Natal, a empresa de Ratcliffe, "Trawlers Limited", "deu ao Manchester United o prazo de 25 de dezembro de 2023 para aceitar a sua melhor e última proposta".

O avançado dinamarquês do Manchester United, Rasmus Hojlund, aplaude os adeptos no relvado após o jogo de futebol da Primeira Liga inglesa entre o Manchester United e o Tottenham Hotspur
O avançado dinamarquês do Manchester United, Rasmus Hojlund, aplaude os adeptos no relvado após o jogo de futebol da Primeira Liga inglesa entre o Manchester United e o Tottenham HotspurAFP

Esta situação levou a uma reunião informal do conselho de administração a 22 de dezembro e a uma "discussão aprofundada sobre as reações do oferente".

Os representantes do conselho de administração observaram que a Ratcliffe "poderia decidir retirar (a) proposta se o conselho de administração não estivesse preparado para avançar até 25 de dezembro de 2023".

O investimento de Ratcliffe no United foi posteriormente acordado em 24 de dezembro, pondo fim a uma longa saga que começou quando os proprietários do United, a família Glazer, colocaram o clube à venda em novembro de 2022.

Ratcliffe chegou a um acordo para comprar 25% das acções da classe B detidas pelos Glazers e até 25% de todas as ações da classe A a um preço de 33 dólares americanos (30 euros).

Essa oferta de até 13.237.834 ações ordinárias da classe A foi confirmada na quarta-feira.