Rumores de transferências: Erik ten Hag em risco, De Zerbi quer deixar o Brighton
Futuro de Ten Hag em risco
Apesar de ter chegado à final da Taça de Inglaterra, o futuro de Erik Ten Hag está seriamente em risco. Uma grande parte da direção - com Sir Jim Ratcliffe ao leme - quer fazer um corte com o passado.
A INEOS pede uma mudança decisiva de rumo, tanto do ponto de vista desportivo - com um estilo de jogo diferente - como comportamental, com uma maior serenidade no plantel. É por isso que, muito provavelmente, Ten Hag será demitido no final da época. Muitos nomes estão a ser avaliados como possíveis substitutos do antigo treinador do Ajax.
Espera-se uma nova ronda de negociações com Thiago Motta, que, no entanto, também está a considerar ficar mais um ano no Bolonha em caso de qualificação para a Liga dos Campeões, com o presidente Joey Saputo a prometer manter o plantel competitivo para enfrentar a principal competição europeia.
Além disso, Thomas Tuchel surge como uma opção concreta para o Manchester United: o antigo treinador do Chelsea gostaria de regressar a Inglaterra e os Red Devils poderiam ser o clube ideal para continuar a sua carreira depois da sua experiência no Bayern, que está agora a chegar ao fim.
Certamente, a escolha do próximo técnico também influenciará a dinâmica do mercado, com o United pronto para uma minirrevolução, mas sem grandes transtornos.
Juventus quer manter Chiesa
Terceira classificada na Serie A e com uma final da Taça de Itália para disputar contra a Atalanta, mesmo que o apuramento para a próxima Liga dos Campeões ainda não esteja matematicamente alcançado, a Juventus já está a planear a nova época.
Apesar da despedida de Massimiliano Allegri em junho, não haverá uma revolução no plantel. O diretor técnico Cristiano Giuntoli decidiu abordar Dusan Vlahovic e, sobretudo, Federico Chiesa para discutir a renovação dos seus contratos.
Especialmente o extremo italiano, frequentemente criticado por Allegri, é considerado um elemento-chave para o futuro. Com um contrato que expira em 2025, Federico é também muito apreciado pela Roma e pelo novo treinador Daniele de Rossi, que gostaria de o convencer a vestir a camisola dos Giallorossi em caso de participação na próxima Liga dos Campeões.
Até mesmo alguns clubes da Arábia Saudita - em especial o Al Ittihad até o momento - o consideram um dos principais alvos para o verão e estão trabalhando para preparar uma super oferta para ele.
No entanto, ambas as opções são complicadas neste momento: A Juventus não está disposta a vender Chiesa e, como se sabe, as negociações para a sua renovação já começaram: os Bianconeri voltarão a reunir-se com Federico no final da época para fazer avançar a negociação.
Montiel com época para esquecer
Com apenas 11 jogos na Premier League e pouco mais de 550 minutos disputados até agora, a experiência de Gonzalo Montiel no Nottingham Forest está a chegar ao fim da pior maneira possível.
O clube inglês, de facto, não está satisfeito com as prestações do lateral-direito argentino e, por isso, decidiu não ativar a opção de compra fixada em cerca de 11 milhões de euros no contrato de empréstimo estipulado com o Sevilha.
No final da época, o campeão do mundo - cujo contrato termina em 2026 - regressará assim a Espanha, mas a sua estadia deverá ser temporária.
O Sevilha, de facto, não considera Gonzalo nos seus planos e já está a trabalhar para a sua despedida definitiva durante o verão. Alguns clubes estão a mostrar interesse em contratar Montiel. Entre eles, o River Plate - clube que o lançou - e o Flamengo, que procura um novo lateral-direito para a próxima janela de transferências.
Até o momento, não houve contato oficial com o Sevilla, mas os dois clubes pretendem se aproximar oficialmente nas próximas semanas para verificar a margem de negociação do jogador argentino, que poderia ser vendido por um valor bem inferior a 10 milhões de euros.
De Zerbi quer deixar o Brighton
Roberto De Zerbi quer deixar o Brighton no final da temporada. O treinador italiano quer ter uma experiência noutro lugar e está aberto a ouvir todas as propostas que lhe são feitas pelos grandes clubes europeus.
De Zerbi foi incluído nas listas de candidatos do AC Milan, Nápoles, Manchester United, Chelsea, Bayern de Munique e também do Barcelona e Liverpool, que já tomaram uma decisão diferente para a próxima época.
Atualmente, como explicado na coluna anterior, os Blues parecem ser a opção mais concreta para ele. De facto, os dois clubes italianos, por razões diferentes, têm dificuldade em convencer De Zerbi. Para o AC Milan, é economicamente complicado devido à sua cláusula de rescisão, enquanto o Nápoles foi rejeitado diretamente pelo treinador.
No que diz respeito à Premier League, o Manchester United está a pensar noutras opções para o banco, enquanto o Chelsea continua a considerá-lo uma das primeiras opções em caso de saída de Mauricio Pochettino.
Além disso, ter já treinado um talento que nunca convenceu completamente na Premier League como Mykhailo Mudryk - que chegou por 100 milhões no inverno de 2023 - e ser capaz de o reorientar, representa outro elemento que está a convencer o Chelsea a considerar De Zerbi como um perfil ideal para o futuro.