Será que o Manchester City pode escorregar nos jogos restantes da Premier League?
A equipa de Pep Guardiola é famosa por ser difícil de bater e quase sempre passar por uma longa série invicta a caminho do título da Premier League, o que está a acontecer neste momento.
O City não perde um jogo para o campeonato desde a derrota por 1-0 frente ao Aston Villa, a 6 de dezembro de 2023, e está invicto durante 90 minutos nos seus últimos 29 jogos em todas as competições.
Como tem sido o caso durante a maior parte do mandato de Guardiola, o City tem um ar de inevitabilidade que pressiona os outros clubes - desta vez o Arsenal e o Liverpool.
Ambos os concorrentes perderam pontos nas últimas semanas - deixando o título nas mãos do City novamente - o que significa que eles precisam torcer para que os tricampeões não vençam um dos seis jogos restantes.
O Flashscore analisa as hipóteses de isso acontecer.
Brighton (Fora) - 25/04
O primeiro teste do Manchester City é contra o Brighton no Estádio Amex, com os Seagulls atualmente no meio da tabela.
A equipa de Roberto De Zerbi está a apenas duas vitórias do Newcastle, que ocupa o sexto lugar, mas não parece provável que qualquer tipo de impulso comece contra o City.
O Brighton venceu apenas uma vez nos seus últimos cinco jogos e sofreu 50 golos até agora nesta temporada - para além de uma crise de lesões bastante pesada que deixou o clube sem 10 jogadores da equipa principal.
Não há dúvida de que será um jogo divertido, mas a vitória parece bastante fácil para os visitantes, especialmente se o Brighton tentar jogar o seu habitual estilo de futebol expansivo.
Nottingham Forest (Fora) - 28/04
O próximo jogo do City é três dias depois, fora de casa, contra o Nottingham Forest.
Sem desrespeitar o Forest, mas é talvez o jogo mais fácil para o City, que vai defrontar uma equipa que está atualmente um ponto acima da zona de despromoção.
Embora esteja a lutar pelo seu estatuto na Premier League, não parece muito provável que o Forest consiga uma reviravolta contra a equipa de Guardiola.
Um fator chave pode ser o cansaço, já que o City joga fora de casa duas vezes em questão de dias, mas espera-se que o campeão inglês use todas as partes do seu enorme plantel, se necessário.
Wolves (Casa) - 04/05
No papel, o Wolves é outra equipa de meio da tabela que os atuais campeões deverão ultrapassar sem grandes dificuldades.
No entanto, no jogo da primeira volta, a equipa de Gary O'Neil provocou a primeira derrota do City no campeonato - uma vitória por 2-1 no Molineux - num dos maiores choques da época até agora.
É difícil para o Wolves repetir a façanha no Etihad em qualquer circunstância, até tendo em conta a longa lista de lesões, incluindo os principais destaques ofensivos da equipa, Pedro Neto e Matheus Cunha.
Alguns poderão regressar para a viagem a Manchester, o que constituirá um desafio para a defesa do City e será interessante ver como o Wolves vai abordar o jogo - definitivamente um jogo a ter em conta, com a equipa de O'Neil capaz de conseguir um empate se estiver no seu melhor.
Fulham (Fora) - 11/05
Outra equipa que tem tido um bom desempenho esta época, mas que provavelmente não causará muitos problemas ao City, é o Fulham.
Esperava-se que os Cottagers estivessem a lutar na parte inferior da Premier League, mas a equipa de Marco Silva fez uma boa época, sem chegar, no entanto, à metade superior da tabela.
A surpresa Rodrigo Muniz tem estado em grande forma em 2024, marcando oito golos desde o início do ano, e poderá causar alguns problemas aos candidatos ao título.
Apesar disso, parece mais uma vez provável que o City passe por mais um desafio sem grandes dificuldades.
Tottenham Hotspur (Fora) - 14/05
Este é o verdadeiro teste para o Manchester City, embora não seja impossível que, quando jogarem entre si, a corrida ao título já esteja praticamente terminada - desde que o Arsenal e o Liverpool não vençam todos os seus jogos restantes, incluindo os jogos contra o Spurs para ambos os clubes.
Digamos, porém, que eles vençam todos os seus jogos. O City precisaria passar por um teste incrivelmente difícil no Estádio do Tottenham e, embora a pressão nunca pareça afetar a equipa, pode ter um papel importante nessa partida.
A equipa de Guardiola não vence fora contra os Spurs na Premier League desde 2018, o que pode ser um grande fator psicológico no final da época.
Se tivermos em conta que os Spurs ainda podem ter hipóteses de chegar aos quatro primeiros lugares, este será um jogo muito difícil para o City e de potencial deslize.
West Ham (Casa) - 19/05
O West Ham aguarda a equipa de Guardiola no último dia da temporada e o resultado do jogo depende do facto de ambas as equipas estarem ou não a lutar por alguma coisa no pontapé de saída.
Os Hammers têm uma hipótese remota de chegar às competições europeias, enquanto o City pode ter o título garantido ou até estar fora da corrida a 19 de maio.
Dito isto, uma vitória do City parece inevitável, mesmo com a pressão de uma corrida pelo título - o West Ham manteve apenas duas clean sheets em 2024.
Embora no papel pareça improvável que o City volte a perder esta época, há algumas ocasiões em que pode escorregar e, pelo menos, empatar, o que não deixará de ser benéfico tanto para o Arsenal como para o Liverpool.
A maioria dos adversários do City está no meio do pelotão e os adeptos rivais podem muito bem depositar as suas esperanças numa vitória dos Spurs a 14 de maio.