Três pontos de discussão da Premier League neste fim de semana
O City de Pep Guardiola tem o destino da coroa nas suas próprias mãos após a vitória por 2-0 sobre o Nottingham Forest, enquanto os Gunners de Mikel Arteta ainda estão na liderança após a vitória por 3-2 sobre o Tottenham, embora tenham jogado uma partida a mais.
O Aston Villa está em posição privilegiada para garantir a quarta vaga na Liga dos Campeões, enquanto o Burnley tem possibilidades de sobreviver no principal escalão.
Temporada do Liverpool está em baixa
Jurgen Klopp quer encerrar a sua carreira no Liverpool com nota alta, depois de um período doloroso para o clube.
Há poucas semanas, os Reds estavam a caminho de uma histórica quadruplicação de troféus, com a Taça da Liga já conquistada, mas as eliminações da Taça de Inglaterra e da Liga Europa foram acompanhadas por uma série de resultados negativos na Premier League.
No sábado, o empate (2-2) com o West Ham pôs fim à luta pelo título e os adeptos assistiram ao espetáculo pouco edificante de uma discussão na linha de fundo entre Klopp e o "suplente" Mohamed Salah.
Klopp sabe que tem pela frente um enorme desafio para motivar os seus homens nas últimas semanas da campanha, com pouco para jogar.
"Será que eles (Manchester City e Arsenal) parecem que vão perder dois ou três jogos?", questionou.
"Não, acho que não, mas, sinceramente, não estou zangado nem nada... Não penso nisso. Só temos de ganhar jogos de futebol e vamos ver o que isso significa no final", acrescentou.
Aston Villa perto da Liga dos Campeões
O Aston Villa participou pela última vez na principal competição europeia de clubes em 1983, um ano depois de ter vencido o Bayern de Munique na final.
Agora, a equipa está perto de se qualificar para a Liga dos Campeões do ano que vem, faltando apenas três partidas para o fim da Premier League.
Unai Emery, que tem experiência em competições europeias, com o Sevilla e o Villarreal, não se abalou com o empate (2-2) com o Chelsea, no sábado, mesmo depois de a equipa ter desperdiçado uma vantagem de 2-0, preferindo concentrar-se na consistência da equipa.
O ponto foi valioso para o Aston Villa, depois do Tottenham, quinto classificado, ter perdido com o Arsenal no domingo.
O Aston Villa tem sete pontos de vantagem sobre os Spurs, com jogos no campeonato contra Brighton, Liverpool e Crystal Palace.
O Tottenham tem dois jogos a menos, mas uma lista de jogos assustadora, que inclui partidas contra Chelsea, Liverpool e Manchester City.
Burnley pode escapar da queda?
O Burnley de Vincent Kompany parecia morto e enterrado há apenas algumas semanas - certamente voltaria para o Championship depois de apenas uma temporada na Premier League.
Mas a equipa ganhou o direito de sonhar, com apenas uma derrota nos últimos oito jogos.
Zeki Amdouni marcou um golo de penálti no final do jogo e o Burnley empatou 1-1 com o Manchester United no sábado, conquistando mais um ponto precioso.
A equipa ainda está em penúltimo lugar na tabela, mas a apenas dois pontos do Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo, que está fora da zona de despromoção.
A decisão sobre o recurso do Nottigham Forest contra a dedução de quatro pontos, por infração às regras financeiras da Premier League, poderá ser tomada nos próximos dias.