Souček sobre o Natal em Londres: "Calendário difícil, fizemos quatro jogos em nove dias e meio"
Enquanto nos dois anos anteriores Soucek disputou um jogo no segundo dia de Natal, no chamado Boxing Day, este ano jogou no sábado contra o Manchester United (2-0) e o seu próximo jogo é a 28 de dezembro.
"O calendário tem sido muito difícil. Um jogo atrás do outro, fizemos quatro jogos em nove dias e meio. Preparámos tudo para Manchester e agora vamos passar dois dias de Natal com a minha família, a 24 e 25 de dezembro. Depois, a preparação para o campeonato recomeça", afirmou Soucek.
Respeitar as tradições checas
"Estamos a tentar seguir as tradições checas. Ainda somos da República Checa e queremos ter um Natal checo. Claro que também vamos ter um Natal ligeiramente inglês, para podermos ligar um pouco as coisas, uma vez que já vivemos cá há algum tempo. Mas queremos trazer salada de batata, carpa, bolo de Natal e muitas outras tradições da República Checa. E talvez demos um pequeno presente no dia 25 de dezembro, como fazem os ingleses, para podermos ligar um pouco os pontos", acrescentou o experiente médio, que joga no West Ham juntamente com o compatriota, o defesa Vladimír Coufal.
Souček também não está privado de carpa este ano.
"Há carpas aqui. Apesar de muitos jogadores e pessoas do clube irem à pesca, eles não gostam de ouvir isso. Dizem que, no máximo, dão-lhe um beijo e deixam-no ir. Nunca o comeram, por isso não entendem que nós, checos, o comemos", disse Soucek.
"Até agora, todos os Natais tive carpa. Combino sempre com o nosso cozinheiro para que ma traga. Aqui também são muito prestáveis. Claro que também vai haver salada de batata", disse Soucek, com um sorriso em relação à iguaria tradicional, que tornou famosa no West Ham, no passado, com a sua declaração.
Soucek tenta partilhar os costumes checos no balneário.
"No ano passado, levei para o balneário doces que a minha família fez. Eles não sabem nada disso aqui. Os jogadores, a equipa de gestão e os massagistas provaram-no e gostaram muito. É algo especial que eles não conhecem, que conhecem mais ou menos o chocolate e os bolos do que os doces. Descobriram um pouco da tradição checa e ficaram felizes por eu a ter partilhado com eles", disse Souček.
Soucek e a sua mulher, Natalia, estão a celebrar o Natal pela segunda vez com os quatro. A sua filha mais nova, Karolina, tem mais de um ano e a filha mais velha, Tereza, fará cinco anos em janeiro.
"O ano passado já foi ótimo, agora também está a ser fantástico. Já decorámos a árvore juntos. Fomos escolher uma porque gostamos de uma verdadeira, viva. Ao mesmo tempo, escrevemos ao Pai Natal. Ela própria escreveu as coisas de que gostaria. Isso já é algo bonito", disse Soucek.
"Ela adora dançar e cantar. Por isso, queria um altifalante como este, onde colocam personagens de contos de fadas, como a Elsa ou a Peppa Pig. Todos nós gostamos do Natal como um feriado e uma época tranquila, mas este Jesus em particular é principalmente para as crianças e a sua alegria. Estou ansioso por ver os meus filhos, especialmente o mais velho, felizes e a viver uma experiência memorável", acrescentou Soucek.