Renovação de Old Trafford poderá gerar quase 9 mil milhões de euros
No entanto, o Presidente da Câmara da Grande Manchester, Andy Burnham, afirmou esta segunda-feira que não seriam atribuídos fundos públicos ao projeto.
O Manchester United está atualmente a considerar a possibilidade de avançar com um projeto de 2 mil milhões de euros para a construção de um novo estádio com capacidade para 100-000 espectadores ou de remodelar o atual Old Trafford, com capacidade para 74.000 espectadores.
Burnham apoiou as ambições de remodelar o estádio e criar uma zona de utilização mista, incluindo edifícios residenciais, centros comerciais e novas estações de transportes públicos.
A consultora internacional Oxford Economics revelou que o projeto de regeneração poderia criar 92-000 novos postos de trabalho, mais de 17-000 novas casas e mais 1,8 milhões de visitantes por ano na zona.
"Este poderá ser o maior projeto de regeneração que alguma vez vi neste país", afirmou Burnham.
"Esperamos que venha a ser o melhor estádio de futebol do mundo, trazendo benefícios para a população da zona", acrescentou.
O projeto está a ser liderado pelo coproprietário do United, o bilionário britânico Jim Ratcliffe, que adquiriu uma participação minoritária no clube no início deste ano.
Embora Ratcliffe tenha inicialmente dado a entender que poderia procurar ajuda do governo para financiar um "Wembley do Norte", essa possibilidade parece agora ter sido descartada.
Na semana passada, o Manchester United nomeou os arquitetos de renome mundial Foster + Partners para trabalharem nos planos.
Os adeptos estão a ser convidados a dar a sua opinião sobre a remodelação do estádio. O ex-capitão do Manchester United, Gary Neville, que faz parte da Old Trafford Regeneration Task Force, está a pedir-lhes que se envolvam.