Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Van Nistelrooy antes da chegada de Rúben Amorim: "Estou aqui para ajudar"

AFP
Ruben Amorim é o senhor que se segue em Old Trafford
Ruben Amorim é o senhor que se segue em Old TraffordERWIN SCHERIAU / APA / AFP
O treinador interino do Manchester United, Ruud Van Nistelrooy, diz que vai ajudar "enquanto for necessário", uma vez que os últimos dados sugerem que o alvo do clube para suceder a Erik ten Hag, Ruben Amorim, não assumirá o cargo até ao próximo mês.

Uma lenda do Manchester United enquanto jogador, Van Nistelrooy teve um início vitorioso como treinador interino, com o United a vencer o Leicester por 5-2 e a atingir os quartos de final da Taça da Liga esta quarta-feira - 48 horas após o despedimento de Ten Hag.

O United interrompeu o reinado de dois anos de Ten Hag como treinador na segunda-feira, depois de uma derrota por 2-1 contra o West Ham, que os deixou em 14.º lugar na Premier League.

Rúben Amorim, treinador do Sporting, surgiu rapidamente como a primeira opção do United para assumir o cargo.

O Sporting emitiu um comunicado à CMVM, na terça-feira, confirmando que o United estava disposto a cumprir a cláusula de rescisão de 10 milhões de euros.

Estão em curso negociações com o campeão português para chegar a acordo sobre uma indemnização para o treinador de 39 anos.

Rúben Amorim deve no Sporting durante os próximos três jogos, antes de concluir a sua transferência durante a pausa internacional de novembro. Assim, Van Nistelrooy fica no comando técnico do clube pelo menos durante a visita do Chelsea, o jogo da Liga Europa em casa, com o PAOK, e o confronto com o Leicester.

"Vim para cá como adjunto para ajudar o clube. Estou a ajudar enquanto for necessário e, no futuro, em qualquer função, estou aqui para ajudar o clube a construir o futuro", disse Van Nistelrooy após a vitória emocionante, esta quarta-feira, em Old Trafford.

"A reação dos jogadores foi excelente. Eles merecem o crédito por uma boa vitória e estou feliz que a multidão vai para casa com uma boa noite de futebol", acrescentou o antigo avançado.

Apesar das avultadas despesas no mercado de transferências no verão, Ten Hag pagou o preço do mau início de época do United.

O clube venceu apenas um dos seus últimos oito jogos em todas as competições.

Rúben Amorim é considerado um dos jovens treinadores mais promissores da Europa. O antigo médio internacional português conquistou dois títulos portugueses com o Sporting desde que chegou ao clube, em março de 2020.

Foi brevemente associado ao cargo de treinador do Liverpool, depois de Jurgen Klopp ter anunciado a sua saída, e chegou a manter conversações com o West Ham este ano, antes de este ter nomeado o antigo selecionador espanhol, Julen Lopetegui.

A idade não importa

Rúben Amorim será um dos treinadores mais jovens da Premier League. Mas Pep Guardiola, que conduziu o Manchester City, vizinho do United e apoiado pelos Emirados Árabes Unidos, a uma inédita conquista de quatro títulos consecutivos da Premier League, insistiu que a idade de Amorim não era um problema.

"Porque é que isso é um problema?", disse Guardiola, treinador do City.

"Comecei no Barcelona, com 37 anos, a entrar na quarta divisão. Conhecimento é conhecimento. Se fores capaz, não importa... O importante é o talento. Se fores bom, a idade não importa", acrescentou o espanhol.

Rúben Amorim herdará um plantel construído em grande parte por Ten Hag, que inclui vários jogadores que se revelaram fracassos dispendiosos.

O exemplo mais flagrante é Antony, o avançado brasileiro contratado por quase 100 milhões de euros ao Ajax, antigo clube de Ten Hag, em 2022, que marcou apenas 12 golos em 87 jogos.

O coproprietário do United, Jim Ratcliffe, analisou os progressos de Ten Hag no verão, depois de o clube ter terminado em oitavo lugar no campeonato, mas ter ganho a Taça de Inglaterra com uma vitória surpreendente sobre o Manchester City.

O clube também terá falado com outros potenciais treinadores, mas decidiu manter Ten Hag e entregou-lhe milhões para a aquisição de novos jogadores. Mas Ten Hag foi demitido porque o United, que venceu a Premier League pela última vez em 2013, mostrou poucas melhorias esta época.

O antigo treinador do Ajax, que se juntou ao United em maio de 2022, argumentou nos seus últimos dias no comando que merecia respeito por ter ganho a Taça da Liga em 2023 e a Taça de Inglaterra um ano depois.

Desde que Alex Ferguson se retirou em 2013, depois de levar o United a um recorde de 20-º título da liga, cinco treinadores a tempo inteiro entraram e saíram de Old Trafford.