Regresso de Romero é um estímulo para o Tottenham, mas disciplina é um problema
O campeão mundial Romero recebeu um cartão vermelho direto durante um turbulento dérbi de Londres contra o Chelsea há um mês, no qual os Spurs terminaram com nove homens e perdeu 4-1.
A suspensão de três jogos de Romero, para além das graves lesões sofridas pelo médio James Maddison e pelo defesa central Micky van de Ven, custou caro ao Tottenham, que somou um ponto nos últimos quatro jogos.
"É ótimo ter (Romero) de volta", disse Postecoglou aos jornalistas na quarta-feira. "Ele é o único defesa-central de origem que temos em forma neste momento, com Van de Ven, Eric Dier e Ashley Phillips de fora. É bom tê-lo. É um jogador fantástico, mas também um líder".
Romero foi expulso quatro vezes em 75 jogos em todas as competições pelo Tottenham e, embora o seu pedigree não seja contestado, a sua disciplina tem sido posta em causa.
"Isso faz parte de como ele é como jogador. Traz fisicalidade ao grupo, mas obviamente quando ultrapassa os limites também afeta negativamente o grupo. Tive uma conversa com ele sobre o lado disciplinar das coisas, mas é ótimo tê-lo de volta", admitiu.
O quinto classificado Tottenham também poderá ter disponível o avançado Richarlison para o confronto contra o West Ham, já que o brasileiro recuperou de uma lesão na pélvis, mas Pape Matar Sarr ainda não está pronto, embora regressar contra o Newcastle United no domingo.
A equipa de Postecoglou quebrou uma sequência de três derrotas com um emocionante empate 3-3 com o campeão Manchester City no domingo.
"Não ficámos muito contentes com o empate (com o City), mas a forma como aconteceu deu mais confiança (aos jogadores) naquilo que estamos a tentar ser", afirmou Postecoglou.
"O desempenho no segundo tempo mostrou uma verdadeira resiliência, por isso estamos mais focados na forma como recuperamos nesse jogo do que sobre o resultado. Agora estamos a tentar manter o foco em atingir esses níveis".
Apesar da recente série de resultados, o Tottenham continua animado, depois de Postecoglou ter conduzido o clube ao seu melhor arranque após 10 jogos desde a equipa bicampeã de 1960/61. O técnico do West Ham, David Moyes, é um grande fã do estilo do australiano e não está surpreendido pelo impacto que ele causou na sua primeira temporada como técnico da Premier League.
"Ele está a fazer um trabalho notável. O Tottenham é uma equipa muito boa. Ele fez uma grande diferença no que fazem, na forma como jogam e no público e na atmosfera", disse Moyes.
"Uma coisa que eu diria é que estou surpreendido com o facto de toda a gente ter ficado surpreendida com o que ele fez depois do que fez no Celtic, onde a pressão é enorme e lidou com isso".
O West Ham vai voltar a não contar com o avançado Michail Antonio, mas o capitão Kurt Zouma está disponível, apesar do trauma de ter a sua casa assaltada no fim de semana passado, antes do jogo contra o Crystal Palace.
"Estamos felizes por tê-lo de volta", disse Moyes. "Tem sido uma situação terrível para ele e o clube tem-no apoiado muito bem. Ele é o nosso capitão e estamos a apoiá-lo totalmente. Ninguém gostaria que isso acontecesse consigo mesmo".