Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rumores de mercado: De Bruyne e Mourinho alvos da Arábia Saudita, United olha para Inácio

De Bryune já iniciou contactos com o Al Nassr
De Bryune já iniciou contactos com o Al NassrReuters
Kevin de Bruyne (32 anos) é a aquisição de sonho do Al Nassr para a próxima temporada, enquanto o Chelsea está a tratar de algumas renovações de contrato complicadas. Quanto a José Mourinho, será esta a altura certa para uma mudança para Arábia Saudita? O especialista em transferências da Tribal Football, Rudy Galetti, apresenta algumas das principais notícias dos últimos dias do mercado de transferências.

De Bruyne desejado pelo Al Nassr

Segundo classificado na Liga Profissional da Arábia Saudita, e primeiro, com três vitórias em três jogos, no grupo da Liga dos Campeões da Ásia, o Al Nassr está a obter excelentes resultados dentro de campo, após a janela de transferências sísmica do último verão.

No entanto, o clube saudita não quer parar e quer continuar a crescer. Assim, depois de Aymeric Laporte, Alex Telles, Marcelo Brozovic, Sadio Mane, Otávio e, obviamente, Cristiano Ronaldo, o Al Nassr pretende convencer novas estrelas do futebol a abraçar o seu ambicioso projeto desportivo.

O mais recente alvo da lista é Kevin De Bruyne: o médio ofensivo está a atravessar um período difícil no Manchester City, com uma lesão muscular que o obriga a estar ausente desde o início da época.

O seu futuro está longe de ser claro: a única certeza é que o seu contrato com o Manchester City termina em junho de 2025 e, até à data, não há reuniões marcadas para discutir a renovação.

É por isso que o Al Nassr está em contacto com De Bruyne, para marcar uma reunião em breve, para que o clube explique em pormenor o seu projeto a longo prazo, tentando convencer o jogador belga a aterrar na Arábia Saudita e reforçar um plantel já repleto de estrelas.

Chelsea entre maus resultados e problemas contratuais

O período difícil do Chelsea parece ainda não ter terminado. As duas vitórias consecutivas contra Burnley e Fulham - e o subsequente empate com o Arsenal - deram a impressão de que os Blues tinham realmente encontrado o equilíbrio certo em campo, mas a derrota contra o Brentford pôs em causa essa ideia.

Mesmo em relação às questões de mercado, não há muita certeza sobre o futuro de alguns jogadores, com situações ainda em evolução.

Como Ian Maatsen, por exemplo. Apesar de o Chelsea ter feito contactos para a extensão do seu contrato que termina em 2024, o jogador neerlandês - no final - poderá não renovar.

Classificação da Premier League
Classificação da Premier LeagueFlashscore

É por isso que as hipóteses da sua possível transferência em janeiro estão a aumentar, tendo em conta que os Blues não gostariam de o perder a custo zeri no final da época.

O Burnley tentou contratá-lo no verão passado, e outros clubes ingleses e italianos continuam a acompanhar a sua situação.

Uma situação também em curso é a de Conor Gallagher. O Chelsea quer continuar com o médio inglês, que - do seu lado - está aberto a avaliar uma proposta de renovação do contrato. Nas próximas semanas, os Blues estão a planear iniciar conversações com Gallagher para discutir a extensão do vínculo.

Mas isso não exclui que alguns clubes possam dar passos concretos na próxima janela de transferências de inverno. O Tottenham e o Newcastle - com os Magpies a terem também Kalvin Phillips, do Manchester City, na sua lista de médios - estão entre os interessados em Gallagher.

Será esta a altura certa para Mourinho?

Com quatro derrotas no campeonato - em 10 jogos disputados - a Roma está a atravessar um período difícil. José Mourinho tem dificuldade em dar à equipa um futebol de qualidade e a última derrota frente ao Inter demonstrou, mais uma vez, o grande fosso que separa os Giallorossi do nível dos outros grandes clubes da Serie A.

Com o contrato a expirar em junho, tudo leva a crer que a época 2023/2024 será a última do "Special One" no banco da Roma. Os proprietários da Roma, Dan e Ryan Friedkin, estão a monitorizar outros treinadores para o futuro.

Qual será, então, o destino de José Mourinho? Depois de ter confirmado, há algumas semanas, que tinha recusado uma proposta monstruosa da Arábia Saudita, o treinador português poderá em breve ter outra oportunidade de aterrar na Ásia.

O Al Hilal, clube onde jogam Neymar, Sergej Milinkovic-Savic, Bono e Aleksandar Mitrovic, atualmente orientado por Jorge Jesus, iniciou contactos com José Mourinho para explorar as possibilidades de negociação sobre a próxima época.

O clube saudita pretende persuadi-lo com uma proposta avultada - mais ou menos como a que recebeu no verão passado - e agora as possibilidades de o convencer são cada vez maiores.

Mancehester United entre chegadas e partidas

Outro clube da Premier League em apuros é, sem dúvida, o Manchester United. Além das oscilações de desempenho na Premier League e na Liga dos Campeões, que evidenciaram alguns problemas tácticos que Erik ten Hag está a tentar resolver, os Red Devils estão a trabalhar em paralelo - fora do campo - para resolver algumas situações contratuais.

Até à data, não parece haver qualquer problema crítico nas discussões em curso com Victor Lindelof e Hannibal Mejbri - cujos contratos expiram no final do ano - para as suas renovações: ambas as negociações estão avançadas.

Os últimos resultados do Manchester United
Os últimos resultados do Manchester UnitedFlashscore

Com Aaron Wan Bissaka - outro jogador em final de contrato - os primeiros contactos para a sua prorrogação deverão ser feitos em breve e, também neste caso, há confiança em chegar a um acordo, aproveitando a sua vontade de ficar, assim como Christian Eriksen que, apesar de alguns rumores, não tem intenção de deixar Old Trafford.

Os jogadores que poderão sair - potencialmente em janeiro - são Anthony Martial e Harry Maguire. O francês está a ser seguido com atenção pelo West Ham, que está à procura de um avançado e já pediu informações preliminares

Entretanto, com a possível despedida de Maguire, o United já está a avaliar uma lista de potenciais substitutos: entre outros, Gonçalo Inácio (Sporting), Jean-Clair Todibo (Nice) e Marc Guehi (Crystal Palace), que é particularmente apreciado por Ten Hag.

Grandes clubes atentos a Guido Rodriguez

Apesar das inúmeras propostas recebidas no verão, Guido Rodriguez - como se sabe - decidiu ficar no Real Betis. Imediatamente após a conclusão da última janela de transferências, começaram os contactos entre o clube espanhol e o médio para discutir os termos de uma renovação, uma vez que o seu contrato expira em junho de 2024.

Depois dos sinais positivos das primeiras semanas - mesmo em aspetos mais complexos como a redução da cláusula de rescisão -, neste momento, as conversações continuam em curso, ainda não finalizadas, sem certezas quanto ao futuro do jogador argentino, que ainda está a avaliar a oferta.

Os números de Guido Rodriguez
Os números de Guido RodriguezFlashscore

No entanto, o acordo alcançado - para a próxima época - entre o Betis e o internacional americano Johnny Cardoso protege os Verdiblancos da possível saída de Guido, que - como se viu este verão - continua a ter muitos admiradores.

Atlético Madrid, Inter e Juventus estão a acompanhar a sua situação e não é de excluir que em janeiro possa haver uma abordagem concreta por parte de um destes pesos pesados europeus.