Rumores de mercado: De Bruyne e Mourinho alvos da Arábia Saudita, United olha para Inácio
De Bruyne desejado pelo Al Nassr
Segundo classificado na Liga Profissional da Arábia Saudita, e primeiro, com três vitórias em três jogos, no grupo da Liga dos Campeões da Ásia, o Al Nassr está a obter excelentes resultados dentro de campo, após a janela de transferências sísmica do último verão.
No entanto, o clube saudita não quer parar e quer continuar a crescer. Assim, depois de Aymeric Laporte, Alex Telles, Marcelo Brozovic, Sadio Mane, Otávio e, obviamente, Cristiano Ronaldo, o Al Nassr pretende convencer novas estrelas do futebol a abraçar o seu ambicioso projeto desportivo.
O mais recente alvo da lista é Kevin De Bruyne: o médio ofensivo está a atravessar um período difícil no Manchester City, com uma lesão muscular que o obriga a estar ausente desde o início da época.
O seu futuro está longe de ser claro: a única certeza é que o seu contrato com o Manchester City termina em junho de 2025 e, até à data, não há reuniões marcadas para discutir a renovação.
É por isso que o Al Nassr está em contacto com De Bruyne, para marcar uma reunião em breve, para que o clube explique em pormenor o seu projeto a longo prazo, tentando convencer o jogador belga a aterrar na Arábia Saudita e reforçar um plantel já repleto de estrelas.
Chelsea entre maus resultados e problemas contratuais
O período difícil do Chelsea parece ainda não ter terminado. As duas vitórias consecutivas contra Burnley e Fulham - e o subsequente empate com o Arsenal - deram a impressão de que os Blues tinham realmente encontrado o equilíbrio certo em campo, mas a derrota contra o Brentford pôs em causa essa ideia.
Mesmo em relação às questões de mercado, não há muita certeza sobre o futuro de alguns jogadores, com situações ainda em evolução.
Como Ian Maatsen, por exemplo. Apesar de o Chelsea ter feito contactos para a extensão do seu contrato que termina em 2024, o jogador neerlandês - no final - poderá não renovar.
É por isso que as hipóteses da sua possível transferência em janeiro estão a aumentar, tendo em conta que os Blues não gostariam de o perder a custo zeri no final da época.
O Burnley tentou contratá-lo no verão passado, e outros clubes ingleses e italianos continuam a acompanhar a sua situação.
Uma situação também em curso é a de Conor Gallagher. O Chelsea quer continuar com o médio inglês, que - do seu lado - está aberto a avaliar uma proposta de renovação do contrato. Nas próximas semanas, os Blues estão a planear iniciar conversações com Gallagher para discutir a extensão do vínculo.
Mas isso não exclui que alguns clubes possam dar passos concretos na próxima janela de transferências de inverno. O Tottenham e o Newcastle - com os Magpies a terem também Kalvin Phillips, do Manchester City, na sua lista de médios - estão entre os interessados em Gallagher.
Será esta a altura certa para Mourinho?
Com quatro derrotas no campeonato - em 10 jogos disputados - a Roma está a atravessar um período difícil. José Mourinho tem dificuldade em dar à equipa um futebol de qualidade e a última derrota frente ao Inter demonstrou, mais uma vez, o grande fosso que separa os Giallorossi do nível dos outros grandes clubes da Serie A.
Com o contrato a expirar em junho, tudo leva a crer que a época 2023/2024 será a última do "Special One" no banco da Roma. Os proprietários da Roma, Dan e Ryan Friedkin, estão a monitorizar outros treinadores para o futuro.
Qual será, então, o destino de José Mourinho? Depois de ter confirmado, há algumas semanas, que tinha recusado uma proposta monstruosa da Arábia Saudita, o treinador português poderá em breve ter outra oportunidade de aterrar na Ásia.
O Al Hilal, clube onde jogam Neymar, Sergej Milinkovic-Savic, Bono e Aleksandar Mitrovic, atualmente orientado por Jorge Jesus, iniciou contactos com José Mourinho para explorar as possibilidades de negociação sobre a próxima época.
O clube saudita pretende persuadi-lo com uma proposta avultada - mais ou menos como a que recebeu no verão passado - e agora as possibilidades de o convencer são cada vez maiores.
Mancehester United entre chegadas e partidas
Outro clube da Premier League em apuros é, sem dúvida, o Manchester United. Além das oscilações de desempenho na Premier League e na Liga dos Campeões, que evidenciaram alguns problemas tácticos que Erik ten Hag está a tentar resolver, os Red Devils estão a trabalhar em paralelo - fora do campo - para resolver algumas situações contratuais.
Até à data, não parece haver qualquer problema crítico nas discussões em curso com Victor Lindelof e Hannibal Mejbri - cujos contratos expiram no final do ano - para as suas renovações: ambas as negociações estão avançadas.
Com Aaron Wan Bissaka - outro jogador em final de contrato - os primeiros contactos para a sua prorrogação deverão ser feitos em breve e, também neste caso, há confiança em chegar a um acordo, aproveitando a sua vontade de ficar, assim como Christian Eriksen que, apesar de alguns rumores, não tem intenção de deixar Old Trafford.
Os jogadores que poderão sair - potencialmente em janeiro - são Anthony Martial e Harry Maguire. O francês está a ser seguido com atenção pelo West Ham, que está à procura de um avançado e já pediu informações preliminares
Entretanto, com a possível despedida de Maguire, o United já está a avaliar uma lista de potenciais substitutos: entre outros, Gonçalo Inácio (Sporting), Jean-Clair Todibo (Nice) e Marc Guehi (Crystal Palace), que é particularmente apreciado por Ten Hag.
Grandes clubes atentos a Guido Rodriguez
Apesar das inúmeras propostas recebidas no verão, Guido Rodriguez - como se sabe - decidiu ficar no Real Betis. Imediatamente após a conclusão da última janela de transferências, começaram os contactos entre o clube espanhol e o médio para discutir os termos de uma renovação, uma vez que o seu contrato expira em junho de 2024.
Depois dos sinais positivos das primeiras semanas - mesmo em aspetos mais complexos como a redução da cláusula de rescisão -, neste momento, as conversações continuam em curso, ainda não finalizadas, sem certezas quanto ao futuro do jogador argentino, que ainda está a avaliar a oferta.
No entanto, o acordo alcançado - para a próxima época - entre o Betis e o internacional americano Johnny Cardoso protege os Verdiblancos da possível saída de Guido, que - como se viu este verão - continua a ter muitos admiradores.
Atlético Madrid, Inter e Juventus estão a acompanhar a sua situação e não é de excluir que em janeiro possa haver uma abordagem concreta por parte de um destes pesos pesados europeus.