Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

René Meulensteen aprova Ugarte: "É uma zona em que o United tem de fazer alguma coisa"

Jacob Hansen
Ugarte vai deixar o PSG para rumar ao Manchester United
Ugarte vai deixar o PSG para rumar ao Manchester UnitedAFP
A chegada de Manuel Ugarte parece a grande prioridade do Manchester United até ao fecho do mercado de transferências. O antigo adjunto dos red devils aprova o ex-Sporting e comenta ainda a situação de Luke Shaw bem como uma possível parceria entre Zirkzee e Hojlund.

"Luke Shaw é uma questão premente porque, quando jogava no United e estava em forma, era obviamente um dos melhores jogadores. Por isso, percebo as discussões em torno dele, mas quero perguntar: 'Quando é que o podemos esperar de volta e, quando o tivermos de volta, quais são as hipóteses de ele ser um jogador livre de lesões?'", diz René Meulensteen, antigo treinador do Brøndby e treinador adjunto do Manchester United, numa entrevista ao Tribalfootball e ao Flashscore sobre a situação atual em Old Trafford.

"Se ele fica de fora durante três meses, é preciso reagir a isso. Trouxeram (Noussair) Mazraoui, que só pode jogar à direita, por isso Dalot passou para a esquerda, mas é óbvio que é um jogador de pé direito. Não temos os conhecimentos médicos necessários para fazer um julgamento justo sobre Luke Shaw ou Malacia, mas é definitivamente preocupante que ambos estejam de fora há algum tempo".

Embora a direção do Manchester United tenha optado, até agora, por deixar o lado esquerdo em paz, parece estar perto de trazer o médio Manuel Ugarte do PSG. Uma boa ideia, segundo Meulensteen.

"É uma zona do campo em que o United precisa de fazer alguma coisa. O espaço que deixaram no centro do campo foi um dos maiores problemas no ano passado e não é possível resolver isso se jogarmos com Casemiro. É preciso ter pernas para correr, é preciso ter energia. Casemiro ainda consegue fazer um bom passe e aparecer na área. Finaliza sempre, mesmo que não seja o mais alto, mas o seu posicionamento e o seu timing são muito, muito bons."

"A desvantagem é que não tem alcance. Não tem pernas para percorrer grandes distâncias. Nem ele nem Kobbie Mainoo têm a disciplina para se sentarem nas pernas do adversário e querem que alguém como Ugarte proteja a frente e a retaguarda. Ele é um pouco mais tenaz e tem boas pernas".

Embora Meulensteen veja a necessidade de um médio defensivo mais forte, acredita que o United já tem um jogador no plantel que pode desempenhar esse papel.

"Surpreende-me um pouco que Erik Ten Hag não tenha experimentado Lisandro Martinez. Talvez por causa das lesões na linha defensiva, e claro que ele próprio se lesionou, mas podia ser um jogador para essa posição. Ele é muito bom e calmo com a bola. É um ótimo defensor. É muito tenaz. Pode facilmente proteger-se à frente da linha defensiva. Ele pode até cair na linha de fundo quando necessário".

No entanto, Meulensteen vê Ugarte como um jogador que pode melhorar o United nessa posição específica.

"Ele traz a disciplina e a energia para cobrir essas áreas do campo. É só recuperar a bola e distribuí-la, sabe? Ele é forte defensivamente e é tudo o que eles precisam. Mas a questão é sempre a rapidez com que os jogadores se adaptam. Há muitos jogadores que chegaram à Premier League e que, por qualquer razão, nunca tiveram sucesso."

Um dos novos jogadores que teve um impacto imediato foi Joshua Zirkzee, que saiu do banco e marcou o golo da vitória contra o Fulham. É um jogador que Meulensteen elogia bastante e espera que o aparecimento de Zirkzee limite o tempo de jogo de Rasmus Højlund.

"Eles podem formar uma parceria, mas isso nunca vai acontecer, porque da forma como o Ten Hag joga, nunca há espaço para outro avançado. Penso que o Zirkzee tem mais qualidade do que o Højlund, porque também é bom a ligar o jogo. É muito bom com os pés e é um bom jogador de costas para a baliza. Mas também é um rapaz forte, um rapaz grande, por isso tem uma boa presença".

"Vai ser interessante ver o que Erik ten Hag faz no ataque, porque não acho que Mason Mount seja um verdadeiro número 9. Acabamos sempre por ter um 9 temporário, quer coloquemos lá o Bruno Fernandes, o Mount ou o Marcus Rashford. Mas Zirkzee é um número 9 e acho que seria melhor para o United começar com ele".