Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Três pontos que deram que falar na Premier League este fim de semana

AFP
Diogo Jota bisou na vitória do Liverpool por 4-0
Diogo Jota bisou na vitória do Liverpool por 4-0AFP
O Liverpool recuperou a vantagem de cinco pontos na liderança da Premier League, enquanto o Arsenal deu novo fôlego à sua candidatura ao título, já que ambos voltaram da pausa de inverno em grande estilo neste fim de semana.

No outro extremo da tabela, o regresso aos golos de Ivan Toney aliviou os receios do Brentford de ser arrastado para a luta contra a despromoção, ao vencer o Nottingham Forest por 3-2.

A AFP Sports analisa três pontos de discussão do fim de semana da Premier League.

Sem Salah, sem problemas para o Liverpool

A partida de Mohamed Salah para a CAN, num momento crucial da temporada, ameaçou descarrilar a tentativa do Liverpool de conquistar o segundo título da liga em 34 anos.

O egípcio tem sido a única fonte fiável de golos para Jurgen Klopp esta época, enquanto Diogo Jota, Darwin Nunez, Luis Diaz e Cody Gakpo têm brilhado.

Mas Jota e Núñez marcaram dois golos na impressionante vitória por 4-0 sobre o Bournemouth este domingo.

Nunez festeja
Nunez festejaAFP

Ao fazê-lo, o muito criticado Darwin Núñez tornou-se o primeiro jogador da Premier League a marcar 10 golos e fazer 10 assistências em todas as competições esta temporada.

O português Diogo Jota teve de superar problemas de lesões, mas o internacional luso já marcou 11 golos em apenas 22 jogos esta época.

Arsenal reencontra a boa forma

Bukayo Saka brincou, dizendo que o plantel do Arsenal gostaria de fazer outra viagem ao Dubai esta semana, depois de voltar às vitórias em grande estilo com a goleada por 5-0 sobre o Crystal Palace.

Um estágio no Golfo durante as duas semanas de férias de inverno parece ter feito muito bem aos Gunners, mesmo que os Eagles tenham sido muito simpáticos no Emirates.

Depois de uma série de apenas uma vitória em sete jogos, os homens de Mikel Arteta chegaram à vitória graças, em grande parte, à sua proeza nas bolas paradas.

O defesa central Gabriel marcou um golo e forçou outro, que acabou por ser anulado por Dean Henderson, na sequência de cantos na primeira parte.

O Arsenal já marcou 13 golos em lances de bola parada na Premier League esta época - o maior número do campeonato - e 10 foram marcados em cantos.

Jogadores do Arsenal comemoram
Jogadores do Arsenal comemoramProfimedia

"O mérito é de todos os treinadores, do Nico (Jover, treinador de bolas paradas) pela quantidade de tempo e convicção que dedicámos", disse Arteta.

"Isso tem um impacto enorme - vimos isso também em jogos recentes que perdemos quando sofremos gols de bola parada, então o resultado é muito diferente quando não sofres e marcas", acrescentou o treinador do Arsenal. 

Toney volta a ser um conto de fadas

Depois de oito meses afastado do futebol, por centenas de violações das regras de apostas, Ivan Toney precisou de apenas 19 minutos para marcar o seu regresso ao Brentford com um golo de livre direto.

O Nottingham Forest reclamou da legalidade do golo de Toney, depois de este ter deslocado a bola ligeiramente para a direita antes de cobrar a falta, para facilitar o desvio da barreira para o canto inferior.

Mas o intervalo e o regresso do seu talismã era mesmo o que os Bees precisavam, depois de uma série de sete jogos sem vencer, que os tinha visto cair na luta contra a despromoção.

Toney festeja
Toney festejaProfimedia

"Estava à espera há muito tempo", disse Toney.

"Manifestei esta vitória quando estava em casa durante o tempo em que estive fora, estou aqui agora e estou entusiasmado por voltar a marcar golos e a ganhar com a equipa", acrescentou o avançado.

A vitória coloca o Brentford acima do Nottingham Forest, na 14.ª posição, e a seis pontos da zona de despromoção.