Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ten Hag antes de ser demitido: "A classificação não se reflete no nosso desempenho"

AFP
Ten Hag ganhou dois troféus como treinador do Manchester United
Ten Hag ganhou dois troféus como treinador do Manchester UnitedJohn Walton / PA Images / Profimedia
Erik ten Hag acredita que a conquista do terceiro troféu em duas épocas teria feito da passagem pelo Manchester United um sucesso.

O neerlandês foi demitido do cargo de treinador do Manchester United na segunda-feira, depois de a derrota por 2-1 frente ao West Ham, na véspera, ter deixado os antigos reis do futebol inglês num modesto 14.º lugar na tabela da Premier League.

O United venceu apenas um dos seus últimos oito jogos em todas as competições, mas os dois anos de Ten Hag no comando técnico renderam dois troféus, com o United a conquistar a Taça da Liga na sua época de estreia e a Taça de Inglaterra em maio.

No domingo, ao fazer a antevisão do encontro do United com o Leicester para a Taça da Liga, Ten Hag, antigo treinador do Ajax, foi questionado sobre se a conquista de um troféu na sua terceira época seria um sucesso.

"Definitivamente, o que importa são os troféus", respondeu, num comentário que foi embargado até esta terça-feira. "Não quero voltar a este debate, mas acho que a verdade é que não há muitos troféus que se possam ganhar".

"Se ganharmos um troféu no futebol profissional, isso é o mais importante, porque é o que os adeptos esperam e o que nós esperamos, ganhar um troféu. Tivemos cinco oportunidades, uma que falhámos e que foi a primeira na Supertaça, faltando ainda quatro".

Ten Hag garantiu o seu primeiro grande troféu inglês com o Manchester United apenas oito meses após o início da sua carreira em Old Trafford, quando os Red Devils venceram o Newcastle na final da Taça da Liga em Wembley, em fevereiro de 2023.

O United volta a jogar na competição em casa do Leicester, na quarta-feira, onde Ruud van Nistelrooy será o treinador interino - numa altura em que Rúben Amorim está muito perto de ser confirmado como técnico principal.

Mas com o United agora na metade inferior da Premier League a caminho de um confronto com o Chelsea este fim de semana, Ten Hag disse que o clube precisava de "encontrar o combustível" dos seus contratempos.

"Antes de mais, temos de fazer melhor, a classificação não se reflete no nosso desempenho e nos nossos níveis. No final da época, temos de fazer as coisas bem, mas é claro que não é fácil ultrapassar isto quando se tem tantas contrariedades no início da época", lamentou.

"Temos de lutar, mas ajuda sempre quando se tem um bom começo, porque mantém a motivação, mantém a crença, a confiança aumenta e estamos agora no processo do outro lado, onde estamos desiludidos e temos de lidar com contratempos. Agora temos de encontrar o combustível dos contratempos e das desilusões", concluiu o na altura ainda treinador do Manchester United.