Rumores de mercado: Xabi Alonso à espera do Real Madrid, revolução em marcha no Man. United
O futuro de Xabi Alonso
O Bayer Leverkusen sagrou-se campeão alemão pela primeira vez na sua história. Um resultado sensacional, graças, sobretudo, ao extraordinário trabalho do técnico Xabi Alonso. Há poucas semanas, a sua decisão de permanecer no Bayer Leverkusen para a próxima época surpreendeu muita gente, nomeadamente o Liverpool e o Bayern de Munique, que o tinham como primeira escolha na procura de novos treinadores.
No entanto, a escolha do treinador espanhol era previsível, sobretudo tendo em conta o cenário que se irá desenrolar no próximo ano. Alonso, de facto, já tem uma carreira em mente: mais um ano no Bayer Leverkusen e depois tornar-se o herdeiro de Carlo Ancelotti no Real Madrid.
Não à toa, já foram realizados inúmeros contatos diretamente com o presidente Florentino Pérez e, embora ainda falte mais de um ano, a distância para se chegar a um primeiro acordo verbal é muito pequena. Alonso está realmente convencido do projeto do clube espanhol que, além da grande qualidade, baseia-se cada vez mais na valorização dos jovens jogadores mais talentosos do mundo, o que representa um grande estímulo para o treinador espanhol.
Lukaku procurado na Arábia Saudita
Romelu Lukaku é um dos principais jogadores no radar da Liga Saudita. O avançado belga vai regressar ao Chelsea após uma temporada de empréstimo na Itália, mas é bem provável que não fique por lá por muito tempo.
A sua passagem pela Roma terminará em junho, é certo, e uma despedida definitiva do Chelsea não parece ser assim tão impossível. De facto, alguns clubes sauditas - nomeadamente o Al Ittihad, mas não só - consideram Romelu um dos principais alvos para a próxima época e já iniciaram conversações com a sua equipa e com o Chelsea, que pretende vender o avançado a título definitivo.
Já no verão passado, o Al Hilal, antes de comprar Aleksandar Mitrovic, tentou convencer Lukaku a juntar-se à Saudi Pro League, mas este acabou por preferir ficar na Europa. No entanto, o cenário mudou e, depois da sua última experiência na Serie A, parece estar aberto a avaliar um bom projeto da Arábia Saudita no próximo verão.
Obviamente, não se espera nenhum problema por parte do Chelsea, como no ano passado: os Blues estão interessados em separar-se do jogador o mais rápido possível.
A disputa por Gudmundsson é acirrada
Albert Gudmundsson está a atrair a atenção de muitos clubes ingleses, incluindo o Tottenham. Os Spurs estão à procura de um novo avançado para reforçar o ataque na próxima época e o jogador do Génova está na sua lista.
Até ao momento, a prioridade do Tottenham parece ser Santiago Giménez - os contactos com o Feyenoord decorrem há semanas -, mas Gudmundsson passaria a ser o primeiro alvo real, caso não haja acordo com o mexicano.
No entanto, é preciso ter cuidado, pois não falta concorrência para o islandês: O Inter, por exemplo, já deu passos importantes, tanto em relação ao jogador como ao Génova. Os nerazzurri estão a pressionar a sua comitiva, enquanto se esperam novos contactos com o Génova nas próximas semanas para explorar os detalhes económicos.
Os Rossoblu, por sua vez, nas últimas semanas pediram informações sobre Mattia Zanotti - agora emprestado ao St. Gallen, da Suíça - já que o futuro de Djed Spence ainda não está definido. Uma opção, portanto, poderia ser incluir Mattia no negócio para baixar o preço de Gudmundsson, mas ainda é muito cedo para dizer.
Os contactos vão continuar nas próximas semanas: assim, o Inter está totalmente na corrida, mas o Tottenham e os outros clubes ingleses podem continuar a ter esperança porque, por enquanto, tudo pode acontecer.
Chelsea pensa em De Zerbi
A vitória por 6-0 contra o Everton deu ânimo ao Chelsea, que está invicto na Premier League há mais de dois meses, com a última derrota no início de fevereiro, em casa, contra o Wolves.
É por isso que existe a possibilidade de Mauricio Pochettino permanecer no banco dos Blues na próxima época: O resultado da Taça de Inglaterra e a qualificação para uma competição europeia serão elementos-chave, mas neste momento as sensações são bastante positivas em torno do treinador argentino.
No entanto, em caso de despedida em junho, Roberto De Zerbi está entre os nomes na corrida para ser nomeado como seu substituto. O técnico italiano também é seguido por Liverpool, Manchester United e Bayern de Munique, entre outros, mas parece que, no final, todos esses clubes farão escolhas diferentes. Assim, para o antigo treinador do Shakhtar, o Chelsea parece continuar a ser a única opção possível para se despedir do Brighton no final da época.
No entanto, como já foi referido, tudo dependerá dos resultados que Pochettino conseguir nos próximos dois meses: tudo está nas mãos do treinador argentino que, com um troféu e a qualificação para as competições europeias, deverá salvar o seu emprego por mais uma época.
Manchester United planeia revolução
O mercado de transferências do Manchester United será certamente intenso este verão: estão previstas várias saídas e espera-se uma revolução no plantel.
Na defesa, além de Raphael Varane estar agora fora dos planos dos Red Devils, outro defesa que poderá dizer adeus é Harry Maguire. O West Ham continua a monitorizá-lo para a próxima época, com o United aberto a deixá-lo sair no verão. Outro adeus certo é o de Sofyan Amrabat, no meio-campo. O jogador marroquino regressará à Fiorentina mas, muito provavelmente, apenas temporariamente, uma vez que alguns clubes, em Itália e noutros países, já mostraram interesse nele.
No ataque, a situação de Mason Greenwood ainda está por resolver: ainda não há uma decisão definitiva sobre o seu futuro. Uma parte da direção é favorável ao seu regresso, depois da sua experiência em Espanha. Por esta razão, no final da época, haverá uma reunião importante entre as partes para discutir mais pormenorizadamente o seu destino.
Para Mason, muito dependerá também de Erik ten Hag: a sua posição continua precária e o United - entre outros - explorou a situação de Thiago Motta, que está mais inclinado a uma experiência fora de Itália se não ficar no Bolonha.
Por último, Anthony Martial deixará o Manchester como jogador livre. Até à data, um regresso a França para o avançado parece ser a opção mais provável.