Sam Allardyce: "Nunca pensei que houvesse ofertas de emprego nesta fase da época"
"Fiquei chocado! Nunca pensei que ainda houvesse ofertas de emprego nesta fase da época", afirmou Sam Allardyce, oficializado como treinador do Leeds United esta quarta-feira.
Depois de apenas 12 jogos ao leme do Leeds United, o treinador Javi Gracia foi despedido. Juntamente com ele, toda a sua equipa técnica (Zigor Aranalde, Mikel Antia e Juan Solla) está de saída. A razão não é difícil de adivinhar: dos 12 jogos sob o comando de Gracia, o Leeds apenas venceu três, registando mais recentemente uma série de cinco jogos com apenas um ponto conquistado. Nessas cinco partidas, a equipa sofreu 18 golos, uma média de mais de três por jogo.
Por isso, apesar de a época estar a chegar ao fim, o clube decidiu fazer uma mudança abrupta na equipa técnica. Entra em ação Sam Allardyce, que nunca dirigiu uma equipa do Yorkshire, mas é um dos nomes mais sonantes do futebol inglês. Em 29 anos de carreira, dirigiu clubes em mais de 500 jogos da Premier League e também foi seleccionador da selecção inglesa.
Allardyce não tem um historial de sucesso nas competições europeias - de clubes ou de seleções - mas é conhecido pelo seu impacto positivo nas equipas quando chega. Foi o que aconteceu no West Ham, onde foi promovido à Premier League pouco depois da sua chegada. O mesmo aconteceu no Bolton Wanderers, com o qual fez a sua primeira participação na Taça dos Campeões Europeus.
Agora, o desafio é particularmente difícil e a dinâmica positiva é escassa. O Leeds, atualmente a apenas um ponto do penúltimo lugar, tem pela frente quatro jogos extremamente difíceis. Em três deles vai defrontar clubes dos seis primeiros lugares, a começar pelo Manchester City, já no sábado. O Newcastle vai a Elland Road a 13 de maio, os Peacocks deslocam-se ao Estádio de Londres a 21 de maio e terminam a época contra o Tottenham a 28 de maio.
E, embora a tarefa de manter o Leeds na elite não seja invejável, Allardyce revelou na sua primeira entrevista que não hesitou nem por um momento.
"Quando um nome familiar apareceu no meu telefone, eu já sabia do que se tratava. Por isso, demorei cerca de dois segundos a dizer que sim", revelou Allardyce ao TalkSport.
"Sei que o clube está com sérios problemas. Já vi muitos problemas e espero - apesar de só ter pela frente quatro jogos - que façamos diferença o suficiente para manter este grande clube na Premier League", assumiu o novo treinador do Leeds.