Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Wildcard, Triple Captain, Free Hit: o que são e como utilizar fichas na Fantasy PL?

Será Mohamed Salah o seu Triple Captain?
Será Mohamed Salah o seu Triple Captain?Flashscore
Um dos maiores atractivos da Fantasy Premier League ao longo da época são as opções extra, que em inglês os jogadores chamam simplesmente de "chips". Neste texto vou explicar-vos o que são, quando as podemos utilizar e quando é que compensa mais fazê-lo.

O objetivo de qualquer jogo é atrair o jogador mais ou menos para o seu mundo. Uma das formas mais fáceis de o conseguir é adicionar opções especiais ao jogo, que podem ser utilizadas de forma limitada e que podem ser aproveitadas em grande medida. Foi exatamente isto que os criadores da FPL decidiram fazer quando decidiram introduzir as fichas após alguns anos. Os jogadores experientes já estão familiarizados com elas há várias épocas.

Wildcard

A adição básica, que no início era a única opção no jogo, é a utilização do Wildcard, ou "cartão selvagem". Permite efetuar um número ilimitado de transferências sem qualquer penalização de pontos. Na prática, trata-se muitas vezes de substituir apenas metade do plantel, pois não vale a pena utilizar uma ferramenta tão poderosa para efetuar três ou quatro transferências.

O Wildcard deve ser visto como um refrescar do plantel, ou seja, uma ligeira mudança de tática quando vemos que a situação está a ficar fora de controlo. Se uma equipa da qual temos até três jogadores não estiver a fazer uma boa época e, além disso, dois outros jogadores estiverem de fora durante algumas semanas devido a lesão, vale a pena considerar a utilização desta ficha.

No entanto, deve ter-se em conta que o número de Wildcards é limitado e a sua utilização é muito valiosa. Só o podemos utilizar por duas vezes em toda a época. A primeira - até ao final de dezembro. A segunda - a partir do início de janeiro. No entanto, se não utilizarmos o primeiro dentro do período especificado, este não transita para a segunda parte da época, simplesmente perdemo-lo.

Qual é a melhor altura para a utilizar? Não existe uma estratégia comprovada. Simplesmente, usar quando o jogador sente que é a altura certa. Se, ao fim de apenas três jornadas, reparar que durante as férias escolheu uma equipa que não faz sentido, porque nada funciona, não há mais nada a fazer: mandar toda a gente embora e comprar os jogadores que pontuam bem.

Se estiver a ir pelo bom caminho e entrar em dezembro com um Wildcard por utilizar, lembre-se de que, se não o utilizar, será desperdiçado. Por isso, não revolucione o plantel à força, mas considere utilizar a opção de trocar quatro ou cinco jogadores para fazer ainda melhor.

Para utilizar o Wildcard, retire um mínimo de dois jogadores do plantel no separador "Transferências" e clique em "Play Wildcard" na parte superior. Depois, quando as mudanças forem confirmadas no mercado, não as pagará com pontos.

Bench Boost

Esta é certamente a ficha mais difícil de utilizar e, na minha opinião, é também a pior das opções extra oferecidas pelos criadores do jogo. Depende da obtenção de pontos de todos os 15 jogadores da rotação numa única jornada à sua escolha. Independentemente de quem esteja no banco, vai receber pontos por eles. 

Claro que isto parece muito sólido, mas na prática é muito difícil sentir o momento em que vale a pena clicar para ativar esta ficha. Acontece a todos que, de repente, na oitava jornada, um dos suplentes faz 15 pontos, o que é um excelente resultado. Só que ninguém teria tido a ideia de ativar o Bench Boost antes da oitava ronda, porque nada fazia prever um pico de pontuação só desse jogador. Além disso, para que faça sentido ativar esta ficha, é melhor ter a certeza de que cada um dos seus 15 jogadores estará em campo na ronda seguinte.

Então, qual é a melhor altura para a utilizar? Numa das jornadas duplas. E se ainda não sabe do que estou a falar, já lhe explico.

Free Hit

Acho que o Free Hit é de longe a mais poderosa de todas as fichas disponíveis no jogo. A sua melhor utilização é precisamente em jornadas duplas, que explicarei de seguida.

Isto porque em todas as épocas da Premier League há jogos adiados. Para além de situações inesperadas, como condições climatéricas que impossibilitem a realização de um jogo, é tradição realizarem-se as fases seguintes da Taça de Inglaterra nos fins-de-semana em que se joga a Liga. Assim, as equipas que estão a disputar a Taça nessa altura não jogam para a Liga nesse dia e o jogo é adiado para meio da semana numa outra altura. E e é que essa equipa tem dois jogos numa só ronda da Fantasy Premier League.

Por exemplo, se o jogo entre Manchester City e Everton for adiado para 15 de abril (quarta-feira), o Manchester City tem um jogo da Liga no sábado, dia 11, e o outro jogo adiado para 15 de abril. Por isso, vale a pena ter no plantel jogadores do Manchester City e do Everton (mais Manchester City), que marcarão golos no fim de semana e a meio da semana.

Mas voltemos ao Free Hit, que lhe permite trocar todos os jogadores do seu plantel gratuitamente, mas apenas durante uma ronda. Depois disso, a sua equipa volta à forma em que estava antes de ativar esta ficha. Assim, vale a pena utilizá-la em situações em que algumas equipas têm jornadas duplas. Dessa forma, pode construir uma equipa titular apenas com jogadores que disputem dois jogos e aumentar significativamente as hipóteses de marcar um grande número de pontos.

Triple Captain

A última ficha disponível no jogo é de longe a mais espetacular. O Triple Captain permite-lhe não duplicar, mas triplicar os pontos marcados pelo seu capitão. Por isso, deve ser utilizada com especial cuidado.

Claro que, neste caso, também tem de ter em conta as jornadas duplas, que aumentam significativamente a probabilidade de marcar um grande número de pontos, mas é claro que não tem de seguir esta regra.

Os ganhos de uma boa utilização do Triple Captain podem ser enormes. Se, por exemplo, Erling Haaland marcar quatro golos contra o Nottingham Forest, receberá cerca de 21 pontos na Fantasy Premier League por esse feito. Assim, se alguém o tiver como capitão, recebe 42 pontos, mas outro jogador que tenha utilizado o Triple Captain nessa ronda receberá até 63 pontos.

O problema é que é preciso analisar bem quando é que se pode esperar um desempenho tão incrível de qualquer jogador.

Ao utilizar fichas, também é importante lembrar que só podemos utilizar uma ficha por turno. Isto também se aplica aos Wildcards. Quando decidirmos trocar metade de uma equipa antes de qualquer ronda, não poderemos nomear imediatamente um Triple Captain nessa equipa ou utilizar o Bench Boost.

Leia todos os artigos sobre a Fantasy Premier League