Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Receitas do futebol europeu aumentaram em 2022/2023, segundo a Deloitte

Estudo da consultora Deloitte sobre as contas do futebol europeu
Estudo da consultora Deloitte sobre as contas do futebol europeuALEKSANDER KALKA/NurPhoto via AFP
O mercado europeu do futebol cresceu 16% em 2022/2023 face à época anterior, gerando receitas totais de 35,2 mil milhões de euros, segundo o estudo anual elaborado pela consultora Deloitte, publicado esta terça-feira.

Para as cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, França e Itália), o aumento foi de 14%, para 19,6 mil milhões de euros. Pela primeira vez desde a época 2018/2019, observa o estudo, as Big Five registaram um lucro operacional de 500 milhões de euros.

A boa saúde financeira do futebol europeu durante este período pode ser explicada, em particular, pelo levantamento das últimas restrições sanitárias ligadas à pandemia da covid-19 e pelos resultados do Mundial no Catar, observam os analistas do Deloitte Sports Business Group no seu estudo anual.

Em pormenor, as vendas da Premier League aumentaram 11%, ultrapassando pela primeira vez a barreira dos 6 mil milhões de libras (6,1 mil milhões de libras, ou seja, 7,2 mil milhões de euros). Ao mesmo tempo, a dívida líquida dos clubes ingleses passou de 2,7 mil milhões de libras para 3,1 mil milhões de libras (3,7 mil milhões de euros), um aumento que se explica, nomeadamente, pelo financiamento de projetos de infra-estruturas.

Em termos percentuais, o aumento foi maior para os clubes da Bundesliga e da Serie A (+22% em ambos os casos), atingindo 3,8 mil milhões de euros na Alemanha e 2,9 mil milhões em Itália. O Benfica é a única referência a Portugal no estudo, que detalha que os encarnados tiveram um lucro de 233,4 milhões de libras (277,4 milhões de euros), o 22.º melhor registo do futebol europeu.

"O Campeonato do Mundo de 2022, o levantamento das últimas restrições da covid-19 e o fervor dos adeptos de futebol levaram a um forte crescimento do mercado europeu de futebol em 2022/2023", resume Tim Bridge, sócio do Sports Business Group da Deloitte. Mas, acrescenta, o futebol europeu atingiu um "ponto de inflexão" face à ascensão de outras regiões do globo.

"O futebol está a transformar-se num desporto com ligações mais globais, o que acarreta uma série de novos desafios para manter um equilíbrio competitivo e um quadro regulamentar e de governação sólido", continua.

Bridge insta os dirigentes europeus do futebol a apresentarem uma "frente unida" para garantir que o futebol no Velho Continente continue a gerar entusiasmo entre os jogadores, os adeptos e os parceiros económicos envolvidos.

O estudo aborda igualmente a questão do futebol feminino. O sucesso do Europeu de Futebol Feminino está a ter um efeito importante no desenvolvimento da Women's Super League, a liga feminina de Inglaterra, onde as receitas dos clubes aumentaram 50%, atingindo 48 milhões de libras (57 milhões de euros). A tendência deverá manter-se, com a Deloitte a prever um volume de negócios de 68 milhões de libras para a época de 2024-2025.