Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Três pontos de discussão na Premier League após nova reviravolta na luta pelo título

AFP
Klopp festeja com o público de Anfield
Klopp festeja com o público de AnfieldAFP
O Liverpool assumiu a liderança na corrida pelo título da Premier League, com Mohamed Salah a inspirar uma vitória vital sobre o Brighton.

O Arsenal perdeu a liderança depois de empatar com o Manchester City, enquanto o Manchester United está a perder as esperanças de ficar entre os quatro primeiros.

Arsenal vence o Manchester City

O Arsenal pode ter perdido o primeiro lugar, após o empate sem golos de domingo com o Manchester City, mas mostrou o quanto evoluiu sob o comando de Mikel Arteta, ao impedir que os campeões marcassem em casa pela primeira vez em dois anos.

Na época passada, a equipa de Mikel Arteta tinha caído na reta final da corrida ao título, e nunca mais recuperou após a goleada de 1-4 sofrida contra o City, no Estádio Etihad.

Na verdade, os Gunners haviam perdido as oito partidas anteriores fora de casa contra o City.

Mas agora o Arsenal está invicto em três confrontos com os campeões ingleses nesta temporada, depois de vencer o jogo da primeira volta por 1-0, em outubro, e conquistar a Community Shield nos penáltis.

O Arsenal tem a melhor defesa da Premier League, e o City teve poucas ocasiões claras de golo para mostrar os 72% de posse de bola.

Foi uma tarde frustrante para a equipa de Pep Guardiola, que está a tentar conquistar o segundo triplete consecutivo, mas que agora se encontra a três pontos do Liverpool e a um do Arsenal, quando faltam nove jogos para o fim do campeonato.

Os jogadores lutam pela bola
Os jogadores lutam pela bolaAFP

Salah compensa os erros

Jurgen Klopp nunca duvidou de que Mohamed Salah seria o vencedor do jogo do Liverpool, depois de o astro egípcio ter compensado algumas falhas incomuns com o golo crucial na vitória de domingo, por 2-1, sobre o Brighton.

Salah desperdiçou várias oportunidades durante um jogo tenso em Anfield, com o Liverpool a ficar para trás com um foguete de Danny Welbeck, aos 85 segundos.

O golo de Luis Diaz, a partir de um cabeceamento de Salah, empatou o Liverpool antes do intervalo.

Salah fez 12 remates à baliza, o seu máximo num jogo da Premier League, e o maior registo de um jogador do Liverpool na competição.

Foi também o maior número de remates de um jogador na primeira divisão desde Zlatan Ibrahimovic, há mais de sete anos.

Enquanto as oportunidades de Salah surgiam e desapareciam, o treinador dos Reds, Klopp, manteve a fé e foi recompensado aos 65 minutos, quando Salah converteu calmamente após passe de Alexis Mac Allister.

Jogadores do Liverpool festejam
Jogadores do Liverpool festejamAFP

"Imaginem que o Mo teria acabado com todas as situações da sua carreira? Isso seria uma loucura, por isso está tudo bem", disse Klopp, depois de o Liverpool ter ficado com dois pontos de vantagem sobre o segundo classificado, Arsenal, com a corrida ao título a inclinar-se para Anfield.

"Mas estar tão calmo no momento decisivo, com a maior oportunidade que tivemos com o melhor futebol que jogámos, é o que faz um verdadeiro goleador, por isso estamos felizes com tudo", acrescentou o treinador alemão.

Onana apoia o Manchester United na luta pelos quatro primeiros

André Onana acredita que o Manchester United ainda pode terminar entre os quatro primeiros, apesar do empate 1-1 com o Brentford, no sábado.

Mason Mount abriu o marcador para o United com o seu primeiro golo pelo clube, aos seis minutos do segundo tempo.

Mas o United ficou surpreendido quando Kristoffer Ajer converteu o cruzamento de Ivan Toney três minutos depois.

A equipa de Erik ten Hag está agora a 11 pontos do quarto classificado, o Aston Villa, embora com um jogo a menos, e a oito do Tottenham, que ocupa a quinta posição, enquanto as suas esperanças de se qualificar para a Liga dos Campeões da próxima temporada começam a diminuir.

O guarda-redes do United, Onana, afirma que o clube ainda tem hipóteses:

"Sinto-me triste porque somos o Manchester United. Onde quer que vamos, temos de ganhar. Acabámos por empatar este jogo. Sei que nos vamos manter unidos, porque o fizemos no último mês. Espero que acabemos entre os quatro primeiros", afirmou.